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Rececionista de Hotel - O que faz? Porquê apostar no ramo?

Rececionista de Hotel: pespetivas de emprego, o que faz e que formações fazer para trabalhar na área. Conheça os cursos de Turismo da Master D. 
Rececionista de Hotel

Com o aumento do turismo em Portugal, muitas são as profissões essenciais para que todo o sector funcione. No ramo da hotelaria, e já que as unidades hoteleiras continuam a aparecer um pouco por todo o país e agora também com uma maior presença em unidades de charme e de luxo, o rececionista de hotel é das figuras mais importantes no primeiro contacto com o cliente.

A exigência cada vez maior por profissionais com formação especializada é uma necessidade e realidade bem presente. Nos dias de hoje a formação online, com uma empresa experiente nesta área, pode fazer a diferença e ser também a opção mais acessível uma vez que permite conciliar a realização do curso com a disponibilidade do formando e a sua localização atual, sem ter de se deslocar a um centro de formação.


Neste artigo destacamos alguns dos principais aspetos, funções e perspetivas de emprego associados à profissão de rececionista de hotel.

Recepcionista a atender um cliente prestando informações

O turismo em alta pode abrir perspetivas de emprego para a profissão de Rececionista de Hotel

São cada vez mais recorrentes as notícias que anunciam o aumento do número de turistas em Portugal. A verdade é que não é preciso sequer olhar para um jornal para se reparar que o português não é a única língua que se ouve nas ruas. O turismo tem, de facto, tido um boom estrondoso.

Em 2021 Portugal brilhou no World Travel Awards. Naqueles que são considerados os ‘Óscares’ do turismo internacional, Portugal arrecadou vinte prémios como o melhor destino de aventura, praia e ilha e quatro prémios relacionados com o segmento de luxo como o ‘Best Luxury Boutique Hotel’, ‘Best Luxury Villas Hotel’, "Melhor Resort de Luxo e Estilo de Vida" e o "Melhor Resort e Espaço em Villas de Luxo".

 

A acrescentar a estes prémios, Portugal foi também eleito o Melhor País do Mundo pela Condé Nast Traveller. Os leitores da Condé Nast Traveller elegeram Portugal o Melhor País do Mundo nos Readers ’Choice Awards da revista. A Condé Nast Traveller é uma revista de viagens de luxo destinada ao viajante independente e sofisticado, sendo uma importante referência e autoridade no sector do turismo e viagens. Segundo a revista, Portugal está “cada vez melhor, tendo valor não só pelas suas praias, mas também pelos seus vinhos e comida”.

hotéis em lisboa

Todos estes prémios e destaques internacionais têm feito uma promoção que parece ser silenciosa a quem reside em Portugal, mas de silenciosa não tem nada.

Portugal tem vindo a ganhar uma notoriedade internacional significativa, o que se justifica também por possuir uma série de atributos que os viajantes atuais valorizam: segurança, responsabilidade social e ambiental, autenticidade tão presente no quotidiano de Portugal e dos portugueses.

Hoje em dia é muito comum encontrar turistas que trazem um plano para conhecer Lisboa, Porto, Tavira, Madeira, Açores e por vezes Setúbal e a Ericeira.

A informação sobre Portugal atravessa fronteiras e continentes e desperta um desejo crescente entre turistas um pouco por todo o mundo. É um sector que em Portugal tem muita importância para a economia do país e que tem também muita importância para os turistas e viajantes do mundo. É por isso muito importante saber acolher e receber estes viajantes com elevados níveis de qualidade e de serviço.

Para que voltem outra vez, mas também para que partilhem a sua experiência com outros e recomendem a visita a Portugal. E aqui, sem dúvida, o rececionista de hotel ao fazer um bom trabalho pode deixar uma impressão positiva e, por vezes, inesquecível de um local e também do próprio país e do seu povo.

Então, o que faz um rececionista de Hotel ao certo?

Como tinha já tinha sido mencionado acima, o rececionista de hotel é das primeiras impressões da unidade hoteleira. É a ele que um cliente contacta quando faz o check-in e é a ele que recorre para resolver uma questão. Como a primeira impressão é aquela que perdura, o sorriso e a boa disposição são essenciais para este trabalho. No que diz respeito à experiência de estadia dos clientes, o rececionista pode também ajudar a contribuir para transmitir uma boa imagem do hotel e dos seus serviços. Por essa razão, esta é das figuras mais importantes e essenciais numa unidade hoteleira no contacto direto com os seus clientes.O novo Curso de Rececionista de Hotel e Unidades Turísticas da Master D é uma boa aposta se pretende preparar-se e conseguir emprego nesta área.

As funções de um rececionista podem variar de unidade para unidade hoteleira, no entanto, existem algumas que são transversais.

O atendimento ao cliente faz parte das funções de um recepcionista de hotel no seu dia a dia.
É da competência de um rececionista de hotel gerir todos os pedidos e sistemas de reserva, assim como acolher os clientes. Este acolhimento passa por aplicar técnicas de atendimento ao cliente, muitas vezes, de várias nacionalidades.

É também esta a figura que auxilia os visitantes na descoberta de locais turísticos e serviços dos quais necessitam. Outra das suas funções é a gestão das reclamações e a resolução das mesmas no sentido de melhorar o nível de satisfação dos clientes e proporcionar oportunidades de melhoria à unidade hoteleira em que se insere.


O atendimento ao cliente faz parte das funções de um rececionista de hotel no seu dia a dia.

 

Para além do contacto com o cliente, existe toda outra parte técnica nas funções de um rececionista de hotel. Compreender o funcionamento dos materiais tecnológicos da receção é fundamental para que todo o hotel funcione da melhor forma. Em adição, é também o rececionista de hotel que faz o controlo, o armazenamento e a dispensa de materiais na receção (como os comandos do ar condicionado, por exemplo).


 Uma boa memória, uma boa capacidade de organização e de comunicação, bem como, ser multi-task são competências cruciais para este trabalho.

Para a compreensão de todas as funções, há que conhecer também as unidades hoteleiras. Muitos são os locais onde um rececionista de hotel pode trabalhar. Os hostels, que estão cada vez mais na moda, em unidade de turismo rural e apartotéis, são alguns dos sítios nos quais podem exercer a sua atividade. Mas, se preferir, pode optar por um curso de Gestão de Hostels e Alojamento Local.

. Assistente Administrativo e Rececionista - Banner

E é mesmo preciso ter formação?

Verdade seja dita, existem pessoas que conseguem trabalhar enquanto rececionistas de hotel sem formação na área. No entanto, o mercado está a tornar-se muito mais competitivo do que há alguns anos atrás. Atualmente são muitos mais os profissionais qualificados que as empresas optam por contratar. A hotelaria não é diferente. Ter uma formação neste ramo é estar à frente de muitos candidatos que não a têm.

recepcionista entrega um guia a um cliente

Desengane-se se acha que ser rececionista é apenas “chegar, ver e vencer”. Existem conhecimentos por detrás que uma formação adequada pode dar. Trata-se de gerir pagamentos, falar inglês (no mínimo) e ter conhecimentos a nível de tecnologia.

Ninguém nasce ensinado e existem entidades que não querem investir tempo e recursos a instruir de raiz com as competências básicas os seus novos colaboradores.

 

Conheça mais cursos na área do Turismo, valorize-se no mercado de trabalho com novas competências.  

  

8 respostas a Rececionista de Hotel - O que faz? Porquê apostar no ramo?

22 de marzo del 2021

Olá, eu estou no 9º ano, para o ano vou para o 10º. Qual área tenho de seguir para ser rececionista de hotel?
Espero que me possam responderr

responder
24 de Março de 2021

Olá, Mariana!



Agradecemos o seu contacto. Refere-se ao ensino tradicional. Correto? Sugerimos que contacte a sua escola para poderem ajudá-la, mas deverá ser a área de Humanidades. Caso queira saber mais acerca do Curso de Rececionista de Hotel e Unidades Turísticas da Master D, pode responder ao email que enviámos. Se for do seu interesse, pode ainda saber mais aqui: https://bit.ly/39aWRIh

Atenciosamente,

Master D


Responder
23 de marzo del 2020

Tendo em conta que isto é um artigo que explica o que é ser um rececionista de um hotel, eu procurava questionar o que um rececionista de uma agência de viagens faz, se é assim tão diferente de um rececionista num hotel. E eu, como um estudante do Curso Técnico de Turismo, agradecia imenso que enviassem a resposta e que, por ventura, seja útil para os meus estudos.

responder
25 de Março de 2020

Olá, Djibril!
O rececionista de hotel tem como principal função acolher os hóspedes, realizando tarefas de check in, check out, acompanhamento do hóspede, prestar todo o apoio que os mesmos necessitem. Quem trabalha numa agência de viagens, não é denominado como rececionista, mas sim agente de viagens, sendo a sua função de aconselhar e as viagens que mais se adequam aos clientes, bem como preparar propostas que vão ao encontro da necessidades dos clientes.
É formando Master D? Não o detetamos na nossa base de dados como sendo nosso formando. Na Master D o tutor é a pessoa que acompanha o estudo dos formandos e esclarece tudo para que não avance com dúvidas. Certamente que na sua formação terá o seu formador que o poderá ajudar. Fale com ele para que tire o maior partido do seu curso!
Atenciosamente,
Master D

Responder
26 de marzo del 2019

Olá a todos. Só queria mencionar que ser rececionista é uma função agradável num hotel que permita boas condições aos empregados e cujo tipo de hóspedes seja também da preferência do rececionista. Servir vlpde efetivamente ser agradável e não há que ter vergonha (como já vi algumas vezes). Porém a primeira impressão, ou: a imagem da empresa é usada, abusada e explorada em muitos hotéis.
Cada vez mais existem muitos rececionistas a serem alvo desta exploração e consequentemente a mudar de ramo e a causar dificuldades aos hotéis na sua procura de empregados. ...Retirar condições, e a impor limitações a quem dá a cara; a quem é a imagem da empresa e trás os milhares de euros pelo serviço de excelência (ou quem dá a cara por tal empresa mal gerida e onde os clientes têm muitas vezes razão. Mas certas administrações são abutres de alto nível) é perfeitamente normal que os abutres fiquem sem ninguém. Apenas espero que os caros colegas de profissão que o fazem com gosto continuem de olhos abertos.
Ser rececionista é dos empregos mais disponíveis, mas os piores a fazer. Já houve o tempo de se dar valor a bons empregados, agora estes não tem valor e são explorados.

responder
28 de Março de 2019

Olá, Richard!
Agradecemos o seu comentário! Efetivamente, o recepcionista de hotel, é das figuras mais importantes no primeiro contacto com o cliente e, por vezes, tem de lidar com situações delicadas. Tal como menciona, os bons colaboradores devem ser valorizados!
Excelente intervenção, Richard!
Atenciosamente,
Master D

Responder
13 de marzo del 2018

Ola,
Estou bastante interessado em tirar um curso de recepcionista aqui em Portugal. Actualmente trabalho para a Disney nos Estados Unidos mas gostaria de voltar de fazer este curso em um curto prazo. (3meses)?
Sera que me podem dar mais informações?
Obrigado
Paulo Couto

responder
14 de Março de 2018

Olá Paulo,

Infelizmente este curso já não está aberto. Caso tenha interesse, o curso de Gestão de Hostels passa por algumas temáticas semelhantes: https://www.masterd.pt/curso-gestao-hostels-alojamento-local.html

Atentamente,
Master D

Responder
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