Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

Procurar emprego: dicas para ser bem-sucedido

  • Está à procura de emprego? Temos 6 dicas que o vão ajudar a ter mais sucesso nas buscas.
procurar emprego

Procurar emprego é, hoje em dia, muito mais do que enviar de forma espontânea o CV para o departamento de Recursos Humanos de uma empresa, responder a um anúncio que encontrámos nas páginas de um jornal ou navegando na Internet.

Para ser bem-sucedido no objetivo de abandonar rapidamente a indesejada e frustrante situação de desemprego, encontrar o primeiro trabalho ou mesmo de mudar simplesmente de empresa ou carreira, é necessário seguir uma estratégia proativa e manter a motivação na procura de emprego.

Encare esta procura como algo sério

Há que dedicar-lhe algumas horas por dia ou por semana, consoante se está ou não em situação de desemprego e, não sendo essa a realidade presente, ter sempre em conta que o local de trabalho não é de todo o mais apropriado para esta tarefa, que terá então de ficar reservada para depois do horário de expediente e para os fins de semana.

Caso não esteja a trabalhar, então terá muito mais margem de manobra e poderá fazer da sua procura por emprego o seu emprego a tempo inteiro.

Analise a sua rede de contactos

Mais do que extensa, o ideal é que seja de qualidade, ou seja, focada nas áreas nas quais pretende trabalhar, já que pode ser uma grande ajuda.

Informar a família, amigos e conhecidos de que está disponível para uma eventual vaga dentro das suas empresas é uma boa iniciativa. Claro que não poderá apenas descansar e esperar que sejam terceiros a procurar emprego por si, mas desta forma tem a certeza de que haverá mais olhos e mais ouvidos atentos a uma futura oportunidade que possa surgir.

Faça uma pesquisa de anúncios, mas não se restrinja à Internet

O exaustivo trabalho de pesquisa de anúncios é fundamental. Sites como o Netemprego (IEFP), Carga de Trabalhos, Sapo Emprego, Expresso Emprego e outros apresentam diariamente centenas de ofertas.

Mas não restrinja a sua procura à Internet. Além dos jornais, diários e semanários, e do Diário da República, poderá também verificar as ofertas disponíveis nos Centros de Emprego, ficar atento às lojas perto de si (algumas afixam nas montras eventuais vagas), e tentar também as empresas de trabalho temporário. Tudo isto sempre com uma atitude positiva!

Mantenha o seu perfil de LinkedIn atualizado

Para além de ser fundamental manter o seu currículo atualizado, atualize também o seu perfil na rede social LinkedIn, tendo a certeza de que todas as informações, nomeadamente os seus contactos mais directos, estão corretos. Muitas empresas começam por pesquisar nestas redes possíveis candidatos a uma vaga mesmo antes de colocarem o respectivo anúncio.

Como tal, o ideal é tirar partido desta ferramenta, aproveitando também para seguir os grupos que mais vão ao encontro da sua área profissional, bem como as páginas pertencentes às empresas da sua preferência, ficando assim sempre a par da evolução das mesmas.

Seja proativo

A palavra chave da proatividade é persistência. Não desista, mesmo se se sentir numa maré de pouca sorte - porque tal como as marés, a sua sorte também pode mudar rapidamente.

Faça cursos curso online

Sente que já não se atualiza há algum tempo e que deveria melhorar as suas competências para se manter competitivo? Já pensou complementar os conhecimentos que já tem e melhorar as suas hipóteses de ser chamado para uma entrevista de emprego? Inscreva-se em cursos online.

Na Master D encontra formações que podem ser conciliadas com quaisquer tarefas do seu dia a dia e pode fazê-las ao seu ritmo a partir de casa.

Comece hoje mesmo a colocar estas dicas em prática e conte-nos os resultados. Invista em si em primeiro lugar para conseguir o sucesso que tanto procura.

Esta notícia ainda não tem comentários

Deixe uma resposta

Partilhar esta página: