Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

Onde procurar emprego!

  • Procurar emprego é uma fase importante do nosso percurso profissional – saiba os melhores espaços onde procurar emprego e como aumentar as suas chances de sucesso!
  • Destaque-se da competição na procura de emprego com uma formação certificada Master D.
onde procurar emprego

Onde procurar emprego

A procura de emprego é uma fase importante do nosso percurso profissional.

É uma fase muitas vezes associada a stress, mas também é uma fase onde temos a oportunidade de evoluir. Neste artigo apresentamos os melhores espaços para procurar emprego, online e offline, e algumas das táticas para aumentar as nossas chances de sucesso.

Procurar em apenas um site, ou seguindo os anúncios de um jornal, ou de uma publicação já não é suficiente. Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é necessário espalharmos a nossa procura a diferentes locais e em diferentes formatos.

A chave para o sucesso é adaptar a nossa candidatura à plataforma ou ao meio, e relembrar que este é um “jogo de números” – quantas mais candidaturas fazemos, mais serão as hipóteses de sucesso.

Conheça os cursos Master D

Procurar emprego online

 A procura de emprego online é cada vez mais comum, tanto para nós enquanto trabalhadores como para as empresas recrutadoras. A Internet traz consigo benefícios ao nível de comodidade e facilidade de contacto que os meios anteriores não permitiam. As Redes Sociais já são usadas como um meio de contratação, as plataformas de emprego são cada vez mais relevantes e usadas, até entrevistas de emprego já são realizadas em softwares online.

 

Linkedin

O Linkedin tornou-se a rede social de excelência para o meio profissional. Hoje em dia, a grande maioria das grandes empresas está presente na plataforma, e por isso nós também devemos estar.

Algumas das vantagens associadas ao Linkedin são:

  • Acesso a um número incrível de oportunidades de trabalho, a nível nacional e internacional, em todos os ramos de atividade;
  • Oportunidade de apresentarmos o nosso carácter profissional, realizando publicações e interagindo com conteúdos;
  • Oportunidade de detalharmos o nosso curriculum, apresentando pormenores sobre a nossa experiência profissional, sobre a nossa formação e outras atividades;
  • Oportunidade de entrar em contacto diretamente com os recrutadores, de analisar as empresas a que nos candidatamos, analisar os valores que estas valorizam e conhecer a sua equipa;
  • Recrutadores têm a oportunidade de realizar uma pesquisa por posição, entrando em contacto direto com possíveis trabalhadores.

Tomar o tempo para preencher todos os dados do nosso perfil, para tirar uma fotografia profissional e criar um perfil de excelência é uma excelente forma de aumentar as nossas hipóteses de empregabilidade.

 

Plataformas de Emprego

Outras plataformas como a Indeed, ou a Sapo Empregos, são excelentes formas de nos mantermos informados sobre o mercado de trabalho, e de encontrarmos novas oportunidades.

Estes sites apresentam inúmeras oportunidades de emprego todos os dias. Por outro lado, estes sites também são muito visitados.

Recrutadores e equipas de recursos humanos podem receber centenas de currículos associados a uma oferta de trabalho – é importante conseguirmos diferenciar-nos.

Algumas técnicas que podem aumentar as nossas hipóteses de sucesso na procura de trabalho são:

  • Criar um CV personalizado, que fuja do padrão dos CVs criados em plataformas online como o Europass, e que vá ao encontro das expectativas e necessidades da empresa a recrutar. Se um anuncio procura alguém com a capacidade X, destaque as suas experiências profissionais que vão ao encontro desta capacidade.
  • Apresente uma carta de motivação – na maioria destas plataformas, é apresentado o email da empresa a recrutar e somos nós que fazemos o contacto. Nestes casos temos a oportunidade de criar uma carta de motivação, que deve ter menos informação do que o CV, mas onde a informação deve estar mais pormenorizada. Quais foram as nossas experiências profissionais que nos tornaram o candidato ideal para a posição?
  • Procure personalizar a candidatura à empresa. Frases como “acredito ser o candidato ideal para a empresa X, porque…” demonstra atenção ao detalhe, e que tomámos o tempo para criar uma apresentação única.

Numa época quando o processo de envio de candidaturas está tão automatizado – onde muitas das vezes se realizam 20 candidaturas num único dia, todas em formato “Ctrl C, Ctrl V”; a personalização pode ser a chave para o sucesso.

 

BEP – Bolsa de Emprego Público

A Bolsa de Emprego Público procura servir como a plataforma para simplificar e trazer maior transparência aos processos de recrutamento da administração pública.

Se procura uma nova oportunidade com um emprego público, a BEP apresenta muitas oportunidades a nível nacional.

 

Candidatura Espontânea

Uma das formas de alterar a dinâmica do processo de recrutamento, é através da candidatura espontânea.

Chamamos candidatura espontânea, quando nos candidatamos a uma posição sem que tenha existido um pedido ou um anúncio de emprego formal. Esta é uma excelente forma de demonstrar proatividade, e interesse na empresa em específico.

Não tendo existido uma oferta de emprego, somos nós que temos de realizar a pesquisa sobre as empresas e sobre os projetos que estão a realizar, para saber onde nos podemos encaixar e como iremos ajudar a empresa a evoluir.

> Saiba como criar a candidatura espontânea perfeita!

Conheça os cursos Master D

Procurar emprego Offline

Apesar de muitas empresas optarem por utilizar as plataformas digitais para realizar o seu processo de recrutamento, ainda existem muitas marcas que preferem os canais offline, como jornais, publicações ou instituições.

 

Jornais e Revistas

Existem muitos jornais e revistas que apresentam oportunidades de emprego nas suas publicações. Por norma, existem menos vagas nestas publicações, mas também existem menos pessoas a candidatarem-se.

Tomar o tempo para perceber a filosofia e os valores da marca a que nos estamos a candidatar é a melhor estratégia para o sucesso nestas plataformas. Com menos candidatos para as posições, a equipa de recursos humanos poderá dar mais valor à pessoa, à sua personalidade e ética de trabalho – transmitir uma imagem correta, pro-ativa e dedicada é a melhor estratégia.

 

Circulo de contactos

O Networking será sempre uma excelente forma de conseguir novas oportunidades de trabalho. Antigos colegas que já conhecem as nossas capacidades e métodos de trabalho podem recomendar-nos para novas posições, ou podem apresentar-nos a recrutadores e gestores que estão à procura de novos colaboradores.

Este tipo de recomendação é uma grande mais valia na procura de emprego – palavras positivas de experiências reais comprovadas podem ser ainda mais valiosas do que o nosso currículo.

 

Dicas Master D para procurar emprego

A procura de emprego pode ser uma fase mais difícil da nossa vida – uma fase de algum stress ou inquietação. É importante manter-nos focados, procurando proactivamente, e aproveitando o tempo de desemprego para evoluirmos enquanto profissionais.

Esta pode ser a altura ideal para tirar uma nova formação. Se está satisfeito com o seu percurso profissional pode obter um certificado de formação que o distinga no mercado, se procura uma nova carreira esta pode ser a sua oportunidade.

Na Master D contamos com mais de 25 anos de experiência na formação de profissionais de excelência preparados para o mercado de trabalho e os seus desafios atuais. Irá contar com tutores especializados, e com uma equipa de suporte de excelência focada na sua formação.

Conheça os cursos Master D!

Formandos Master D

 

Conheça os cursos Master D

2 respostas a Onde procurar emprego!

04 de enero del 2023

Eu passo aqui para pedir informações sobre o início de inscrição

responder
04 de Janeiro de 2023

Olá, Herickson!



Obrigada pelo seu interesse na Master D. Enviámos email com mais informações.



Até breve!


Responder
Deixe uma resposta

Partilhar esta página: