Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

6 Dicas para uma Entrevista de Emprego de Sucesso

Entrevista de emprego de sucesso

Entrevista de Emprego

Estamos numa época de Crescimento!

Depois do período de recessão que sentimos durante os últimos 2-3 anos, 2023 tem apresentado excelentes oportunidades, tanto para profissionais experientes que procuram avançar na sua carreira, como para novos profissionais que procuram o seu primeiro emprego.

Esta é uma excelente altura para abraçar novos desafios e oportunidades! As empresas que voltam a sentir o crescimento económico, procuram profissionais qualificados, com os conhecimentos e as competências técnicas para fazerem frente aos desafios da sua indústria.

No entanto, ainda existem muitos candidatos que não se sentem à vontade durante as entrevistas de emprego.

Neste artigo vamos partilhar algumas das dicas que trabalhamos com os formandos Master.D para se destacarem na procura de emprego e conseguirem a sua primeira experiência profissional.

Como ser bem-sucedido na entrevista de emprego?

  • Realize uma pesquisa profunda sobre a indústria onde procura entrar e sobre a empresa a que se está a candidatar;
  • Valorize respostas autênticas, em detrimento de respostas mecanizadas;
  • Prepare as suas histórias de Sucesso;
  • Mantenha-se a par das novas tendências da indústria;
  • Transforme a entrevista numa conversa significativa em que ambas as partes participam;
  • Expresse gratidão e dê seguimento à entrevista.

Formação Certificada

Realize uma pesquisa profunda

O Conhecimento é um dos grandes fatores que determinam o sucesso durante a entrevista de emprego.

Enquanto nos preparamos para a entrevista, devemos de analisar detalhadamente quais são os valores da empresa a que nos estamos a candidatar, qual a sua missão e cultura. Devemos de saber as suas conquistas recentes, os projetos que estão a desenvolver e as inovações que estão a realizar.

Este conhecimento detalhado destaca-nos dos restantes candidatos.

Durante o processo de decisão da equipa de recrutamento, é analisado mais do que as nossas características e conhecimentos profissionais. O recrutador está à procura de um colega que se irá enquadrar bem dentro da equipa e que apresenta os valores corretos para a posição a que se candidata.

O Conhecimento sobre a empresa demonstra que somos o candidato ideal. Demonstra que temos o conhecimento sobre as conquistas da empresa (que estamos entusiasmados por fazer parte do processo) e que estamos dispostos a trabalhar mais do que os outros candidatos (que nos esforçámos para estudar a empresa antes de nos candidatarmos).

pesquisa para entrevistas de emprego

 

Valorize Respostas Autênticas

Devemos preparar-nos para a entrevista de emprego, mas também devemos de mostrar a nossa individualidade e as nossas experiências únicas que podem trazer benefícios à empresa.

Na era da informação, existem muitos guias de como nos preparar para as entrevistas, sobre as perguntas mais frequentes e sobre como devemos de responder. Estar preparado para responder a estas questões é bom, mas as equipas de recrutamento estão habituadas a ouvir as respostas “mecanizadas” e “otimizadas”.

O ideal é prepararmo-nos para a entrevista, mas dar espaço para que a nossa personalidade e a nossa experiência individual transpareçam.

Quando a equipa de recrutamento está a decidir o candidato ideal para se juntar à empresa, não estão somente a considerar as suas qualificações. Dar respostas autênticas sobre quem somos, sobre as nossas experiências e expetativas, destaca-nos dos outros candidatos e poderá melhorar a nossa satisfação no posto de trabalho no futuro.

 

Prepare Histórias de Sucesso

Durante a entrevista de emprego devemos ilustrar a forma como iremos auxiliar a empresa a conseguir os seus objetivos.

A melhor forma de o fazer é ao relatar experiências passadas onde ultrapassámos obstáculos semelhantes aos que a empresa está a passar neste momento.

Conhecendo bem a empresa a que nos estamos a candidatar e conhecendo a indústria, conseguimos perceber quais as ferramentas, os conhecimentos e as competências que a equipa de recrutamento procura.

Devemos de utilizar exemplos específicos que demonstrem as nossas capacidades e as nossas qualidades – desafios profissionais por que passámos e a solução que encontrámos; sucessos e insucessos profissionais e o que aprendemos com a experiência; resolução de conflitos; entre outros.

As histórias são uma das formas primordiais que nós, humanos, utilizamos para comunicar. São uma excelente forma de criar associações entre nós e as características que queremos apresentar.

 

Acompanhe as tendências da Industria

Vivemos numa época de inovações constantes!

Acompanharmos esta evolução e demonstrarmos à equipa de recrutamento que temos este conhecimento, irá destacar-nos dos restantes candidatos.

O empregador de hoje procura um candidato que demonstre interesse genuíno pela área em que trabalha e pela posição que poderá ocupar dentro da empresa.

Tomar algum tempo para pesquisar sobre tópicos emergentes, sobre os desafios atuais da indústria e sobre oportunidades futuras, demonstra que estamos realmente interessados e que temos a curiosidade necessária para ter sucesso na posição. Durante a entrevista de emprego podemos discutir estes tópicos com a equipa de recrutamento - perceber se a empresa já utiliza estas técnicas ou inovações, ou se faz sentido começar a utilizar.

Ao demonstrar uma curiosidade genuína pelos tópicos emergentes e pelo impacto que estes podem estar a ter na empresa a que se candidata, estará a demonstrar uma atitude altamente valorizada pela equipa de recrutamento.

tendencias da industria e entrevista de emprego

 

Crie diálogos significativos

Quando a equipa de recrutamento está a tomar a decisão sobre o candidato ideal para a posição, está à procura das capacidades técnicas, mas não só.

Hoje, é esperado que as entrevistas de emprego sejam um processo bidirecional.

A “interrogação” unilateral é algo do passado.

Desta forma, devemos de aproveitar a entrevista de emprego para demonstrar a nossa curiosidade sobre a empresa, sobre a área e sobre o que poderá ser esperado de nós.

Algumas sugestões de tópicos para discutir durante a entrevista:

  • Como é que as novas tendências da indústria têm impactado o processo de trabalhar da empresa, se elas têm sido tomadas em conta, ou se a empresa está à procura de as implementar;
  • Como é realizada a progressão de carreira dentro da empresa e como é a dinâmica da equipa;
  • Como será o nosso dia-a-dia dentro da empresa para a posição a que nos estamos a candidatar.

A entrevista de emprego não serve unicamente para sermos avaliados. É também uma oportunidade de verificar se nos alinhamos com os valores da empresa, e para verificar se a posição se enquadra dentro dos nossos objetivos profissionais.

 

Expresse gratidão e dê seguimento à entrevista

Na era digital, um toque pessoal faz toda a diferença.

No final da entrevista de emprego devemos de agradecer à equipa de recrutamento pela oportunidade de nos apresentarmos e de conhecer um pouco melhor a empresa e a posição a que nos estamos a candidatar.

No dia a seguir à entrevista, também fica bem visto, se enviar um email de agradecimento. Reflita sobre os tópicos discutidos durante a conversa e expresse de novo o seu entusiasmo pela posição.

Este é um gesto simples, mas que nos diferencia da grande maioria dos candidatos.

Formação Certificada

Cursos Master D

Uma característica muito procurada pelas equipas de recrutamento é a procura contínua por conhecimento.

Os Cursos Master D são a forma ideal de destacar o seu CV!

Durante os cursos, os formandos irão ter acesso a Webinares, Masterclasses e Workshops. Irão ter a oportunidade de contactar com e-tutores especializados e com profissionais de sucesso na área que o irão auxiliar no desenvolvimento de capacidades diferenciadoras no mercado de trabalho.

No final do curso, os formandos irão ter acesso à bolsa de estágio e à bolsa de emprego Master D que os poderá auxiliar na conquista de uma primeira oportunidade de trabalho!

Entre os cursos online com certificado, destacamos algumas das áreas com maior procura

 

Marketing Digital

Os Cursos de Marketing têm o objetivo de integrar os formandos numa das áreas em maior desenvolvimento a nível global.

Hoje, grandes e pequenas empresas estão a migrar parte, ou a totalidade da sua atividade para os novos canais digitais:

  • Os websites têm sido usados cada vez mais para e-commerce – venda de produtos online;
  • Surgem novas formas de vender produtos;
  • Os canais digitais estão a ter um peso cada vez maior no total de faturação de várias empresas.

São necessários profissionais com o conhecimento e com as competências necessárias para fazer frente aos desafios da indústria!

Conheça o Curso Online de Marketing Digital, e o Curso de Gestão de Redes Sociais.

 

Cibersegurança

Com uma sociedade cada vez mais dependente do setor informático para realizar as suas atividades do dia-a-dia, surgiu a necessidade de proteger os nossos sistemas e a nossa informação.

O Curso de Cibersegurança da Master D tem o objetivo de dotar os formandos com os conhecimentos teóricos e as competências técnicas para começarem a sua atividade na área.

No final do curso os formandos estarão prontos para começarem a sua atividade profissional em perfil júnior enquanto:

  • Assistente em cibersegurança;
  • Assistente de software em cibersegurança;
  • Helpdesk em cibersegurança;
  • Gestor de cibersegurança em sistemas;
  • Analista de desempenho de sistemas;
  • Responsável em cibersegurança.

 

Cuidados Animais

Na área dos cuidados animais, sentimos um cuidado cada vez maior por parte dos tutores, em relação às suas mascotes. Um cuidado não só com a sua saúde, mas também com o seu bem-estar e felicidade.

Assim, surge uma procura cada vez maior por profissionais qualificados com a capacidade de tratar e se relacionar com os animais.

Poderá optar pelos seguintes cursos:

              Curso de Auxiliar de Veterinária

              Curso de Auxiliar de Veterinária de Equinos

              Curso de Auxiliar de Veterinária de Animais Exóticos e Tratador de Zoológico

              Curso de Tosquia e Grooming

 

Não perca a oportunidade de começar um novo percurso profissional numa área estável com os cursos certificados Master D!

Cursos online com certificado

Esta notícia ainda não tem comentários

Deixe uma resposta

Partilhar esta página: