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5 Dicas para conseguir emprego em 2023

  • 2023 traz novas oportunidades! Oportunidades para progredir na nossa profissão, ou para enredar numa nova área.
  • Não perca a oportunidade de se diferenciar no mercado de trabalho com os Cursos Master D!
dicas para conseguir emprego em 2023

O mercado de trabalho em 2023

2022, assim como os últimos anos, foi caracterizado como um período de incertezas. O confinamento, em conjunto com outros fatores mundiais, trouxeram grandes dificuldades para o mercado de trabalho.

Um grande número de despedimentos, a inflação bastante alta e a dificuldade em arranjar novos empregos exigiram que os portugueses se adaptassem.

No entanto, 2023 traz consigo novas oportunidades. Muitas empresas falam em abrir novas vagas, criando novas oportunidades para candidatos com os conhecimentos e a experiência necessários para responder aos desafios profissionais de hoje!

Neste artigo indicamos 5 dicas para evoluir na sua carreira e para conseguir novas oportunidades de emprego!

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Diferencie o seu Currículo

O Currículo é vital para o nosso sucesso na procura de emprego!

O CV, em muitas situações, é o primeiro contacto que a empresa terá connosco – é fundamental tomar o tempo para o preparar com cuidado e de forma personalizada a cada empresa.

O Currículo tradicional, que é usado pela maioria dos candidatos, já não tem o efeito esperado. Profissionais de Recursos Humanos podem ver dezenas de CVs todos os dias – o design tradicional com os pontos tradicionais poderá passar despercebido.

Ser único e ser personalizado a cada empresa é o ideal!

Já existem bastantes plataformas online que nos podem auxiliar no processo de criação, mas também podemos ser nós a criar um Design de raiz.

Alguns pontos fundamentais a colocar no Currículo:

Dados Pessoais – O nome, e os meios de contacto (telemóvel e email) são fundamentais. Podemos também optar por colocar informações adicionais como a morada, o fato de termos carta de condução e uma breve descrição sobre nós. Esta curta descrição é o local ideal para apresentar os nossos soft skills – as mais valias pessoais que iremos trazer à empresa.

Percurso Académico – A formação é sempre valorizada por empresas que estão à procura de novos colaboradores. Descreva o seu percurso até hoje, por ordem cronológica, dando o título da formação, a instituição onde foi realizada, a nota final (se aplicável) e a data de inicio e fim. Qualquer formação adicional, para além do percurso académico tradicional, é altamente valorizada.

Percurso Profissional – O nosso percurso profissional é a melhor forma de uma empresa nos avaliar. Descreva o seu percurso até hoje, por ordem cronológica, dando a sua posição na empresa, o nome da empresa, as suas funções e as datas de inicio e fim. Estágios e projetos de curta duração são igualmente valorizados pelas entidades empregadoras.

Capacidades – Descreva exatamente as suas capacidades. Quais são os softwares que domina e quais são as técnicas que está habituado a usar? Fala mais do que uma língua (e a que nível)? Todas as capacidades reais que trazem mais valia para a empresa podem ser apresentadas.

Estes são os dados essenciais que uma empresa procura. Podemos colocar mais informações, mas estas devem de estar sempre presentes.

Também devemos de personalizar a informação que damos a cada empresa – por exemplo, se temos experiência profissional em várias áreas da saúde, mas estamos a candidatar-nos a uma posição na área de geriatria, devemos de salientar as experiências, as capacidades e a formação mais direcionadas a esta área.

criar um cv para conseguir emprego

Perfil de Linkedin

O Linkedin é a Rede Social para o mundo do trabalho.

A grande maioria das empresas está presente na plataforma e usa-a para publicar novas vagas de emprego ou para procurar candidatos específicos para uma posição – ter um perfil atualizado, e com informações relevantes não só nos dá mais oportunidades no processo de recrutamento a vagas publicadas, como permite que mais recrutadores cheguem até nós, através de pesquisas ao nosso perfil.

Algumas dicas para destacar o nosso perfil no Linkedin:

Preencher toda a informação pessoal

O nosso perfil de Linkedin tem uma barra de percentagem que nos mostra quanta da informação é que já colocámos e quanta informação ainda nos falta colocar. Quanto mais informação colocarmos, mais fácil será para empresas chegarem ao nosso perfil.

Descreva a sua experiência e formação

No momento de apresentar a sua experiência profissional, coloque uma descrição da empresa e das funções que desempenhou. No momento de apresentar a sua formação, dê uma pequena informação sobre a escola e sobre as formações que frequentou, sobre os certificados de qualidade e prémios.

Escrever em Inglês ou Português?

Esta é uma questão muito frequente dos nossos formandos, e a resposta depende muito de caso para caso, da área profissional em que estamos inseridos e do nosso conforto com a língua. Escrever em inglês pode permitir mais empresas chegarem até nós, mas só é necessário quando estamos interessados em trabalhar em áreas multinacionais.

 

Desenvolva novas Capacidades

O mercado de trabalho de hoje é caracterizado pela competitividade!

O número de candidatos aumenta enquanto que as vagas se mantêm relativamente constantes. Cada vez mais é necessário encontrar uma forma de nos diferenciarmos.

Neste sentido, investir na nossa formação faz todo o sentido! Conseguimos novas capacidades e técnicas para lidar com as dificuldades do mercado que vamos integrar e mostramos a entidades empregadoras que estamos dispostos a investir em nós próprios – que não estamos satisfeitos em manter-nos constantes, que procuramos evoluir!

No começo da nossa carreira, a formação será fundamental para conseguir as ferramentas e técnicas necessárias para vingar no mercado; se já estamos empregados, ou se estamos à procura de novas oportunidades de trabalho, a formação é uma excelente forma de conseguir um certificado de habilitações que prova este conhecimento.

Na Master D contamos com mais de 25 anos de experiência na formação de profissionais de excelência para as mais diversas áreas de trabalho! Conheça os nossos cursos e as nossas formações online – não perca a oportunidade de investir no seu futuro!

No final do curso, os formandos terão acesso à bolsa de estágios e bolsa de empregos da Master D – contamos com mais de 1500 empresas parceiras nas mais diversas áreas, que podem estar à procura de profissionais qualificados para integrarem as suas equipas.

formação para conseguir emprego

Prepare-se para a Entrevista de Emprego

A entrevista de emprego muitas vezes é vista como uma situação de pressão.

Preparar-nos e estudar a empresa com que vamos contactar é a chave para criar uma primeira impressão excelente!

Neste sentido, recomendamos os formandos a seguirem alguns passos:

 

Preparação

Antes de entrar na entrevista de emprego, antes mesmo de enviar o nosso currículo, devemos de realizar um estudo sobre a empresa. Antes da entrevista devemos de saber uma breve história da empresa, as áreas onde trabalha, as áreas onde nós podemos auxiliar, e alguns eventos recentes que possam estar a moldar o modo da empresa trabalhar.

Por norma, as empresas oferecem-nos esta informação no seu web site nas páginas de blog, no “sobre nós”, ou na página de equipa.

 

O que vestir

A maneira como nos devemos vestir depende da empresa a que nos estamos a candidatar, mas queremos sempre parecer o nosso melhor. Mesmo empresas descontraídas com uma filosofia contemporânea apreciam que mostremos o nosso máximo profissionalismo.

Vestir bem não significa que somos profissionais, mas significa que temos o cuidado de apresentar-nos no nosso melhor. Sabemos que a imagem dos trabalhadores é importante para a imagem da empresa e queremos a representar no seu melhor.

Por norma, recomendamos formandos homens a vestir camisa, calças e casaco – com ou sem gravata dependendo da empresa a que se estão a candidatar (se a empresa tem dress code formal será melhor optar por também usar gravata) e formandas do sexo feminino a optar por roupa semiformal.

 

A entrevista

Comece a entrevista com um aperto de mão caloroso e um sorriso! Olhe o entrevistador nos olhos enquanto se apresenta e demonstre empatia. O sorriso e o à vontade do candidato irão trazer o à vontade do entrevistador. O ideal é criarmos um espaço onde estamos à vontade com a pessoa com que estamos a falar, sem nunca esquecermos que estamos num ambiente profissional.

Durante a entrevista existem mil e um cuidados que devemos ter com a nossa linguagem corporal e com a maneira de nos exprimirmos, mas estes são conhecimentos que, por norma, já estão integrados no nosso subconsciente. Quando estamos à vontade no ambiente de entrevista, estes cuidados vão nos ser automáticos.

 

O que dizer

O objetivo da entrevista é apresentar-nos à empresa. Principalmente queremos transmitir duas ideias: que temos as capacidades técnicas/ profissionais certas para lidar com os desafios da posição; e que temos os soft skills/ a personalidade ou capacidades pessoais para integrar a equipa e manter o espirito da empresa.

Transmitindo estes dois ideais, estamos a aumentar as nossas probabilidades de ser o candidato escolhido! Devemos de estar preparados para falar de experiências anteriores, quando enfrentámos desafios semelhantes aos desafios por que esta empresa está a passar e devemos de estar preparados para demonstrar o nosso lado pessoal.

 

Entrevista Online

Muitas das entrevistas hoje em dia, são realizadas online. Aqui os desafios são diferentes, mas os objetivos são os mesmos: mostrar as nossas capacidades profissionais e as nossas capacidades pessoais. Verifique que tem as condições ideais para realizar a entrevista – o computador carregado, que está num espaço sossegado e sem barulho!

 

Depois da Entrevista

Contactar o entrevistador por email ou mensagem no dia após a entrevista fica sempre bem, e reforça a ideia que somos um profissional de excelência, com atenção aos aspetos pessoais do trabalho. Um simples email a agradecer pela oportunidade de participar na entrevista, a demonstrar o entusiasmo por poder fazer parte da equipa e a indicar que fica à espera do contacto, irá transmitir esta ideia!

Cursos Online Master D

Formação Online

Começar um novo percurso profissional nem sempre é fácil – necessitamos das ferramentas e conhecimento para fazer frente a um novo conjunto de desafios.

Na Master D contamos com mais de 25 anos de experiência na formação de profissionais qualificados para as mais diversas áreas – desde as energias renováveis aos cuidados de saúde, à agricultura e ao marketing digital! Com uma abordagem que combina os aspetos teóricos e práticos, procuramos formar profissionais de excelência, capazes de se destacar no mercado de trabalho e evoluir na sua carreira.

No final da formação, terá também acesos às bolsas de emprego e estágio que o poderão ajudar na conquista de uma primeira experiência profissional!

Conheça algumas das áreas com maior procura por profissionais qualificados:

 

Cibersegurança

A Cibersegurança tem sido uma das áreas profissionais com maior procura. Enquanto sociedade, estamos cada vez mais dependentes do digital para realizarmos o nosso dia-a-dia. Utilizamos a internet para fazer as nossas compras, empresas utilizam a internet para realizar as suas operações, e instituições como bancos e governos utilizam estas tecnologias para guardar informações sensíveis.

Por consequência, são necessários cada vez mais profissionais qualificados que consigam assegurar estas operações e informação.

O Curso de Cibersegurança da Master D prepara os formandos para começarem a sua carreira profissional enquanto:

  • Técnico de assistência em cibersegurança.
  • Técnico de software em cibersegurança.
  • Helpdesk em cibersegurança.
  • Gestor de cibersegurança em sistemas.
  • Analista de desempenho de sistemas.
  • Responsável em cibersegurança.

 

Marketing Digital

Cada vez mais empresas estão a aderir aos canais digitais como uma forma de chegar a mais potenciais consumidores e como uma forma de criar novos produtos.

Enquanto utilizadores, passamos em média 8 horas por dia ligados à internet – não estar presente nestes canais é quase impensável para uma empresa contemporânea.

Existem diferentes oportunidades nesta área:

  • Gestão de Redes Sociais – O Social Media Manager tem um papel cada vez mais ativo na estratégia de empresas de consumo.
  • Web Design – O Web Designer é responsável por transmitir os ideais da marca e criar a melhor experiência para o utilizador no website da empresa.
  • E-Commerce – As lojas online estão a competir cada vez mais com as lojas físicas tradicionais.
  • Design Gráfico – O designer gráfico tem um papel cada vez mais ativo nas estratégias de comunicação das diferentes marcas.

 

Serviços Administrativos

As áreas de suporte a atividades empresariais continuam a necessitar de profissionais formados, com as capacidades para dinamizar as empresas.

Na Master D disponibilizamos as formações de:

 

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