Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

Comunicação Não-Verbal durante a entrevista de emprego

  • Sabia que mais de 80% da nossa comunicação não vem das nossas palavras? Neste artigo damos-lhe 9 dicas para melhorar a sua comunicação durante as entrevistas de emprego!
  • Não perca a oportunidade de começar uma nova carreira com as formações Master D!
comunicação não-verbal

Importância da Comunicação não verbal

Comunicação não verbal é toda a comunicação que realizamos que vai além das palavras que falamos – são os nossos gestos, o nosso olhar, até a nossa entoação.

Sabia que esta comunicação conta por mais de 80% da mensagem que estamos a transmitir? Em situações profissionais como entrevistas de emprego, este pode ser um fator decisivo.

Mas como podemos melhorar a comunicação não-verbal?

Neste artigo, a equipa de especialistas em orientação de carreira da Master D oferece os seus conselhos para que possa causar a melhor impressão!

 

O que é a Comunicação Não Verbal

Beatriz Hernández, especialista em orientação profissional do centro de formação Master D define a linguagem não verbal como “a forma de comunicação em que não se usam palavras”.

 É a comunicação que realizamos através dos nossos e expressões corporais, que podem transmitir imagens poderosas e entusiasmadas, ou pelo contrário, hesitante e amedrontadas.

A comunicação não verbal depende de vários fatores, que por si já dependem da cultura e do contexto onde estamos inseridos. Existem os fatores associados à linguagem como o tom de voz, o ritmo, volume, ou o silêncio e existem os fatores associados ao comportamento como a expressão facial, o nosso olhar, a postura e os gestos.

A procura de emprego é uma fase importante da nossa vida - é uma situação de pressão que vai influenciar em grande parte a maneira como vamos viver num período próximo. Consulte o Guia de Procura de Emprego da Master D e conheça as melhores práticas para conseguir a carreira que deseja!

Fale Conosco 21 040 2440

Comunicação não verbal durante a entrevista de emprego

A primeira impressão é fundamental. Muitos recrutadores concordam que nos primeiros minutos da entrevista já sabem se vão ou não contratar o entrevistado.

O modo como nos vestimos, como agimos, como entramos na entrevista, assim como o nosso tom de voz e segurança ao falar, são todos fatores determinantes do resultado da entrevista.

Aqui estão 9 dicas para melhorar a comunicação não-verbal em uma entrevista de emprego:

Apertar as mãos energicamente – O aperto de mão para além do aspeto simbólico que tem nos negócios, diz muito sobre o candidato. Sobre a sua confiança e sobre o seu à vontade em situações de maior pressão (como a entrevista de emprego).

Respeite o espaço do entrevistador – O nosso espaço pessoal é a nossa zona de conforto. Respeitar este espaço demonstra empatia e compreensão sobre situações sociais.

Não cruze as pernas ou deixe-as muito abertas – Pernas cruzadas representam uma postura fechada; as pernas demasiado abertas dão uma ideia de rudeza.

Sente-se alto – A postura direita e confortável, com ombros abertos é um dos grandes sinais de confiança que os entrevistadores procuram.

Olhe o interlocutor nos olhos – Nós olhamos os nossos amigos nos olhos; é um sinal de conforto e ligação. Este é um sinal que facilita o relacionamento e o à-vontade entre ambas as partes.

Evite cruzar os braços e não gesticule de forma exagerada – Os braços cruzados são um sinal de que estamos desconfortáveis ou fechados à conversa; gesticular de forma exagerada ou demasiado rápido é um sinal de desconforto ou insegurança. Também não deve de esconder as suas mãos.

Sorria naturalmente – O sorriso é uma das melhores formas de criar ligação com o entrevistador - de criar um ambiente mais confortável e relaxado.

Mantenha o tom de voz estável – A forma como terminamos uma frase, diz muito sobre o nosso estado. Terminar a frase com um tom de voz mais agudo como fazemos em questões demonstra pouco à vontade, terminar a frase com um tom de voz mais grave pode ser interpretado como rude, ou mandão. O tom de voz estável demonstra confiança e à vontade!

Não toque demasiado no cabelo ou face – Tocar continuamente no cabelo ou na face é um sinal de que estamos inseguros.

 

Como ter sucesso numa entrevista de emprego online

As entrevistas de emprego online são cada vez mais comuns.

E apesar de não estarmos presentes, a comunicação não verbal ainda será importante. Neste contexto podem surgir algumas questões como: “Qual deve ser o nosso cumprimento pelo Skype? Qual deve ser a minha postura?”

Para além de cuidar do nosso meio ambiente e de revisar questões técnicas como o microfone, os fones e a câmara, aconselhamos todos os nossos formandos a seguirem as dicas acima mencionadas. Cuide da sua roupa como se fosse para uma entrevista presencial e coloque em prática tudo o que aprendeu sobre comunicação não verbal, com especial atenção ao tom de voz, dicção e entoação que neste modelo de entrevista terá uma maior relevância.

Sorria, demonstre uma atitude proactiva e positiva e mantenha o contacto visual, não olhando somente para o ecrã, mas também para a câmara – cria o efeito que estamos a olhar nos olhos do entrevistador. Tente centralizar a sua imagem e não aparecer com a cabeça “cortada”.

 

Como se prepararia para uma entrevista de emprego?

Entusiasmo, paixão e à vontade, fazem toda a diferença aos olhos do recrutador. Na Master D contamos com uma equipa de apoio à inserção laboral que o irá auxiliar com o processo de recrutamento e preparação a entrevistas

Está a pensar em ingressar numa nova carreira?

A melhor forma de se diferenciar da competição é com uma formação certificada como os cursos Master D, desenhados para dar resposta às necessidades dos mercados atuais!

Conheça os nossos cursos e realize a sua formação online ou semi-presencial!

Conheça os cursos Master D!

comunicação não verbal durante a entrevista de emprego grafismo a resumir todos os pontos

Prepare-se para áreas com procura profissional

O mercado de trabalho é cada vez mais competitivo. Com o aumento do número de pessoas à procura de emprego, a formação é um dos melhores métodos de diferenciação. Uma formação certificada mostra aos empregadores que temos os conhecimentos para lidar com os desafios da profissão, temos a prática para desenvolver as funções esperadas, e temos a vontade e o espirito para continuar a evoluir na nossa profissão.

Conheça as áreas que procuram profissionais qualificados:

 

Cibersegurança

A Cibersegurança é uma das áreas em maior crescimento no mundo das novas tecnologias de informação e comunicação. Com cada vez mais instituições, mais empresas e mais utilizadores a usarem as novas tecnologias para armazenar informação, existe a necessidade de se criarem medidas de proteção.

A Cibersegurança é as atividades realizadas com o objetivo de proteger servidores, dispositivos, redes e dados de ataques digitais maliciosos. Esta é uma área com grande procura por profissionais qualificados!

 > Conheça o Curso de Cibersegurança Master D

 

Design Gráfico

Neste momento, a nível global, sentimos um aumento na competição para a grande maioria das áreas de retalho. Os produtos estão cada vez mais uniformes enquanto que o número de marcas competidoras continua a aumentar.

A diferenciação é essencial!

As marcas têm investido em estratégias de branding online e offline, que dependem muito do Designer Gráfico para criar conteúdo chamativo, que desenvolva a imagem de marca e crie este aspeto diferenciador.

 > Conheça o Curso de Design Gráfico

 

Cozinha e Pastelaria

Nas últimas décadas temos sentido uma evolução gigante no mundo culinário.

A área da cozinha e da pastelaria já não estão dependentes unicamente dos restaurantes e pastelarias tradicionais. Hoje observamos centenas de novos conceitos a abrirem, criando novas oportunidades para profissionais qualificados desenvolverem a sua carreira ou começarem um negócio próprio.

 > Conheça o Curso de Cozinha

 > Conheça o Curso de Pastelaria

Esta notícia ainda não tem comentários

Deixe uma resposta

Partilhar esta página: