Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

Como ser um bom Auxiliar de Geriatria?

ser auxiliar de geriatria

Uma profissão emergente e cada vez mais necessária: O perfil de um bom profissional de cuidados geriátricos

O aumento do número de idosos impulsiona a procura de profissionais para cuidados geriátricos. O crescente envelhecimento da população mundial, bem como o aumento da esperança média de vida, fazem com que as profissões especializadas nas áreas dos cuidados com idosos se encontrem também em crescimento.

Com a formação em  Auxiliar de Geriatria poderá desempenhar funções com elevada empregabilidade e procura, nomeadamente auxiliar de geriatria, auxiliar de apoio domiciliário/ajudante familiar, ajudante de lar ou cuidador de idosos.

Conheça o curso de Auxiliar de Geriatria

Auxiliar de Geriatria, Agente de Geriatria, Assistente de Apoio Geriátrico

São muitas as denominações mas um só perfil a conceber – ser o apoio de alguém que, por sua idade e eventuais patologias, se encontra mais vulnerável. Esta vulnerabilidade pode ser temporária ou contínua. Mas em qualquer um dos casos, o apoio do profissional de Geriatria é transversal e abrangente. Reune na sua atuação duas áreas complementares: a Geriatria e a Gerontologia. Esta união permite que o Auxiliar de Geriatria conheça as principais patologias relacionadas com a idade avançada.

Sabendo identificar e atuar em conformidade com as distintas características das mesmas (Geriatria), também possibilita que seja capaz de reconhecer em cada idoso um individuo único e irrepetível, com uma história de vida ímpar e rica. Deste modo, será capaz de responder às necessidades específicas inerentes à esfera emocional e psicossocial (Gerontologia). Este entendimento é a base da construção de um profissional não somente conhecedor das limitações de cada idoso, mas sobretudo ciente das capacidades consolidadas e de como as potenciar.

O respeito e a dignidade humana encontram-se como princípio fundamental e irrefutável, orientador de todo o processo deste cuidador formal que é, aos dias de hoje, crucial para a manutenção da qualidade de vida.

Daniela Fonte, e-Tutora da formação em Auxiliar de Geriatria

Principais funções de um Auxiliar ou Técnico de Geriatria

Devido à cada vez maior procura deste tipo de profissional é fundamental munir-se dos conhecimentos teóricos e práticos para o eficaz desempenho da profissão. Algumas das funções a desempenhar são:

 

  • Apoio no domicílio ou numa instituição, no que diz respeito a cuidados básicos de higiene, de conforto e de saúde;
  • Apoiar na alimentação, prestar cuidados de higiene e arrumação do meio onde se move;
  • Organizar e preparar os materiais e equipamentos essenciais à prestação de cuidados;
  • Colaborar no desenvolvimento de atividades de animação para evitar situações de monotonia, isolamento e solidão.


Não tem experiência na área da Geriatria? Não há problema. Com esta formação adquire todos os conhecimentos teóricos e práticos para exercer esta atividade, melhorar ou atualizar os seus conhecimentos e ainda apostar no seu crescimento e desenvolvimento pessoal.

Junte-se ao curso de Auxiliar de Geriatria

Conheça a opinião da Carla Antunes que se especializou em Auxiliar de Geriatria na Master D Lisboa:

 

Ser Cuidador Informal é uma posição que requer muito amor e ao mesmo tempo de muita responsabilidade. Saiba como ter sucesso na área com o curso de Auxiliar de geriatria Master D

Auxiliar de Geriatria - Banner

11 respostas a Como ser um bom Auxiliar de Geriatria?

07 de junio del 2022

Sou cuidadora de idosos desde 2009,fiz a formação em 2017,para aprofundar conhecimentos,penso que está tarefa deve ser desempenhada por quem tem vocação,eu pessoalmente gosto imenso.
O Salário não está de acordo com a responsabilidade exercida.
É urgente rever a remuneração desta profissão,que apesar de ser a que gosto,é mal paga.

responder
09 de Junho de 2022

Olá, Maria 



Muito obrigado pelo comentário tão pertinente.



A questão da vocação numa área como esta é mesmo essencial. Tem toda a razão. Tal como em muitas outras profissões, infelizmente os salários não vão ao encontro do que seria ideal. No entanto, continua a haver falta de cuidadores e auxiliares de geriatria em locais como lares, centros de dia ou serviços de apoio ao domicílio. Estes profissionais são cada vez mais necessários já que a esperança média de vida é cada vez maior. 



Parabéns pela profissão que escolheu, Maria! É uma área desafiante e exigente, mas muito recompensadora. 



Continue a acompanhar o nosso blog! 



Master D


Responder
25 de febrero del 2022

Meu comentário vai direccionado a profissão!
Tirei o curso a 10 anos
E minha profissão se mantém com auxiliar de serviços gerais , isso pode ?

responder
03 de Março de 2022

Olá, Sonia



Agradecemos o seu contacto.



A categoria profissional, ou a sua alteração mediante o tempo, são elementos contratuais definidos pela entidade empregadora e assumidos pelo profissional. Fazer uma formação numa área diferente daquela que hoje desempenha não garante que a sua categoria profissional se altere de imediato. O melhor é sempre falar com a sua entidade empregadora e verificar se há possibilidade de desempenhar as funções consoante as saídas profissionais do curso que tirou. 



Esperamos que tudo corra bem!


Responder
28 de noviembre del 2021

Sou do alentejo mas tenho enterese em trabalhar por ai tenho expriência pode contatarme por telefone porque nao tenho email obrigado *

responder
29 de Novembro de 2021

Olá, Capitolina



Agradecemos o seu contacto e o interesse demonstrado na Master D. As ofertas de emprego e estágio que temos disponíveis na nossa Bolsa de Estágios e Bolsa de Emprego destinam-se aos nossos formandos após terminarem as suas formações. Caso pretenda saber mais acerca do nosso curso de Auxiliar de Geriatria pode preencher o formulário de contacto neste link: https://www.masterd.pt/curso-auxiliar-geriatria.html



Atenciosamente,



Master D


Responder
28 de noviembre del 2021

Sou do alentejo mas tenho enterese em trabalhar por ai tenho expriência pode contatarme por telefone porque nao tenho email obrigado

responder
17 de septiembre del 2020

gostaria de fazer o curso de auxiliar de geriatria. Estou indo morar em Portugal e gostaria de fazer o curso online e a pratica lá. Se possivel.

responder
28 de Setembro de 2020

Estimada Pastora Feitosa Borges,

Agradecemos o seu contacto e o interesse demonstrado no Curso de Auxiliar de Geriatria. Já lhe enviámos um email para mais informações e, se for do seu interesse, pode ainda saber mais aqui: https://bit.ly/2WiNMXm

Ficaremos a aguardar notícias suas!

Atenciosamente,

Master D 

Responder
12 de julio del 2020

Gostaria de fazer o curso de auxiliar de geriatria

responder
14 de Julho de 2020

Estimada Moussanda Teresa, 





Agradecemos o seu contacto e o interesse demonstrado na nossa formação em Auxiliar de Geriatria. Já lhe enviámos um email para mais informações e, se for do seu interesse, pode ainda saber mais aqui: https://bit.ly/2WiNMXm 

Ficaremos a aguardar notícias suas!





Atenciosamente,

Master D



 


Responder
Deixe uma resposta

Partilhar esta página: