Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

Auxiliar de Veterinária: o que faz, onde trabalhar e quanto ganha este profissional

  • O Auxiliar de Veterinária tem um papel fundamental dentro das clínicas e hospitais veterinários; responsável por auxiliar o veterinário e as mascotes a prestarem e receberem os melhores cuidados!
  • Saiba como começar uma carreira na área com o Curso de Auxiliar de Veterinária da Master D!
Ser Auxiliar Veterinaria

 

A profissão de Auxiliar de Veterinária é indicada a todos os que gostam de estar rodeados de animais, que gostam de cuidar da sua saúde e do seu bem-estar! Para estar preparado e bem informado sobre esta profissão e sobre as melhores práticas de cuidados animais deve de se informar sobre os melhores cursos na área dos cuidados animais.

Esta é uma profissão que continua com bastante procura profissional!

Enquanto sociedade, temos dado cada vez mais atenção às nossas mascotes, às suas necessidades de saúde, de bem-estar e de conforto. E com esta atenção vieram novas oportunidades de trabalho, novas oportunidades de carreira e novas oportunidades para abrir negócio próprio em áreas relacionadas com a veterinária e cuidados animais:

  • Existem muitas clínicas e hospitais veterinários a abrir;
  • Lojas de animais conseguem novos clientes e conseguem expandir a sua gama de produtos;
  • Profissionais de áreas relacionadas, como Groomers e Tosquiadores têm mais oportunidades para abrir negócio próprio.

Cada vez mais pessoas, deslocam-se sempre na companhia do seu pet. Também surgem cada vez mais locais de férias onde é possível levar os animais e são muitas as pessoas que quando mudam de casa ou de país, que levam consigo as suas mascotes.

A profissão de Auxiliar de Veterinária é fundamental e necessária a cada vez mais pessoas.

Conheça os cursos de cuidados animais

Qual a importância de um Auxiliar de Veterinária

O Auxiliar de Veterinária, em muitas clínicas, é o rosto e a ligação entre o médico veterinário e o tutor do animal de estimação. São os primeiros na linha do atendimento e, em muitos casos, quem faz o acompanhamento de forma regular e mais próxima. Acaba por ter um papel central quer nos tratamentos de saúde e higiene, quer no apoio e atendimento dos clientes.

O Auxiliar de Veterinária pode assegurar um conjunto de tratamentos de rotina, cuidados preventivos e de emergência e dão assistência nos cuidados pós-operatórios.

O que faz um Auxiliar de Veterinária

O Auxiliar de Veterinária está associado a muitas funções dentro da clínica ou hospital veterinário. Acabam por ter um papel semelhante ao dos enfermeiros como os conhecemos no atendimento a seres humanos – realizam um largo conjunto de tarefas relacionados com os cuidados de higiene e saúde animal, trabalhando sob a supervisão do médico veterinário.

Possuem conhecimentos abrangentes sobre os animais, sobre as raças de cães e gatos, sobre animais exóticos, sobre as suas necessidades nutricionais, anatomia, ciclo reprodutivo e as patologias mais comuns. A sua missão primária é auxiliar o médico veterinário nas tarefas de prevenção, assistência e cuidado dos animais; preparam o bloco operatório e auxiliam em cirurgias.

Dependendo das clínicas e hospitais veterinários, o auxiliar pode ficar responsável por alimentar, dar banho, e exercitar os animais, assim como contê-los durante os exames e tratamentos. Deve de conhecer os medicamentos mais utilizados, as técnicas laboratoriais de análise e recolha de amostras.

E pode ter um papel na gestão diária da clínica assim como de interação com os tutores.

quanto ganha um auxiliar de veterinaria

Onde pode trabalhar um Auxiliar de Veterinária

Os auxiliares de veterinária têm a oportunidade de desempenhar as suas tarefas em vários locais ou estabelecimentos relacionados com a saúde, estética e higiene animal. Com o avanço da área, e com os tutores cada vez mais atentos às necessidades das suas companhias, têm sido criados novos conceitos que necessitam de profissionais especializados.

O Auxiliar de Veterinária poderá exercer a sua atividade profissional em:

  • Clínicas e Hospitais Veterinários;
  • Estabelecimentos de Recolha de Animais;
  • Canis ou Gatis;
  • Hóteis para Animais;
  • Centros de Estética Animal;
  • Lojas de Produtos Especializados;
  • Empresas e Serviços de Pet Sitting.

Com as diferentes especializações associadas à profissão como o Curso Avançado em Auxiliar de Veterinária, o Curso de Auxiliar de Veterinária de Equinos, ou o Curso de Auxiliar de Veterinária de Animais Exóticos e Tratador de Zoológicos; o profissional desta área poderá também realizar a sua atividade em:

  • Parques Zoológicos;
  • Centros de Animais e Fauna Selvagem;
  • Parques Naturais e Zonas Protegidas;
  • Centros de Recuperação de Fauna Selvagem;
  • Clínicas ou Hospitais Veterinários de Animais Exóticos;
  • Centros Hípicos;
  • Coudelarias;
  • Clínicas ou Hospitais Veterinários de Equinos.

Com as novas modalidades e serviços emergentes relacionados com os cuidados animais, também existe a oportunidade de criar um negócio próprio:

  • Pet Shops;
  • Serviços de Estética Animal;
  • Serviços de Higiene Animal;
  • Hóteis e Creches caninas e felinas.

Conhece os cursos Master D Veterinária

Quanto ganha um Auxiliar de Veterinária

Em média, um Auxiliar de Veterinária pode esperar um salário de 910€ mensais, dependendo sempre do espaço onde trabalha e da sua experiência profissional.

Este é um valor base, para profissionais que realizam os serviços básicos. A área de auxiliar de veterinária tem evoluído e potenciado novas oportunidades! Um exemplo é a especialização em tosquia e grooming da Master D. Estes são cuidados que não têm necessariamente de ser realizados pelo médico veterinário e são áreas cada vez mais procuradas pelos tutores.

Para além da remuneração, e para quem gosta de animais, uma das grandes gratificações da profissão será ver esta evolução positiva em termos da saúde e conforto animal assim como da felicidade dos seus tutores.

 

 

Neste artigo ficou a saber qual a importância do Auxiliar de Veterinária, o que faz, onde pode trabalhar e quanto ganha, em média, agora convidamo-lo a conhecer a Escola de Veterinária Master D. Eleja o seu curso de sonho e dê, hoje mesmo, o primeiro passo em direção à sua vocação.  

Preparação de Injetáveis - Sessão Prática de Veterinária na Master D Lisboa

 

Esta notícia ainda não tem comentários

Deixe uma resposta

Partilhar esta página: