Taxa de desemprego é a mais baixa desde 2009 com cerca de 160 mil empregos criados

Publicado em 2017-08-10

No espaço de um ano foram criados cerca de 160 mil empregos. As áreas da indústria e turismo foram as que mais contribuíram. A taxa de desemprego é a mais baixa desde 2009.

Segundo o inquérito ao emprego realizado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), foram criados 157,9 mil postos de emprego desde o segundo trimestre de 2016. O inquérito mostra um aumento de 3,4 pontos percentuais. Os dados avançados pelo INE mostram também que a última vez que o desemprego esteve tão baixo foi em 1999.

Gráfico que representa a taxa de desemprego desde o primeiro trimestre deste ano

Fonte: Diário de Notícias

O emprego muito qualificado é o que está no primeiro lugar do pódio, sendo que 66 mil postos de emprego pertencem a “intelectuais e cientistas”. Estes ocupam mais de 18% do emprego criado.

Depois dos trabalhadores muito qualificados, os postos de emprego que mais contribuíram para este aumento pertence à indústria e construção. Estas áreas tiveram o maior registo dos últimos 11 anos, com 59 mil empregos criados.

As profissões mais complexas, como intelectuais e qualificados da indústria, preenchem “quase 49% do emprego”.

As áreas do turismo e da indústria foram as que criaram mais postos de emprego em Portugal desde o início deste ano.

As áreas do turismo e da indústria foram as que criaram mais postos de emprego em Portugal desde o início deste ano.

Segundo os dados lançados ontem pelo INE, o emprego continua a aumentar nas áreas do turismo e do imobiliário. Apenas num trimestre foi possível criar 102,3 mil empregos.

Quanto ao desemprego nos jovens, esse também diminuiu. Em sete anos tem o seu nível mais baixo, com 22,7 pontos percentuais.

Com todos estes postos de emprego criado, a taxa de desemprego acabou por descer para os seus mínimos desde 2009. Situa-se agora nos 8,8%.

Fonte: Diário de Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *