Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

Como trabalhar numa Clínica Veterinária

  • A área dos cuidados animais apresenta excelentes oportunidades para criar uma carreira impactante, em contacto com o mundo animal.
  • Conheça os Cursos de Cuidados Animais Master D, e comece hoje um novo percurso!
Como trabalhar numa clínica veterinária

Trabalhar na área Veterinária

Trabalhar numa clínica veterinária é uma carreira que, na nossa opinião, nos traz muito de bom – ter a possibilidade de acompanhar os animais de estimação na sua recuperação e de acompanhar os seus tutores, é sem dúvida, uma sensação incrível.

Ao mesmo tempo, é uma carreira que exige muito de nós.

É essencial termos amor pela saúde e bem-estar dos animais, assim como força de carácter e perseverança!

Hoje em dia, sentimos que os tutores estão cada vez mais preocupados com o bem-estar dos seus companheiros – os cães, os gatos e outros animais já começam a ser considerados como se fizessem parte das famílias. Desta forma, existem cada vez mais oportunidades para desenvolver uma carreira profissional na área. Para além dos cuidados de saúde básicos, as clínicas veterinárias começam também a oferecer serviços relacionados com o grooming e a fisioterapia animal.

Neste artigo apresentamos as chaves ideais para começar a desenvolver a sua atividade profissional enquanto auxiliar de veterinária.

Cursos de Cuidados Animais

Compaixão e Empatia

O fator mais importante que necessitamos de ter antes de começar a nossa carreira em cuidados animais é a compaixão e a empatia – tanto pelos animais como pelos tutores.

Enquanto auxiliar de veterinário, irá estar a cuidar de animais que podem estar com dor, assustados ou ansiosos. Temos de ter estes fatores em consideração e saber adaptar a nossa prática a cada mascote. Há animais que necessitam de mais tempo para se sentirem confortáveis connosco. Há animais que ficam quietos enquanto estão ansiosos. Há animais que mostram comportamentos agressivos.

Ter a capacidade de criar empatia com o animal de estimação irá ajudar-nos ao longo da nossa carreira.

Por outro lado, irá também necessitar de empatia no contacto com os tutores. Muitas vezes, a ida ao veterinário é um momento de stress e preocupação e necessitamos de saber comunicar da maneira a trazer segurança, realismo e conforto.

 

Lidar e Conter os animais

Enquanto auxiliar de veterinária, será responsável por auxiliar os médicos veterinários enquanto realizam os tratamentos, os exames ou outros procedimentos. Isto requer que tenha conhecimentos sobre comportamento e linguagem corporal dos animais, e técnicas de contenção e manuseio.

Este conhecimento e experiência asseguram a segurança do médico veterinário e do animal de estimação durante todos os procedimentos.

trabalhar em clínica veterinária - contenção de animais

Higienização e Sanidade

As clínicas veterinárias, tal como todos os espaços de saúde, necessitam de altos níveis de higiene e sanidade a fim de evitar doenças de contágio. Enquanto auxiliar de veterinária, será responsável pela limpeza e desinfeção dos consultórios, das jaulas e espaços de contenção, dos instrumentos cirúrgicos e outros equipamentos.

Neste sentido, é necessário ter conhecimentos sobre as técnicas de limpeza e desinfeção próprias para clínicas veterinárias, assim como sobre o uso de material de proteção.

 

Registar a Informação

Em muitas clínicas veterinárias, a manutenção dos dados sobre as mascotes cai sobre a responsabilidade dos auxiliares de veterinária.

Estes dados são muito importantes no processo de tratamento – garantem um historial completo e preciso sobre a condição do animal, dos tratamentos já realizados e possíveis notas a ter em atenção durante futuros tratamentos.

O auxiliar de veterinária necessita de conhecer os procedimentos que são feitos, as patologias que estão a ser tratadas e os cuidados que são necessários de ser registados para futuras consultas e tratamentos.

 

Primeiros Socorros

Em situações de emergência, a responsabilidade de providenciar primeiros socorros a animais pode cair sobre o auxiliar de veterinária. Estas emergências podem consistir em feridas, sangramento, envenenamento ou dificuldades respiratórias – cuidados imediatos são essenciais nestes momentos.

Controlo de sangramento – aplicar pressão sobre feridas para parar o sangramento com ligaduras e gazes.

Ressuscitação cardiopulmonar – técnica de ressuscitação aplicada a animais que deixaram de respirar ou que não apresentam batimento cardíaco.

Asfixiação – quando um animal está a asfixiar é essencial desimpedir as vias respiratórias através da técnica de Heimlich ou removendo o objeto manualmente.

As técnicas de primeiro socorro são essenciais para os profissionais que trabalham na clínica veterinária e podem representar toda a diferença no conforto e saúde futura do animal.

cursos de cuidados animais

Serviço ao Cliente

O auxiliar de veterinária, em muitas clínicas, também é responsável pelas tarefas de serviço ao cliente – por tratar de questões de entrada do animal na clínica, questões de faturação, por explicar a situação do seu animal de estimação, entre outros.

Neste sentido, é necessário desenvolver capacidades de:

Escuta ativa – ouvir as preocupações do tutor, percebê-las e passar a informação ao médico veterinário responsável;

Empatia – perceber a situação por que o tutor está a passar, num momento que pode ser bastante stressante e saber comunicar da melhor forma à situação;

Profissionalismo – na área dos cuidados de saúde, tanto humanos como animais, a confiança é fundamental. Saber vestir, ter aparência cuidada e falar com profissionalismo irá trazer segurança para os tutores da mascote a ser tratada.

Acompanhamento – chamadas de acompanhamento depois de consultas veterinárias fazem toda a diferença na forma como os tutores decidem a clínica veterinária a escolher para próximas consultas. Ter o cuidado de ligar e perguntar como tem sido a recuperação da mascote faz toda a diferença no serviço.

O serviço ao cliente é fundamental na carreira do auxiliar de veterinária e é um excelente fator diferenciador do profissional.

 

Formação na área dos cuidados animais

A melhor forma de começar uma carreira na área dos cuidados animais é através de uma formação certificada lecionada por tutores experientes.

Os cursos de cuidados animais são uma excelente forma de entrar no mercado de trabalho – combinamos os conhecimentos teóricos sobre cuidados animais, sobre diferentes espécies e raças, sobre as patologias e sobre as capacidades necessárias; a atividades práticas que replicam os desafios por que o formando terá de passar durante a sua atividade.

Na Master D contamos com um conjunto de cursos referentes a cuidados animais:

Curso de Auxiliar de Veterinária – Prepare-se para dar assistência a médicos veterinários durante o tratamento e acompanhamento de animais de estimação, durante os processos de serviço ao cliente, de higienização e de atividades de manutenção da clínica veterinária.

Curso de Tosquia e Grooming – Prepare-se para desenvolver as suas atividades ao nível da prestação de cuidados de higiene e estética canina e felina.

Curso de Auxiliar de Veterinária de Equinos – Prepare-se para as atividades de assistência ao médico veterinário na prestação de cuidados de saúde e higiene a cavalos, e para realizar a comunicação entre centros hípicos ou coudelarias e os médicos.

Curso de Auxiliar de Veterinária de Animais Exóticos e Tratador de Zoológicos – Prepare-se para desenvolver a sua atividade profissional em zoológicos e no contacto a animais exóticos.

No final das formações Master D, terá acesso à bolsa de emprego e bolsa de estágio que o poderão auxiliar na conquista de uma primeira oportunidade de trabalho. Contamos com mais de 1500 empresas parceiras.

Não perca a oportunidade de começar a sua carreira em cuidados animais com os cursos Master D!

 

Cursos de Cuidados Animais

Esta notícia ainda não tem comentários

Deixe uma resposta

Partilhar esta página: