O que são e quais são os Superalimentos?

Publicado em 2019-11-07

superalimentos-curso-nutricao-master-d

Superalimentos é um termo de comercialização utilizado para descrever alimentos com supostos benefícios para a saúde.

Apesar de não existir uma definição oficial, o superalimento pode ser considerado todo aquele que possui uma elevada densidade nutricional em vitaminas, minerais, fibra e/ou fitoquímicos (químicos de origem vegetal). Neste sentido, o termo superalimento pode estar relacionado com a definição de alimento funcional, mais utilizado pela comunidade científica para designar um alimento que apresenta benefícios para a saúde, além de satisfazer as necessidades nutricionais do organismo.

Contrariamente aos complexos vitamínicos e minerais sintéticos, os superalimentos são 100% naturais, ou seja não têm qualquer tipo de modificação nem são processados. Por outro lado, são equilibrados e totalmente assimiláveis pelo nosso organismo.

Já pensou certamente em evitar os alimentos processados. Mas já passou à prática?  Em média, mais de 60% dos portugueses são obesos. Por isso é fundamental preocuparmo-nos com o que ingerimos e evitarmos os maus comportamentos alimentares para a manutenção da nossa saúde.

 

Quais as principais características dos superalimentos?

Este tipo de alimentos tem características diferentes, quando comparados com outros tipos de alimentos, nomeadamente quanto à sua composição, funções, utilização e benefícios. Vejamos agora quais são:

  • Composição: os superalimentos têm elevada concentração de nutrientes essenciais, minerais, vitaminas, aminoácidos, ácidos gordos, cálcio e antioxidantes.
  • Funções: Prevenção de doenças e deverão ser parte integrante de um estilo de vida saudável.
  • Utilização: Em forma de batidos, sumos, saladas, cereais, iogurtes como substitutos dos hidratos de carbono.
  • Benefícios: Para além da prevenção de doenças, ajudam no emagrecimento, fortalecem o sistema imunitário, atrasam o envelhecimento e potenciam a renovação celular.

 

O Top 10 dos Superalimentos

Goji

Superalimentos-curso-nutricao-master-dAs bagas de goji são antioxidantes, ricas em proteínas, vitaminas e minerais. Fortalecem ainda o sistema imunitário, reforçam a flora intestinal, diminuem os níveis de stress e retardam o envelhecimento das células.

Sabia que contém mais ferro do que o espinafre?

Estas bagas podem ser consumidas em forma de passas, adicionadas ao iogurte, saladas, batidos ou como snacks. Mas atenção, não consuma em exagero… 10 a 15 bagas, cinco a seis vezes por semana é suficiente.

Sementes de Chia

Superalimentos-curso-nutricao-master-dSão muito ricas em ácidos gordos essenciais (ómega-3 e 6), proteína e fibra, bem como vários minerais – cálcio, ferro, fósforo, selénio, potássio e maganésio. Como têm elevada capacidade de absorção de água, aumentando bastante o seu tamanho quando em contacto com líquidos, pensa-se que as sementes de chia podem auxiliar na perda de peso. Porquê? Porque ocupam parte do estômago, diminuindo a sensação de fome, sendo uma boa ajuda para quem procura perder peso.

Precisa de regular o trânsito intestinal e baixar os níveis de colesterol? Consuma sementes de chia. Pode fazê-lo, por exemplo em saladas, iogurtes, na sopa ou sob a forma de pudim de chia. Há quem misture simplesmente com a água e vá bebendo ao longo do dia.

Açaí

Superalimentos-curso-nutricao-master-dO açaí é uma pequena baga semelhante ao mirtilo, proveniente da floresta amazónica, que tem um poder antioxidante superior a qualquer outro fruto vermelho. Nasce em árvores muito altas, o que dificulta a sua colheita. Como se deteriora facilmente, as bagas devem ser transportadas quase de imediato. Em alternativa, podem ser congeladas ou liofilizadas, chegando ao consumidor sob a forma de pó. O elevado poder antioxidante do açaí ajuda a combater o envelhecimento precoce, bem como várias doenças degenerativas. É também fonte de ómega-3 e 6, que fortalecem o sistema cardiovascular, de vitamina E, cálcio, ferro e magnésio.

Pode ser consumido fresco (embora o sabor seja muito amargo), congelado (preferir ao natural em vez de misturado com guaraná), em batidos ou em papas.

Erva de Trigo

Superalimentos-curso-nutricao-master-d

As folhas mais jovens do trigo que caraterizam este superalimento têm um conteúdo muito significativo em clorofila, flavonóides e vitaminas C e E. Em quantidades moderadas podem contribuir para as defesas antioxidantes e o reforço da imunidade.

Alguns estudos sugerem ainda que a erva de trigo pode favorecer os processos de desintoxicação do organismo e atenuar os efeitos secundários associados a determinados medicamentos.

Maca

Superalimentos-curso-nutricao-master-dPlanta nativa dos Andes cuja raiz constitui uma fonte por excelência de magnésio e ferro, além de fornecer vários aminoácidos essenciais. Na medicina tradicional a maca é utilizada pelas suas propriedades energizantes e tónicas a nível do sistema nervoso, com repercussões ao nível da saúde sexual pois tem efeito afrodisíacos, estimulando a libido e diminuindo a disfunção sexual

Tem elevado teor de vitaminas e minerais, especialmente cálcio, ferro, magnésio e zinco.  Entre as suas propriedades está o aumento da energia e resistência, a manutenção da vitalidade e a melhoria do desempenho físico e mental.

Pode ser consumida em iogurtes, batidos e bolos, mas deve evitar-se o seu aquecimento, de modo a preservar todos os seus benefícios.

Spirulina

Superalimentos-curso-nutricao-master-dEsta alga de cor verde possui quantidades relevantes de proteína, vitamina B12, ferro, ómega-6 e antioxidantes como o betacaroteno. Estes nutrientes parecem conferir-lhe uma ação antimicrobiana, ao mesmo tempo que pode atuar como um probiótico e promover a saúde intestinal. Pelo seu papel no metabolismo da gordura, a spirulina pode ainda revelar-se útil na melhoria dos níveis de colesterol. A sua propriedade, juntamente com a elevada capacidade antioxidante, fazem da spirulina um importante aliado para os desportistas, sobretudo no pós-treino, auxiliando na recuperação muscular. É também rica em cálcio, ferro e potássio, que promovem a saúde dos ossos, auxiliam na oxigenação do organismo e regulam a pressão arterial, respetivamente; várias vitaminas do complexo B, que equilibram o sistema nervoso e a saúde em geral, vitaminas C e E, que neutralizam os radicais livres; em vitamina D, que juntamente com o cálcio contribui para o desenvolvimento de ossos e dentes fortes;

Semanalmente, a dose recomendada é de uma colher de chá, uma ou duas vezes por semana. Podendo ser adicionada a batidos, sumos, saladas e sopas.

Aveia

Superalimentos-curso-nutricao-master-dRica em fibras solúveis e insolúveis, a aveia promove o bom funcionamento intestinal e ajuda a reduzir os níveis de colesterol. Devido ao seu índice glicémico moderado, que estabiliza os níveis de glicémia e insulina, ajuda na perda de peso. Cálcio, ferro, proteínas, vitaminas do grupo B e E e hidratos de carbono são as grandes mais-valias deste superalimento.

As “papas de aveia” são a sua forma mais comum e é  ideal para pequeno-almoço. Pode ainda ser adicionada a iogurtes ou batidos e consumida três a quatro vezes por semana.

Abacate

Superalimentos-curso-nutricao-master-dO abacate tem um elevado poder saciante e, por ser rico em ácido oleico, aumenta o bom colestrerol (HDL) e diminui o mau (LDL). No entanto, por ser uma fruta muito calórica e com muita gordura, deverá ser consumida em pequenas quantidades nas dietas de emagrecimento.

Uma a duas vezes por semana será o suficiente em saladas, na confeção de molhos ou mesmo sozinho.

Gengibre

Superalimentos-curso-nutricao-master-dEste poderoso anti-inflamatório é uma planta herbácea mas a sua raiz é mais utilizada. O gengibre, para além do poder anti-inflamatório é anticoagolante, antioxidante e bactericida. A somar ainda, devido às suas características termogénicas, ativam o metabolismo potenciando a queima de gordura corporal.

O seu sabor picante é utilizado em pratos salgados e doces e de diversas formas: fresco, seco, em conserva, em pó ou cristalizado.

Guaraná

Superalimentos-curso-nutricao-master-d

 

As bagas deste arbusto tropical possuem um elevado teor de cafeína, pelo que podem atuar como um tónico para o sistema nervoso e para a manutenção do estado de vigília. Por este motivo, o guaraná pode afetar beneficamente o metabolismo e o controlo do peso, além de melhorar a performance desportiva. Cerca de 2 g de guaraná em pó (1 colher de café) podem fornecer até 79 mg de cafeína ou o mesmo que meia chávena de um café expresso.

 

 

 

Dica da Tutora:

Segundo David Wolfe, autor de Superalimentos – A Alimentação e a Medicina do Futuro, encaixam neste leque de estrelas nutricionais os “alimentos que têm uma dúzia ou mais de propriedades únicas, não apenas uma ou duas”. Apesar dos benefícios destes superalimentos, o mais importante é manter uma dieta rica e variada evitando os alimentos processados que sofram qualquer tipo modificação.

Artigo escrito em colaboração com Raquel Sousa, Nutricionista Clínica e e-Tutora da Master D

 

Curso de Formação em Parafarmácia, Dietética e Nutrição

Interessa-se pela área do bem-estar? Gostava ter ter uma profissão ligada à dietética e nutrição? Especialize-se em Parafarmácia, Dietética e Nutrição.  Este curso, destinado a quem não tem qualquer experiência na área ou para aqueles que pretendem reciclar conhecimentos já adquiridos, permitirá que desenvolva a sua atividade profissional como:

  • Auxiliar de Parafarmácia
  • Assistente de vendas em Dietéticas ou Ervanárias
  • Comercial de produtos e suplementos alimentares, dietéticos e naturais.

Com o apoio de uma equipa especializada, nomeadamente de uma Nutricionista Clínica e e-Tutora, Preparadores e Orientadora, este curso permitirá que conheça  os produtos disponíveis em parafarmácias e dietéticas, realizar o respetivo aconselhamento, identificar regras de alimentação equilibrada e patologias alimentares, entre outras valências.

Não terá apenas um manual teórico. A sua formação será complementada com vídeos, webinares, jobskills, masterclasses e ainda exercícios e casos práticos para que aprenda praticando. Por outro lado, o Campus Virtual Master D será o seu grande aliado. Através desta plataforma exclusiva poderá entrar em contacto com a equipa docente para esclarecimento de dúvidas, marcação de sessões presenciais e de acompanhamento e ainda terá acessos aos materiais didáticos do curso.

Achamos que são muito bons motivos para dar o próximo passo e especializar-se para, não só realizar-se pessoalmente, como também profissionalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *