Procura emprego? Conheça 8 dicas incontornáveis

Publicado em 2019-03-04

formação a distância

Consulte o seu Centro Formativo para mais dicas sobre como vencer na procura de emprego.

Procurar emprego não é tarefa fácil, o importante é ter um plano e não desanimar. Encare esta busca como um trabalho, que terá de ser cumprido com algum rigor para que triunfe.

Coloque em prática estas 8 dicas

Mantenha o curriculum vitae atualizado e que marque pela diferença: Ter um CV atualizado e bem estruturado é uma importante e fundamental ferramenta na procura de emprego. Por outro lado, tente que se destaque. As empresas recebem dezenas de CV por dia. Faça com que o seu mereça uma segunda leitura.

 

Trace objetivos: Se definir bem para onde quer ir, mais facilmente lá chegará. Ter uma estratégia bem delineada vai fazer com que se mantenha mais focado no “alvo”.

 

Organize o seu tempo: Defina um tempo por dia para a procura de emprego, envios de CV e pesquisas. Se achar necessário, faça um plano de tarefas para melhor se organizar.

formação a distância

Seja organizado, construa um plano de trabalho para manter o foco.

Pratique o networking: Aumente a sua rede de contactos. Segundo o jornal espanhol Expánsion, mais de 80% das empresas já usam redes sociais para busca de “talentos”. Siga as pessoas mais relevantes na sua área e saiba quais os temas mais falados. Vai manter-se atualizado.

 

Cuide das suas Redes Sociais: Para além de as manter atualizadas, deverá ter cuidado extra com o que partilha.  Aquilo que os seus amigos vão ver, o seu possível empregador também. Mas será adequado? Analise antes de publicar.

Como mencionámos no ponto acima, bem mais de metade das empresas utilizam as redes sociais para saber mais sobre os possíveis colaboradores. Escolha a forma como quer que o vejam.

Master D-formação

Cuide do seu perfil nas redes sociais. Não afaste possíveis propostas de emprego.

 

Prepare-se para perguntas difíceis: Qual o seu maior defeito? Qual o ordenado que espera receber? Onde se vê daqui a 10 anos? Não tente ser alguém que não é. Seja genuíno e responda de forma sincera. Caso não o faça, o recrutador vai perceber.

Uma boa forma de se conhecer melhor é escrever sobre si: quais os seus defeitos, qualidades, o que pode melhorar… Quanto melhor se conhecer mais fácil será falar de si próprio!

 

Selecione as empresas para onde gostaria de trabalhar: Não envie o seu CV indiscriminadamente. Veja primeiro se cumpre os requisitos da proposta de emprego. Caso contrário, não o irão chamar e investiu o seu tempo em algo que, à partida, não iria trazer frutos. Aposte o seu tempo em algo que pode gerar resultados positivos!

 

Avalie-se após cada entrevista: Pergunte-se: onde podia ter melhorado? O que podia ter feito de forma diferente? Desta forma vai aprimorando as futuras entrevistas.

Estas dicas foram úteis? Esperamos que sim!

Por vezes podemos ter tendência para nos isolarmos porque podemos desanimar. Conviva com pessoas e demonstre que procura emprego. De onde menos se espera pode surgir uma oportunidade. E ainda, se possível, melhore os seus conhecimentos na área e faça uma formação.

Conheça as opiniões dos formandos Master D após terminarem as suas formações na sua área de eleição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *