Aumento do número de estabelecimentos de Alojamento Local

Publicado em 2018-01-30

Nos últimos dois anos cada vez mais pessoas investiram no Alojamento Local (AL). Devido à crescente procura de alternativas aos tradicionais hotéis, em 2017 foram registados cerca de 19.400 estabelecimentos de AL.

Segundo a secretária de Estado do Turismo, metade dos estabelecimentos de AL existentes foram licenciados “nos últimos dois anos”. Ana Mendes Godinho acrescentou ainda que estes números demonstram “o dinamismo que se vive em Portugal”. Assim como o AL, também metade das empresas de animação turística surgiram entre 2016 e 2017.

Estabelecimentos de Alojamento no Alentejo

Eduardo Miranda, presidente da Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP), afirmou que “quase um terço dos estabelecimentos de alojamento local registados no ano passado” são relativos à obrigatoriedade do número de registo em plataformas electrónicas. Devido a esta obrigatoriedade, o número de estabelecimentos disparou.

Eduardo Miranda acrescentou ainda que “com a nova legislação que obrigou as plataformas a exigirem os números de anúncios, o número de legalizações teve um crescimento importantíssimo”. E acrescentou: “foi talvez das acções mais importantes e com maior efeito que já se fizeram até hoje”. Desta canção resultou uma maior receita fiscal para o sector, assim como a melhoria das condições de dos próprios estabelecimentos. Foram cerca de 18 mil estabelecimentos de AL que se abriram em 2017.

Tendo em conta os dados do Registo Nacional de Alojamento Local, “o alojamento local em Portugal mais que quadruplicou” em três anos. Em 2014 existiam aproximadamente 13 mil estabelecimentos e, actualmente, já são cerca de 55 mil.

Fonte: Observador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *