Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

Masterclass especial - Magusto

Em véspera de magusto, o tutor de Gestão Agrícola e a tutora Filipa de Eventos, Relações Públicas e Marketing receberam formandos de várias áreas formativas para uma masterclass acerca da Castanha. Apesar de passar despercebido, a castanha tem uma reputação a manter e é um fruto que está ligado a vários sectores. Para além da agricultura, o facto de ter uma data (quase) exclusiva faz com que as áreas dos Eventos, de Turismo e Nutrição beneficiem com ela.
 
  Com a sala cheia, falou-se acerca do mercado da castanha, da importância que esta tem tanto a nível nacional como internacional e até de como organizar um magusto na vertente empresarial. Como não podia deixar de ser, também as castanhas estiveram presentes nesta masterclass – quentinhas, boas e acompanhadas por água-pé. Já dizem os entendidos: “No dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho”.  

A castanha - a sua produção e consumo


Nesta masterclass celebrativa do magusto, a castanha foi a personagem principal. Se, na semana anterior já se tinha realizado uma masterclass de prova de vinhos já só nos faltavam as quentes e boas. A produção de castanha tem aumentado exponencialmente. Se, antigamente, a sua importância era mínima, actualmente é já considerada um fruto nobre. Portugal tem a segunda maior produção da Europa, sendo que 70% a 80% é exportada. Saco de serapilheira com castanhas A nível mundial, o principal produtor é a China. Sim, a China. A castanha precisa de frio para se desenvolver, pelo que a China tem um clima favorável a tal. A nível nacional, as cidades de Bragança, Chaves e Guarda e Portalegre são aquelas em que se produz. Apesar de Portugal não ser tão produtivo, o mote “qualidade em vez de quantidade” aplica-se na perfeição. De Outubro a Janeiro, podemos contar com elas assadas nas ruas e nas mesas das casas portuguesas. Já no resto ano, a indústria da transformação toma conta dela e a oferta passa a ser de castanha congelada, pilada, entre outras.

Esta notícia ainda não tem comentários

Deixe uma resposta

Partilhar esta página: