• Partilhar:
Indústria metalúrgica precisa de 10 mil trabalhadores
Com um crescimento nas exportações na ordem dos 40%, a indústria metalúrgica e metalomecânica necessita de 10 mil trabalhadores imediatamente. A robotização e automação “já é uma realidade” e, por isso, essa pode ser uma boa aposta. A metalomecânica e a metalúrgica constitui já “o sector mais exportador da economia portuguesa”. Para que continue a crescer como tem crescido desde 2010 são precisos cerca de 10 mil trabalhadores. No entanto, até ao final do ano este número pode duplicar. Existem cada vez mais autómatos na indústria, no entanto, são também precisos trabalhadores indústriais qualificados Existem cada vez mais autómatos na indústria, porém, são também precisos trabalhadores industriais qualificados O vice-presidente da Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal (AIMMAP), Rafael Campos Pereira, declarou que a indústria metalúrgica poderia “ter mais 10 mil trabalhadores, no mínimo, se fosse possível encontrá-los”. Afirmou ainda que, se a indústria continuar assim, a situação vai ser dramática, “visto que as empresas não vão ter trabalhadores”. A substituição de postos de trabalho pelas áreas da automação e robotização é real, mas Rafael Campos Pereira afirma que é na formação de profissionais da indústria que se deve apostar. Serão necessários 20 mil operários da indústria metalúrgica até ao final deste ano. Serão necessários 20 mil operários da indústria metalúrgica até ao final deste ano. “É preciso, para já, assegurar a formação para a indústria que temos (…) e começar a pensar nas empresas que viremos a ter”. Portugal é o quarto país que mais exporta produtos da indústria metalúrgica. Acima de Portugal ficam Espanha, Alemanha e França. No primeiro quadrimestre do ano, as exportações cresceram cerca de 16% e a tendência é que continuem a crescer. No entanto, a falta de mão de obra é uma das grandes preocupações do sector.  

Onde estão as novas empresas da indústria metalúrgica e metalomecânica?

Segundo o vice-presidente da associação, tem aberto um número significativo de empresas com investimento directo estrangeiro. Desta forma, o número de operários em falta irá certamente duplicar. Só este ano abriu uma unidade em Estarreja e outra em Évora com investimento francês. Para a segunda, esperam-se 80 trabalhadores até ao final do ano e 300 até 2020. Abriram também unidades em Águeda e no Porto.

Fonte: Dinheiro Vivo

Artigos relacionados

Comentários

07 de Novembro de 2020Magno Viana
Sou Ferramenteiro no Brasil.
Gostaria de saber qual o nome dessa profissão em Portugal ?
Responder
23 de Novembro de 2020Master D — PT

Olá, Magno



Pelas indicações que nos dá, parece-nos ser um ferreiro (profissão de quem cria ferramentas de feero ou aço). 



Atenciosamente,



Master D


Responder
26 de Outubro de 2020OTAVIO AUGUSTO DE MARTINS E PINHEIRO
GOSTARIA DE RECEBER MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. SOU DO BRASIL COM ESPECTATIVAS PARA IR A PORTUGAL
Responder
29 de Outubro de 2020Master D — PT

Estimado Otávio,



Agradecemos o seu contacto e o interesse demonstrado no Curso de Programação de Automação Industrial. Este curso é técnico, composto por sessões práticas, e deverá estar a residir em Portugal para o frequentar. Sugerimos que entre em contacto connosco quando estiver em Portugal. 

Atenciosamente,

Master D


Responder
18 de Julho de 2017Anatoliy Kuksa
Tenho vontade trabalhar na industria
Responder
18 de Julho de 2017Jinley Valdes Mendoza
Bom dia, estou interessado em saber mais sobre o curso de metalomecânica, Obrigado
Responder
19 de Julho de 2017masterd
Boa tarde Jinley,

A Master D não tem curso de metalomecânica. Temos sim os cursos de Programação de Autómatos Industriais e de Manutenção Industrial. Deixamos-lhe os links dos cursos abaixo para os conhecer melhor. Caso fique interessado, pedimos-lhe que preencha o formulário do lado direito da página do curso em questão.

http://www.masterd.pt/curso-programacao-automacao-industrial.html
http://www.masterd.pt/curso-manutencao-industrial.html

Atentamente
Master D
Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes:

Categorias:

Conteúdos em Destaque:

Siga-nos:

Últimas notícias

Sobre a Master.D