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Gestão de Marcas: O que é e como começar uma carreira

  • O capital de marca é cada vez mais importante para as grandes empresas – para criarem uma imagem forte e para criar fidelidade entre os consumidores.
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Gestão de Marcas

O que é a Gestão de Marcas

Gestão de Marcas, ou brand management em inglês, é o processo de criar, desenvolver e manter uma marca com o objetivo de aumentar o seu valor e reputação. Este é um longo processo que envolve estratégias como a criação de uma identidade de marca, desenvolver uma estratégia de posicionamento, gerir a reputação da marca e medir os efeitos das atividades de branding,

No mercado de hoje, caracterizado por um enorme nível de competição, a gestão de marcas é mais importante do que nunca. Com tantos produtos a competirem pelos mesmos consumidores, a marca é um dos grandes elementos diferenciadores no sucesso de cada empresa.

Uma marca forte pode trazer mais consumidores e pode fazer com que os consumidores estejam mais dispostos a pagar preços premium.

A gestão de marcas é igualmente importante na criação de uma imagem de marca consistente à volta dos vários canais de marketing e pode auxiliar as marcas na mitigação de crises de reputação.

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Gestão de Marcas na criação de Capital de Marca

O Capital de Marca, mais conhecido pelo termo em inglês Brand Equity, é o valor que é acrescentado a um produto ou a um serviço por estar associado a uma marca.

Por exemplo – um casaco de uma marca de luxo, por norma, tem qualidade, mas se não fosse a marca associada ao produto, muitos dos compradores provavelmente não teriam a mesma disponibilidade para pagar um preço premium.

O capital de marca representa o valor a mais que os consumidores estão dispostos a pagar por um produto quando comparando com um produto similar que não esteja associado a uma marca. Este é um elemento que tem de ser construído ao longo do tempo através de um conjunto de fatores como reconhecimento de marca, lealdade à marca, qualidade percebida do produto e associações à marca.

Um capital de marca forte vai trazer benefícios financeiros à empresa, vai ser um fator de diferenciação, irá atrair novos consumidores e inspirar lealdade entre os consumidores atuais. Por outro lado, um capital de marca baixo irá trazer prejuízos financeiros para a empresa, irá levar a custos mais altos para conseguir novos consumidores e irá desincentivar a lealdade.

Equipa de Gestão de Marcas

Como criar um Capital de Marca forte

O processo de criação de capital de marca envolve vários passos, desde estudar o mercado e a empresa, analisar o posicionamento atual da marca na mente dos consumidores e aplicar estratégias para criar o posicionamento esperado.

Definir uma identidade de marca – A identidade da marca são todos os elementos visuais e verbais que associamos a uma marca – o nome, o logo, e conteúdo visual consistente.

Criar brand awareness – Brand awareness representa o grau com que a marca e os seus elementos são relembrados por potenciais clientes.

Desenvolver associações de marca – Associações de marca são as associações que potenciais consumidores têm entre a marca e certos atributos como qualidade ou inovação.

Potenciar lealdade à marca – Lealdade de marca é o grau com que os consumidores estão leais à marca e aos seus atributos – a probabilidade de continuarem a comprar da mesma empresa.

Proteger a reputação de marca – A reputação da marca é fundamental na criação e manutenção de Capital de Marca – publicidade negativa poderá destruir o trabalho da equipa de marketing, especialmente na época que vivemos, onde o impacto social e ambiental de uma marca, são tomados cada vez mais como um aspeto importante do processo de decisão do consumidor.

Trabalhando estes aspetos, iremos criar uma marca forte, diferenciada da competição, capaz de gerar lealdade entre os clientes e capaz de adicionar valor aos produtos e serviços.

 

Novas tendências na Gestão de Marcas

O mundo do Marketing Digital está muito interligado às novas tecnologias. Conforme a sua evolução, iremos ter a oportunidade de chegar a mais utilizadores e de chegar de forma mais personalizada, com uma mensagem mais direcionada às suas necessidades e desejos. Neste momento, tecnologias de análise de dados permitem que marcas criem uma mensagem personalizada para diferentes grupos de clientes ou potenciais clientes – uma mensagem que está mais direcionada às necessidades específicas do grupo.

Também se tem notado tendências relacionadas com o Marketing ao longo dos diferentes canais. Hoje, os utilizadores têm a oportunidade de interagir com as empresas em vários canais como as redes sociais, anúncios, no web site, entre outros. Desta forma, o gestor de marca tem de conseguir estudar a jornada do cliente e tem de conseguir transmitir uma mensagem congruente.

Uma tendência que pode vir a transformar a forma como interagimos com as marcas é a tecnologia relacionada com comunicação por voz. Tecnologias como a Siri e a Alexa, fizeram com que os utilizadores de canais digitais estivessem mais abertos à possibilidade de comunicar com softwares para realizar as suas atividades – em breve, com o avanço das tecnologias, este tipo de software pode vir a ser utilizado por cada vez mais marcas e para mais diversas atividades.

Por último, devemos de mencionar o impacto das redes sociais. As redes sociais demonstram continuamente o impacto que têm na reputação e no capital das marcas. Com cada vez mais plataformas, as diferentes marcas devem de saber escolher em quais delas estar presentes e que tipo de conteúdo partilhar.

 

Como trabalhar em Gestão de Marcas

A Gestão de Marcas e o Marketing são áreas que apresentam excelentes oportunidades de emprego e oportunidades de progressão de carreira, no entanto, também são áreas onde existe competitividade entre os candidatos. A melhor forma de nos distinguirmos é com uma formação certificada, como o curso de Gestão de Marcas e Publicidade da Master D!

Ao longo da formação, irá desenvolver as competências e os conhecimentos teóricos para começar o seu percurso enquanto:

  • Brand Manager;
  • Gestor de Produto;
  • Assistente de Planeamento Estratégico em agências;
  • Consultor de Marketing e de Comunicação;
  • Gestor de Eventos.

No final da formação terá acesso à bolsa de emprego e bolsa de estágio da Master D que o poderão auxiliar na conquista de uma primeira oportunidade de emprego!

Também poderá optar por outros cursos dentro da área do Marketing Digital:

Os Cursos Online com Certificado Master D irão destacá-lo no mercado de trabalho!

Não perca a oportunidade de entrar numa área com excelentes oportunidades, com a possibilidade de conseguir salários bastante atrativos e em expansão!

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