Formação em Turismo – Uma opção profissional

Publicado em 2016-08-11

Nos últimos anos, o turismo em Portugal tem vindo a crescer não só a nível de visitantes mas também da oferta na excelência de serviços. Com esta tendência de evolução, a aposta em formação na área do turismo é o principal foco para uma melhor valorização profissional no mercado de trabalho.
Turismo Portugal

Crescimento da oferta turística

A formação em turismo pretende formar profissionais dinâmicos e empreendedores capazes de responder a atuais desafios neste setor com perspetivas de evolução.

Em Portugal, a crescente oferta e capacidade de atração de turistas internacionais tem feito com que a taxa de desemprego tenha descido. Segundo o Instituto Nacional de Estatística caiu de 1,6% entre o primeiro e segundo trimestre deste ano.
A crescente oferta turística no Algarve, Lisboa e Madeira, regiões onde se tem evidenciado uma maior procura, tem contribuído para a criação de novos postos de trabalho e consequente aposta em formação qualificada na área do turismo.

Os principais turistas provêem do Reino Unido, Alemanha, Espanha, França, Holanda e Brasil. O que os atrai são o clima, gastronomia e a excelente relação qualidade/preço da oferta turística em hostels, hotéis, alojamento local, turismo rural, cruzeiros, entre outros.

Nesse sentido, é importante formar profissionais em cursos especializados na área do turismo com o objetivo de criar valor para as empresas.

Cursos na área do turismo

Inúmeras unidades hoteleiras portuguesas têm sido distinguidas com prémios internacionais de inovação e criatividade, contribuindo para que Portugal tenha uma presença assídua em prestigiados meios de comunicação mundiais.

As formações da Master.D, na área do turismo, ajudam a preparar profissionais com competências e qualificações adequadas às exigências do mercado proporcionando cursos de formação como Técnico de Turismo ou de Turismo Ambiental e Rural.

Curso de Técnico de Turismo

Curso de Técnico de TurismoO curso de Técnico de Turismo da Master.D não permite apenas trabalhar em agências de viagens, receção de hotéis ou empresas de reservas e organizador de eventos turísticos. As funções do Técnico de Turismo são mais abrangentes como ser um conselheiro profissional na arte e ciência de viajar ou organizar viagens programadas ajustadas à personalidade de cada cliente.
A formação da Master.D em Técnico de Turismo ajuda atuais profissionais com ou sem experiencia a adquirir, melhorar ou aprofundar os seus conhecimentos e competências técnicas na área do turismo, setor em expansão.
As saídas profissionais podem ser:

  • Técnicos de Turismo em empresas agências de viagens e operadores turísticos;
  • Profissionais de informação e promoção turística;
  • Colaboradores do departamento de reservas em empresas turísticas;
  • Organizadores de viagens, congressos, feiras e outros eventos;
  • Futuros responsáveis de agências em franchising ou de negócio próprio.

No decorrer da formação de Técnico de Turismo da Master.D, poderá também adquirir o curso básico de reservas e emissões Galileo para aprofundar e complementar os seus conhecimentos.

Curso de Turismo Ambiental e Rural

Curso de Turismo Ambiental e Rural

O curso de Turismo Ambiental e Rural vem responder a uma necessidade que se tem evidenciado no turismo português, a especialização do turismo ligado aos setores rurais e ambientais, uma atividade geradora de valor e de novas oportunidades de emprego.

  • Esta formação prepara-o para os desafios inerentes a esta atividade, tais como:
  • Pesquisar e interpretar informações sobre recursos e potencialidades turísticas locais e regionais (gastronomia, interesses culturais e históricos);
  • Aplicar as técnicas de atendimento e acolhimento de clientes, explicitando as normas e regras de protocolo;
    Identificar, selecionar e preparar roteiros, itinerários e informações de interesse turístico, sobre determinado espaço rural;
  • Definir atividades de animação de turismo de natureza ambiental e rural, de acordo com as características, necessidades e expectativas dos clientes.

Curso de Rececionista de Hotel e Unidades Turísticas

Curso de Rececionista de hotel e unidades turisticas da Master.DO Curso de Rececionista de Hotel e Unidades Turísticas é a responde à crescente procura nesta área do turismo. Além do profissional de rececionista de hotel realizar as suas funções de receção, acolhimento e atendimento ao cliente necessita ter uma personalidade dinamica, autónoma e multi-funções para conseguir corresponder às expectativas do empregador nesta profissão de responsabilidade.

A formação da Master.D em Rececionista de Hotel e Unidades Turísticas prepara candidatos que pretendam trabalhar na área da hotelaria em funções relacionadas com a receção, acolhimento e atendimento de clientes ou quem já trabalhe na área e quer frequentar uma formação para melhorar as suas competências e valorizar-se profissionalmente.

Esta formação ajuda, entre outras, os formandos de rececionista de hotel em:

  • Compreender as características do setor da hotelaria e as suas especificidades;
  • Atender e gerir, de forma correta, pedidos e sistemas de reserva;
  • Efetuar o acolhimento e o check-in de clientes em unidades hoteleiras e turísticas;
  • Adquirir conhecimentos para a acompanhar/controlar os movimentos das contas dos clientes;
  • Adquirir noções de léxico e língua inglesa em contexto de receção, serviço de reservas e informação turística;
  • Desenvolver os procedimentos necessários à realização do check-out dos clientes.

Com o intuito de identificar oportunidades e melhorias no setor do turismo é imprescindível investir em formações de futuro, criando valor para as empresas e pessoas. Saiba mais sobre os cursos de turismo da Master.D

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *