• Partilhar:

Formação e-learning e b-learning: Diferenças principais 

formanda a estudar através de e-learning

Temos assistido a constantes alterações nos métodos de trabalho e ao aparecimento de novas profissões devido, em grande parte, à evolução da tecnologia. Por isso, cada vez mais torna-se incontornável manter-se constantemente atualizado para potenciar as suas competências técnicas, sendo a procura por novas formações e novos cursos uma ótima opção. Para se permanecer competitivo no mercado de trabalho ou aumentar as hipóteses de empregabilidade, uma formação certificada pode ser a chave certa. Apesar de todos termos uma vida muito exigente, os centros formativos cada vez mais apresentam soluções de formação online certificada diferenciadas e que vão ao encontro das necessidades de cada um.

 

Diferenças entre e-learning e b-learning 

Apesar de existirem várias modalidades de cursos de formação profissional, há duas que são as mais recorrentes e para as quais surgem perguntas frequentes: o e-learning (cursos online) e o b-learning (cursos semi-presenciais). Mas quais as diferenças e em que consiste cada uma das modalidades? Reunimos algumas das principais questões que nos chegam e agora esclarecemos todas.

 

Formações em e-learning

O que significa e-learning?

E-learning é um termo anglo-saxónico que significa electronic learning, ou ensino eletrónico. Esta modalidade de ensino, por vezes também é chamada de formação a distância ou formação online.

Aluno a estudar em e-learningPorque se chama e-learning a este tipo de ensino?

Esta modalidade de aprendizagem, caracteriza-se essencialmente pelo uso das novas tecnologias, nomeadamente a internet, onde a aprendizagem permite mais autonomia e requer mais disciplina, mas tem a grande vantagem de cada um poder ajustar o tempo que tem disponível para o estudo com as restantes atividades do dia a dia.

 

Nos cursos a distância, a aprendizagem é feita apenas através da plataforma de estudos?

Uma formação a distância não significa que o estudo é feito sem qualquer acompanhamento. No caso da Master D, o Campus Virtual da Master D é a plataforma de estudo que permite aos formandos não só terem acesso aos conteúdos da formação, como também entrarem em contacto direto com a equipa docente para esclarecimentos de dúvidas, marcações de sessões, assistirem a workshops, webinares ou definir um plano de estudos personalizado, em consonância com o Orientador de Estudos, adequado às suas necessidades formativas. 

 

Que tipos de cursos podem ser feitos em e-learning?

É possível fazer vários cursos certificados a distância mas é importante escolher os melhores cursos online  que permitam prepará-lo para a profissão escolhida. Cursos ligados ao Turismo, Cuidados Animais, Agricultura, Saúde e Bem-Estar, Comunicação, Serviços Administrativos, Decoração ou Marketing Digital são excelentes apostas para este tipo de modalidade de formação.

 

Quais as reais vantagens de fazer uma formação a distância?

São muitas as vantagens dos cursos online. Nesta modalidade tem maior liberdade e flexibilidade podendo fazer os seus próprios horários, pode estudar onde quiser permitindo uma maior concentração e o ritmo de estudo é decidido por si. Por outro lado, devido ao facto de não ter de se deslocar ao centro de formação economiza tempo e custos. Para quem reside em locais que não têm acesso a centros formativos, esta é uma excelente opção.

 

Formações em b-learning

O que significa b-learning?

Este termo deriva de blended learning, ou seja, aprendizagem mista ou combinada. Formação semi-presencial é outra das formas para designar este tipo de formação.

formandos a estudar em b-learning

De que forma é feita a aprendizagem nos cursos semi-presenciais?

Nesta modalidade, maior parte do estudo é feito a distância, mas inclui sessões presenciais. Os formandos frequentam o centro formativo para sessões de acompanhamento presencial, masterclasses ou sessões práticas inerentes à formação.

 

Que tipo de cursos são realizados na modalidade b-learning?

Os cursos de áreas técnicas e que exijam sessões práticas, deverão ser feitos nesta modalidade. Formações ligadas às energias renováveis, indústria, automação, eletrotécnica, informática ou fotografia, são alguns dos exemplos de cursos onde as sessões práticas são elemento fundamental para a avaliação do formando.

 

Quais as vantagens da formação semi-presencial?

Para além de ter vantagens semelhantes às formações online, os cursos realizados em b-learning permitem complementar os conteúdos estudados através da plataforma de estudos com sessões presenciais. No entanto, terá sempre que ver com escolha de cada um.

 

De forma resumida, ambas as modalidades de estudo são as mais privilegiadas para quem pretende conciliar a sua atividade profissional, ou quaisquer outras atividades do seu dia a dia, com o estudo.  Não sabe por qual delas optar? São diferentes e não há uma fórmula certa. O importante é perceber qual a forma que mais se adequa a si e quais são os seus objetivos. Ainda não sabe?  Entre em contacto, a Master D pode ajudar. 

 

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes:

Categorias:

Conteúdos em Destaque:

Siga-nos:

Últimas notícias

Sobre a Master.D