Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

Falta de mão-de-obra qualificada no sector industrial

A Associação dos Indústriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal (AIMMAP) voltou a alertar para a situação preocupante da Indústria. A falta de mão-de-obra qualificada é um grave problema e pode afectar a competitividade das próprias empresas. O sector industrial garantiu, numa conferência que decorreu no passado dia 26 de Outubro, no Porto, que são necessário 28 mil trabalhadores industriais qualificados. A Associação afirmou também que esta é uma situação urgente. A falta de mão-de-obra qualificada na indústria está a afectar a competitividade das próprias empresas. A falta de mão-de-obra qualificada na indústria está a afectar a competitividade das próprias empresas. Rafael Campos Pereira, vice-presidente da AIMMAP, afirmou: “Queremos alertar para este problema, que é muito grave e que afecta a competitividade das empresas.” Há cerca de um ano atrás já se previa que seriam precisos dez mil trabalhadores para colmatar o défice. Hoje, o número mais que duplicou. Só depois de serem empregados estes profissionais é que a Indústria terá espaço para crescer. A falta de mão-de-obra qualificada deve-se, essencialmente, ao facto do centro protocolar de formação do sector não ter aberto novas turmas. Contudo, existem também outras razões para que falte mão-de-obra no sector industrial. Segundo Rafael Campos Pereira, a indústria já não é tão atractiva para jovens, o que se reflecte na difícil substituição de trabalhadores que se reformam. A evolução demográfica é também um dos factores que contribui para este problema. O vice-presidente da AIMMAP referiu também que “o enorme crescimento da indústria” já faz com que as empresas procurem importar mão-de-obra.  

O futuro do sector industrial

Na conferência da passada quinta-feira, foram também feitas previsões acerca do futuro da Indústria no país. A mudança do paradigma no sector está já acontecer, devido à crescente robotização e digitalização. Acredita-se que quarta revolução industrial – também denominada Indústria 4.0 – terá efeitos positivos, principalmente para atrair os mais jovens. Num futuro próximo poderá ver-se já a substituição de postos de trabalho mais obsoletos por outros nas áreas da logística, investigação e manutenção. Curso de Manutenção Industrial Segundo Rafael Campos Pereira, “a mudança no paradigma dá-se, também, do ponto de vista social. Os novos perfis vão tornar muito mais fácil e muito mais ágil a atracção dos jovens e ajudarão, assim, a contribuir duplamente para preencher as necessidades de produção da indústria”.

Fonte: Dinheiro Vivo

4 respostas a Falta de mão-de-obra qualificada no sector industrial

01 de abril del 2018

Olá, sou brasileiro mais queria saber o que tenho que fazer para ter a oportunidade de trabalhar com vocês .
Obrigado

responder
15 de noviembre del 2017

Olá, sou do Brasil e tenho formação Técnica em Eletrotécnica e gostaria de saber, como me candidatar a uma vaga ai no mercado de trabalho em Portugal?

responder
15 de Novembro de 2017

Olá Walter,

A Master D é um centro formativo e o serviço de inserção laboral que prestamos é exclusivo aos nossos formandos.
Contudo, se se dirigir ao consulado poderá obter respostas ajustadas à sua situação.

Qualquer outra questão, não hesite em contactar.

Atentamente,
Master D

Responder
14 de noviembre del 2017

Já se previa. Deviam agradecer a anos de Governação Capitalista em que o desinteresse e a falta de condições para formação de técnicos já fazia prever esta triste realidade a que chegámos e que só terá tendência a piorar com o passar dos anos e a passagem à reforma dos poucos que ainda existem. Um dia haveremos de querer mão-de-obra especializada, só que não a haverá. Teremos o mercado de trabalho pejado de Engenheiros e Doutores que em nada se aproveitam.

responder
Deixe uma resposta

Partilhar esta página: