Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

O Empreendedorismo e as Vantagens de Empreender em Portugal

  • Há mais de 10 anos que se ouve falar do termo “empreendedorismo” em Portugal. Contudo, consegue dizer o que ele quer dizer, de facto?
  • Neste artigo iremos definir o conceito de empreendedorismo mais afundo e analisar o porquê de valer a pena empreender em Portugal.
empreendedorismo

 

O empreendedorismo está intimamente ligado com o nascimento e crescimento de novas empresas e novos produtos. A inovação e a criatividade estão no cerne do que é o empreendedorismo e levam a que pequenas empresas (chamadas “start-ups”) explorem um novo conceito numa região em que esse não existia ou não tinha sido explorado de forma eficiente. Assim, o empreendedorismo leva a que estas empresas se desenvolvam e movimentem a economia local e nacional.

O que é o empreendedorismo e as suas vantagens

Sabemos que o empreendedorismo está relacionado com novas empresas e que este termo se associa, essencialmente, a pequenas e médias empresas chamadas start-ups. Porém, o que é o empreendedorismo?

Muito resumidamente, o empreendedorismo é a criação de novos negócios a partir de uma visão inovadora de um serviço ou produto. Além disto, o empreendedorismo também está associado à melhoria de produtos ou serviços que já existiam antes. Ser empreendedor passa, por isso, por investir numa ideia criativa e arriscar.

Normalmente, as empresas que mais estão ligadas ao empreendedorismo são chamadas start-ups. Estas são empresas em estado embrionário ou em pleno crescimento que nasceram a partir de um conceito ainda pouco ou nada explorado.

Quanto às vantagens do empreendedorismo, as start-ups são hoje fundamentais na economia competitiva que vivemos. Estas empresas são um dos motores da economia de cada região e até da economia nacional, já que geram emprego e movimentam o capital, tanto na zona em que estão sediadas como nas áreas para onde se expandem.

O empreendedorismo em Portugal

Para quem pensa em seguir o empreendedorismo como opção de carreira, Portugal é um dos países que mais se destaca a nível europeu.

Empreender em Portugal acarreta os riscos de qualquer ação de empreendedorismo. Contudo, o Governo português tem programas de fomento a pequenas e médias empresas (PMEs) que fazem deste país uma das melhores opções para dar o salto e se ser empreendedor.

Alavancar o empreendedorismo e fazer crescer as PMEs é um objetivo comum de todos os Estados-membros da União Europeia, já que todos assinaram o Small Business Act. Portugal não é diferente e tem os seus próprios programas para estar em linha com este decreto europeu. Um dos exemplos destes programas é a Estratégia Nacional Start-Up +, que pretende criar um ecossistema empreendedor estável e sólido, de forma a atrair investimento estrangeiro.

Além disto, Portugal tem já o empreendedorismo como parte do curriculum educacional.

Vantagens de Empreender em Portugal

Portugal é dos países que mais se destaca em termos de empreendedorismo e está acima da média Europeia quanto ao crescimento das PMEs. O governo tem feito um esforço adicional para tornar o país mais atrativo para empreendedores.

Ao empreender em Portugal, pode esperar-se ter acesso a programas e incentivos dentro da Estratégia Nacional Start-Up Portugal +, tais como:

  • Vouchers;
  • Organizações não-governamentais que apoiam start-ups nos mais diversos departamentos;
  • Formação para empreendedores;
  • Subsídios para start-ups cuja energia provenha de fontes renováveis.

Além destes incentivos, Portugal tem ainda uma rede de incubadoras a nível nacional. Nestas incubadoras, várias start-ups em estado embrionário podem coexistir e partilhar conhecimentos, para que todas inovem nos seus produtos e serviços e cresçam de forma rápida e sustentável. Estas estão distribuídas de Norte a Sul do país e já aumentaram 40% de 2016 a 2020, perfazendo um total de 2325 incubadoras.

Portugal tem também inúmeros hubs tecnológicos e criativos, que fomentam a inovação em start-ups em inúmeras cidades como Lisboa, Porto, Aveiro, Braga e Coimbra.

Outra das razões para empreender em Portugal é o tamanho do mercado português. Apesar de este ser mais pequeno, isso não é uma limitação. Pelo contrário, as empresas em crescimento mais rapidamente se expandem para o mercado estrangeiro.

 

Esta notícia ainda não tem comentários

Deixe uma resposta

Partilhar esta página: