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Efeito surpresa no marketing: O que é e porquê usá-lo

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Métodos menos convencionais de chamar a atenção...


Hoje em dia somos sobrecarregados com a quantidade de informação que nos chega através da publicidade e das estratégias de marketing. O ser humano necessita, mesmo que inconscientemente, de criar filtros mentais, de forma a conseguir separar a informação vital para si. Ou seja toda aquela informação mais pertinente que incidam sobre os seus interesses, crenças e atitudes. Os conteúdos virais que surgem por tendências ou modas, quase que diariamente, acabam por ser o foco das nossas conversas, mesmo que o façamos inconscientemente. Muitas das vezes nem reparamos que o fazemos e que este tipo de conteúdo já começa a fazer parte da nossa vida e da forma como nos relacionamos com os outros. As marcas cada vez mais focam-se na premissa do imediato e do instantâneo, ou seja, tentam captar a atenção do público em geral num certo momento e tentar estendê-lo ao máximo, e que exista um diverso número de pessoas a fazer deste assunto o tema de conversa. Este é sem dúvida o grande objetivo deste tipo de conteúdo, em que o mesmo exista durante o máximo de tempo possível e que seja disseminado por um grande número de pessoas. Poderá ser quase impossível imaginar como poderemos fazer este tipo de propagação de mensagem sem ter quase, ou mesmo nenhum recurso a gastos ao nível da publicidade. Hoje em dia isto já é possível, podemos recorrer a técnicas de Marketing de guerrilha para ter este tipo de impacto no público e com um budget mais limitado.  

Surpresa...!


Um dos exemplos mais gritantes, que recorreu a esta técnica e que obteve um impacto mundial foi sem dúvida o lançamento do álbum visual da cantora Beyoncé Knowles Carter em 2013. Sem qualquer gasto publicitário ou outro tipo de recurso a publicação feita através das redes sociais com apenas uma palavra: “Surpresa!”, teve um enorme êxito, desta forma o lançamento deste álbum, que normalmente seria algo que envolveria um custo avultado, foi uma publicação a custo zero, mas com um impacto gigantesco. Nos tempos que correm existe a possibilidade de recorrermos a estas técnicas que suscitam o elemento surpresa no consumidor. Este tipo de técnicas, por mais simples que pareça, necessita de uma estratégia por trás e de uma grande equipa a nível de criatividade. Necessitamos de planear e criar estratégias antes de fazer este tipo de ação, em que o objetivo é impactar o maior número de pessoas num curto espaço de tempo, em que determinado tema acaba por ser o foco das conversas e tudo gira à volta do mesmo. Contudo, esta técnica do efeito surpresa não pode ser usada exaustivamente, muito pelo contrário, tem o seu limite. Esta técnica irá funcionar através de plataformas com muitos seguidores, por isso mais do que nunca as marcas devem apostar em conteúdo diferenciador e que se destaque da sua concorrência. Só assim podemos começar a criar valor de marca na cabeça do consumidor e a construir uma personalidade e um posicionamento fortes.

Artigo de Opinião: André Marques, Técnico de Multimédia da Master D


  Três mulheres a debaterem ideias

Quem ambiciona trabalhar na área da Comunicação e Relações Públicas, chegou ao sítio certo! A Master D tem duas formações que o preparam para ser um especialista em marcas.


 

Curso de Gestão de Marcas e Publicidade


Tem o seu próprio negócio e precisa de aumentar os seus conhecimentos para aplicar estratégias e potenciar a sua marca? Este é o seu curso! No curso de Gestão de Marcas e Publicidade da Master D as grandes temáticas a abordar são o branding, gestão da comunicação, criatividade, new media e eventos No entanto, e caso pretenda, poderá também trabalhar em agências de publicidade e/ou comunicação, agências de marketing, agências de eventos, agências 360.º, departamentos de relações públicas, departamentos de comunicação e imagem ou departamentos de marketing. Nestas poderá desempenhar funções como Assistente de Comunicação e Imagem, Gestor de Produto, Assistente de Planeamento Estratégico. Estas são algumas das saídas profissionais que este curso permite mas o leque é bastante alargado.  

Curso de Eventos, Relações Públicas e Marketing


Assessor de Comunicação e/ou de Relações Públicas, Assistente de comunicação e imagem em organizações públicas e privadas, Assistente de gabinete de assessoria de imprensa ou Assistente num departamento de Marketing, são algumas das saídas profissionais deste curso. E não precisa de ter qualquer experiência para fazer esta formação. O fundamental é gostar da área da comunicação e relações públicas.  Traz o gosto e vocação? Então, neste curso irá saber tudo acerca destas temáticas principais:  Relações públicas, marketing, vendas, gestão de cliente clientes, gestão de reclamações e eventos. Já escolheu o seu curso preferido? Então só falta inscrever-se e mudar o rumo da sua vida profissional. Porque, sem formação, pouco ou nada acontece. 

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