Devia comer 6 cores por dia. Sabia?

Publicado em 2019-04-29

formação nutrição Master D

As cores dos alimentos são determinadas pela presença dos pigmentos que, para além de conferirem a cor, desempenham papéis importantes na prevenção e proteção do organismo contra algumas doenças.

Uma dieta colorida é sinal de alimentação mais saudável. Costuma ter estes cuidados? Se não costuma, comece já a desintoxicar o seu organismo com alimentos das seguintes 6 cores, e colha os seus benefícios a curto e longo prazo. Vamos a isso:

Alimentos Brancos

Devia comer 6 cores por dia - Master D

A couve-flor ajuda ainda a controlar a diabetes

Aqui enquadramos o leite, o nabo, a cebola, a couve-flor e a batata. Fontes de cálcio e potássio, estes minerais são muito importantes para o bom funcionamento do organismo porque conferem proteção e manutenção dos ossos, ajudam a baixar o colesterol e são importantes armas para a regulação dos batimentos cardíacos. Por outro lado, são fundamentais para o funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.

 

Alimentos Vermelhos

Devia comer 6 cores por dia - Master D

A melancia é composta por cerca de 94% de água

Os frutos e vegetais encarnados obtêm a sua cor dos pigmentos naturais das plantas chamado de licopeno. Esta substância que funciona como um antioxidante natural e é responsável pela cor vermelha dos alimentos. Como por exemplo o morango, o tomate, a melancia, a framboesa e a beterraba.

A ingestão de licopeno reduz os riscos de ataques cardíacos e certos tipos de cancro, principalmente o da próstata.

Alimentos Amarelos

Devia comer 6 cores por dia - Master D

De certeza que já ouviu a expressão: “Come a cenoura porque faz os olhos bonitos”!

A cor amarela e laranja é conferida aos frutos e vegetais pelos pigmentos naturais das plantas chamados de catenóides. Muitos deles convertíveis em vitamina A, essencial à boa saúde da visão, sistema imunológico, pele e ossos. O betacaroteno também está presente nestes alimentos. Este antioxidante ajuda na manutenção de um coração mais forte. Pode encontrá-los no mamão, cenoura, manga, laranja e abóbora.

 

Alimentos Roxos

Cursos Parafarmácia, Dietética e Nutrição

As uvas têm um elevado teor antioxidante.

 

Os alimentos de cor azul ou roxa como a uva,ameixa, figo e repolho roxo contêm ácido elágico. Esta substância retarda o envelhecimento, reduz a pressão arterial, ajuda na redução de doenças cardiovasculares e melhora a função da memória.

 

Alimentos Verdes

Devia comer 6 cores por dia - Master D

O abacate é um fruto calórico mas a sua gordura é considerada benéfica

 

Os alimentos de cor verde, como os vegetais folhosos, espargos, abacate, feijão verde ou kiwi possuem clorofila e vitamina A. Estas substâncias têm como funções desintoxicar as células, inibir a ação dos radicais livres  e têm também um efeito anti-cancerígeno e também ajudam na proteção do coração.

 

Alimentos Castanhos

Devia comer 6 cores por dia - Master D

Prefira os frutos secos ao natural: sem adição de sal

 

As fibras e vitaminas do complexo B e vitamina E são principalmente encontradas em alimentos como nozes, aveia, castanhas e cereais integrais. Estes alimentos têm cor castanha e as suas substâncias  e nutrientes têm uma importância vital no organismo: melhoramento das funções do intestino, ajudam no combate à ansiedade e depressão e previnem também alguns tipos de cancro e doenças cardiovasculares.

 

 

A cor dos alimentos revela parte da sua composição nutricional. Por outro lado, pode ser uma boa referência para a manutenção de uma alimentação saudável, variada e equilibrada. Quanto maior a variedade de cor, maior a quantidade de nutrientes diferentes que nos encontramos a ingerir. Cada cor significa benefícios e nutrientes específicos em cada alimento.  Por isso, prefira um prato cheio de cor!

Gostava de aprofundar a temática da nutrição e bem-estar? Saiba mais acerca da formação em Parafarmácia, Dietética e Nutrição da Master D. E conheça ainda as opiniões dos nossos formandos acerca da formação.

Conheça a Cláudia Neto:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *