• Partilhar:
Curso de Multimédia: saídas profissionais e como trabalhar na área

Sente-se inseguro para começar o Curso de Multimédia com o qual sempre sonhou? Esta formação pode parecer demasiado arriscada para quem não conhece a versatilidade de funções que um profissional de multimédia pode desempenhar. Mas não é, tem muitas vantagens e já nem falamos na grande procura destes profissionais.

Neste artigo vamos abordar as saídas profissionais e como trabalhar em Multimédia.

Como trabalhar em multimédia?

A multinacional de telecomunicações Cisco afirma que o streaming e o download de vídeos corresponderá a 80% do consumo da internet até 2021.Ou seja, se os vídeos tendem a representar a significativa maioria do consumo de conteúdos nas plataformas digitais, é natural que a produção também cresça.

Nesse sentido, as saídas profissionais para os que querem trabalhar em multimédia e fotografia tornam-se mais versáteis e os profissionais são cada vez mais procurados.

Se acrescentar a este, também um Curso de Fotografia irá capacitá-lo também a desempenhar tarefas específicas dentro da produção de imagens e vídeos. Os profissionais de multimédia têm o seu leque de saídas profissionais ampliado, já que também produzem conteúdos complementares aos vídeos, podendo incluir texto, áudio, imagem, gráficos e animações.

Conhece todas as funções que um profissional de multimédia pode desempenhar? Listamos abaixo as mais relevantes.

 

Saídas profissionais em Multimédia

É importante destacar que os cursos da área técnica, como o Curso de Multimédia, são dinâmicos e acompanham as tendências do mercado. Por isso, as saídas profissionais e as funções de quem vai trabalhar em multimédia são constantemente atualizadas.

  • Designer gráfico: cria projetos de comunicação visual (designer multimédia) e novos produtos e embalagens (packaging designer). Desenha logotipos (branding designer), formata qualquer tipo de material visual como panfletos, outdoors, páginas da internet ou vídeos (designer e animador 2D/3D). 
  • Gestor de projetos multimédia: gere processos e equipas relacionadas a grandes projetos multimédia.
  • Fotógrafo: para fotografar nas suas mais diversas vertentes e áreas, os profissionais com um Curso de Fotografia são também procurados.
  • Editor de áudio: edita e organiza, de forma técnica e inteligível, os materiais gravados para a produção de uma faixa sonora destinada a um vídeo ou outra produção final.
  • Editor de imagem e vídeo: edita e organiza, tal como o editor de áudio, mas desta fez falamos dos materiais elaborados para a produção de imagens e vídeos.
  • Operador de câmara: é o profissional responsável por manusear a câmara de vídeo para produções audiovisuais.
  • Copywriter: redator de conteúdos para diversos projetos, desde blogs e sites, com o objetivo de orientar a sua audiência a tomar uma decisão.
  • Guionista: criativo responsável por escrever guiões para produções audiovisuais de diversos tipos.

 

Todas estas funções podem ser desempenhadas em empresas de diversos setores, tornando ainda mais versáteis as saídas profissionais de um multimédia. Assim, estes profissionais podem trabalhar em empresas na área da comunicação, das tecnologias de informação, da produção pedagógica/educacional e de animação; agências de marketing e publicidade; estúdios de produção audiovisual; televisão digital; cinema; música; e com negócios próprios no ramo da multimédia.

 

Sobre o Curso de Multimédia

Uma formação em multimédia é uma excelente opção para os que pretendem obter uma especialização rápida e com um foco claro no mercado de trabalho. Afinal, um curso da área técnica pode ser realizado em menos de um ano, enquanto as licenciaturas levam três anos e incluem muitos conhecimentos teóricos, imprescindíveis aos que querem seguir carreira na área da pesquisa científica.

Um Curso de Multimédia é mesmo uma mais valia para os que procuram um complemento a outras formações ou profissões e ainda para os profissionais que queiram reciclar os seus conhecimentos.

Está preparado para impulsionar a sua carreira como multimédia? Contacte a Master D Portugal e obtenha mais informações.

 

 

Veja ou reveja a edição de outubro da Revista MD+ e veja o trabalho da equipa de Multimédia da Master D

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes:

Categorias:

Conteúdos em Destaque:

Siga-nos:

Sobre a Master.D