• Partilhar:
O mundo equestre tem muito que se lhe diga. Para aqueles que são eternamente apaixonados por estes animais que têm a força da natureza a correr-lhes no sangue, lançámos um novo curso – Auxiliar de Veterinária de Equinos.

A paixão pelos cavalos é o elo de ligação entre criadores, tratadores e todos os que fazem equitação e /ou hipismo seja por que razão for. Não se trata apenas de retirar lucros económicos desta actividade, para lidar com equinos diariamente é necessário ser-se fascinado por estes animais.

Com um mercado equestre em expansão e, sendo estes animais que exigem cuidados muito específicos, a Master D lançou um novo curso para se adaptar a estas necessidades.
O curso de Auxiliar de Veterinária de Equinos é o curso para quem é aficionado por cavalos e seus semelhantes e para quem quer trabalham na sua área de eleição.

Mulher a expressar afecto por um cavalo


Equinos no quotidiano humano


Desde que o ser humano se tornou sedentário que esta espécie começou a ser utilizada por nós. Contudo, nem tudo são trabalhos de força. Os cavalos são hoje utilizados para as demais funções: seja desporto, para lazer ou até mesmo terapia.

A inteligência destes animais faz com que o contacto humano com eles se torne em algo muito especial. Criam-se laços fortes entre tratadores e cavalos, já que os primeiros conseguem sentir e distinguir diferentes emoções e expressões faciais de quem está diante deles. A Universidade de Sussex avançou com a investigação em 2016 e a responsável afirmou que “o principal resultado foi descobrir que veem através do seu olho esquerdo".

criança com a cara encostada ao focinho de um cavalo


O sector equestre em Portugal


Portugal é o berço da raça de cavalos Puro-sangue Lusitano. Para além de esta raça ser cobiçada a nível nacional, é também bastante apreciada internacionalmente e a sua exportação tem uma expressão maior do que se imagina. Mas quem pensa que o mercado só se limita à compra e venda de equinos, está muito enganado.

O sector equestre abrange as mais variadas áreas, sendo algumas delas o desporto, a criação e até o turismo.

Quanto ao turismo equestre, Pedro Ferraz da Costa afirma que “há muita gente interessada em passar uma semana no campo a montar a cavalo e que vêm fora de época”. Em relação à criação de cavalos Puro-sangue Lusitano, o proprietário da Coudelaria Ferraz da Costa declara que “Há 25 anos, quando se criou a Associação Portuguesa de Criadores do Cavalo Puro-Sangue Lusitano, havia 90 sócios. Hoje são mais de 300.”

Além disto, existem mais de 200 centros equestres federados em Portugal. Em todos estes centros operam equipas cujo objectivo é o bem-estar dos equinos e, por isso, são altamente qualificadas.

Mulher a tratar das ferraduras de um cavalo


O curso de Auxiliar de Veterinária de Equinos


Através do nosso curso de Auxiliar de Veterinária de Equinos, os nossos formandos preparar-se-ão para:

  • Compreender as necessidades nutricionais dos cavalos;

  • Conhecer a anatomia dos equinos e as suas patologias;

  • Identificar e conhecer os cuidados básicos a aplicar ao cavalo;

  • Aprender os principais meios/técnicas de contenção de equinos;

  • Conhecer os principais instrumentos e meios tecnológicos de diagnóstico por imagem, assim como a sua pertinência e técnicas de aplicação;

  • Aprender como se auxilia o médico veterinário antes, durante e após uma cirurgia.


Nesta formação, os nossos formandos terão sessões presenciais realizadas em coudelarias, centros hípicos ou outras instalações semelhantes. Desta forma é possível porem em prática tudo o que aprenderam nos módulos teóricos da formação.

O curso de Auxiliar de Veterinária de Equinos prepara os formandos para trabalharem directamente com cavalos O curso de Auxiliar de Veterinária de Equinos prepara os formandos para trabalharem directamente com cavalos

Saiba mais acerca do nosso curso de Auxiliar de Veterinária de Equinos!

Artigos relacionados

Comentários

30 de Julho de 2019Amadeu António de Lacerda Ramos Branquinho
Parabens, as pessoas teem formalizado uma optima escola com bons profissionais
Responder
01 de Agosto de 2019Master D
Olá, Amadeu!
O foco da Master D é o formando. Por isso, trabalhamos diariamente para que cada formando tenha um acompanhamento de excelência, respeitando o ritmo individual de estudo de cada um.
Ficamos muito gratos pelo seu comentário!
Atentamente,
Master D
Responder
30 de Julho de 2019Aadeu António de Lacerda Ramos Branquinho
Parabens, as pessoas teem formalizado uma opptima escola com bons profissionais.
Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes:

Categorias:

Conteúdos em Destaque:

Siga-nos:

Últimas notícias

Sobre a Master.D