Criar a experiência interativa que os fãs procuram

Publicado em 2017-04-19

Estádio do Dragão - Criar a experiência interativa que os fãs procuram

Imagem www.fcporto.pt

Levar os fãs ao estádio para apoiarem as suas equipas ou encher uma sala de espetáculos, onde canta o artista, é o objetivo de qualquer clube ou promotor de evento.

Dar aos fãs razões adicionais para não ficar no conforto e sossego do lar, para chegarem cedo, para consumirem algo no estádio e para fazerem chegar a outros a emoção de ir ao estádio ou de assistir a um espetáculo faz também parte das funções comerciais dos profissionais destes espaços.

Com a tecnologia mais avançada disponível e a criação de soluções específicas para estes locais, começam a surgir formas de combinar tudo isto: proporcionar uma experiência mais gratificante ao espectador, assim como gerar maior afluência e mais receitas.

Tornar o espectador num participante direto da ação, em vez de um simples espectador, é uma das formas de o fazer. Agora, os fãs podem, cada vez mais, participar na ação do próprio evento desportivo ou entretenimento.

As plataformas de WiFi de alta densidade agora disponíveis, para recintos desportivos ou de espetáculos, trazem consigo uma vasta oferta de experiências interessantes e positivas para os fãs e espectadores. O evento desportivo ou o espetáculo já não se resume apenas ao que se passa no campo ou no palco.

Agora, o público pode ter acesso a uma série de informação e ajudas úteis quando está no recinto do evento. Pode também criar conteúdos interativos com o que se passa no local e partilhá-los em direto com a sua audiência pessoal.

Os fornecedores de soluções tecnológicas desenvolveram uma plataforma específica para locais de eventos desportivos ou de entretenimento. O objetivo é responder aos desafios que uma prova desportiva, ou um evento de entretenimento, com uma audiência numerosa proporcionam.

Torna-se desafiante chegar até esta audiência, proporcionar experiências diferenciadas e geradoras de retorno financeiro, tendo em conta o número elevado de potenciais utilizadores, a larga extensão de área a cobrir e a necessidade de disponibilizar pontos de acesso em locais nem sempre fáceis de chegar.

Mas é possível, e estas plataformas beneficiam muitos intervenientes e públicos diferenciados. Traz benefícios para os fãs, para o clube, para o fornecedor de serviços móveis e, não menos importante, para os patrocinadores e anunciantes. Desta forma, esta solução tecnológica acaba por trazer valor acrescentado para todos estes interessados.

A solução permite uma gestão centralizada de uma série de aspetos relacionados com o evento desportivo ou entretenimento. Esta solução permite a gestão dos conteúdos disponibilizados nos monitores, incluindo os conteúdos de vídeo, os conteúdos de publicidade e outros conteúdos digitais.

É possível segmentar os conteúdos, a difundir por local, permitindo que um local receba um conteúdo específico e outro local receba um outro tipo de conteúdo. É a solução ideal para os patrocinadores e anunciantes, poder criar mensagens para um determinado grupo alvo, e a capacidade de a segmentar para fornecer a mensagem certa para o público apropriado no momento adequado.

Por seu turno, os fãs podem aceder a um conjunto de aplicações de dados, de confiança, que funcionam com qualidade na rede wireless com bastante capacidade.

O clube pode também criar aplicativos móveis mais atraentes e fornecer acesso a aplicativos exclusivos com o objetivo de melhorar a experiência dos seus fãs e espectadores. Pode ainda criar mensagens em tempo real que promovam a segurança, melhorando, por exemplo, o tempo de saída e a gestão de trânsito, entre outros.

Além da gestão diferenciada de conteúdos, há ainda uma oferta de serviços adicional e superior. Para além do utilizador poder selecionar o canal que quer aceder pode ser possível também, através da integração com o POS, efetuar pedidos de bebidas e comida a partir do local onde se encontra no evento.

Com esta plataforma, criada para locais de eventos desportivos e entretenimento, é possível estabelecer modelos de interação inovadores e criar novas oportunidades para aumentar as receitas. Agora, os fãs podem participar e partilhar a sua experiência ao vivo e em direto.

Ir ao estádio torna-se muito mais divertido do que ficar a ver em casa. É uma melhor experiência para os fãs. É também, uma publicidade com maior retorno para os anunciantes pois a mensagem é direcionada para o público alvo certo.

Espera-se, por isso, que seja um contributo para o aumento de receitas na venda de bilhetes e no local do evento e a promoção do local do evento através das partilhas dos próprios espectadores e fãs.

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