• Partilhar:
Como Trabalhar em Videojogos: Cursos e saídas profissionais

A indústria de videojogos em Portugal está a desenvolver-se de forma exponencial e os empregos de developers (programadores, artistas e designers de videojogos) estão a ser vistos, cada vez mais, em ofertas de emprego.

Gostava de trabalhar nesta área e quer conhecer realmente o trabalho de um game developer, as suas competências ou o seu salário? Neste artigo vamos explicar tudo o que precisa de saber.

 

Saídas profissionais de um programador de videojogos

A resposta a estas questões pode ser extremamente diversificada, dependendo sempre da sua experiência, do projeto que está a desenvolver, do país de origem do cliente ou até mesmo do estúdio no qual trabalha.

Sendo que em Portugal a indústria dos videojogos ainda está numa fase embrionária, podemos assumir que a maior parte dos empregos serão em pequenos estúdios com ambições de crescimento ou então trabalho de freelancing. No caso específico do freelancing, é necessária uma construção contínua de portefólio, mesmo nos períodos em que não está a colaborar em nenhum projeto. Não o fazer, numa indústria tão competitiva como a dos videojogos, poderá deixá-lo atrás de freelancers mais proativos.

Como compensação, o freelancer em Portugal usufrui de uma vida relativamente barata e tranquila, quando comparado com a maior parte dos países da Europa, beneficiando de um rácio favorável entre valores de pagamento e o custo médio de vida. Quanto aos estúdios, a segurança será maior e terá menos com que se preocupar. Dependerá sempre da sua personalidade e gestão de expectativas.

game art cursos

Cursos para trabalhar em videojogos

Na Master D os cursos estão orientados não só para a aprendizagem das ferramentas, mas também para a criação de um perfil profissional capaz de resolver problemas e construir conteúdos de uma forma criativa.

As formações disponibilizadas estão divididas em dois perfis de developers: o programador e o artista.

Se pretende trabalhar de um modo objetivo e analítico, então o seu perfil está mais virado para o programador. Na Master D, encontra dois cursos orientados para a programação de videojogos 2D e 3D. Dependendo do tipo de projeto que gostaria de desenvolver, pode optar por exemplo, pelo curso de Desenvolvimento de Videojogos 2D com Unity.

Se prefere desenvolver jogos exclusivamente em 3D, tem a possibilidade de ingressar no curso de Programação de Videojogos com unity 3D.

Se pretende trabalhar de um modo mais criativo e subjetivo, sem se preocupar tanto com números, mas mais com formas e cores, então terá um perfil de artista. Um artista developer de videojogos é um artista CG.

A Master D disponibiliza cursos adequados aos perfis de artistas 2D e 3D capazes de criar conteúdos visuais para videojogos. Se pretende modelar e texturizar cenários e personagens para um jogo 3D, então poderá optar pelo curso de Desenho e Modelação 3D com Blender. Se pretende completar competências de desenho ou ser capaz de desenhar um videojogo 2D, poderá optar pelo curso de Game Art.

saidas profissionais em videojogos

Profissionais mais procurados pelas empresas de videojogos

O developer engloba vários perfis. Um videojogo não é somente criado por programadores e artistas. Existe um leque variado de perfis envolvidos na criação de um videojogo. Os dois perfis mais comuns são os programadores e os artistas CG. Ambos trabalham em espectros diferentes da criação, mas complementam-se de um modo dinâmico através de competências extra.

Um programador torna-se muito mais valioso quando entende as especificidades da modelação 3D. Do mesmo modo, um modelador 3D ao conhecer as particularidades da programação, torna o seu trabalho mais rico e fundamentado.

Cada perfil não deve ficar preso aos confinamentos da sua área. Nesta indústria de videojogos, é essencial aprender sempre mais, de modo a ter sucesso. Conheça os cursos de videojogos da Master D.

Artigos relacionados

Comentários

12 de Maio de 2021Mike
Estou a ir para Portugal com finalidade de Estudar e gostaria de saber os valores dos cursos.
Responder
13 de Maio de 2021Master D — PT

Olá, Mike!



Agradecemos o seu contacto e o interesse demonstrado nos Cursos de Videojogos da Master D. Já lhe enviámos um email para mais informações e, se for do seu interesse, pode ainda saber mais aqui: https://bit.ly/2RWn4UX

Ficaremos a aguardar notícias suas!

Atenciosamente,

Master D


Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes:

Categorias:

Conteúdos em Destaque:

Siga-nos:

Últimas notícias

Sobre a Master.D