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Como criar uma marca de sucesso: 7 pontos essenciais para ser eficaz

  • Para criar uma marca é necessário uma estratégia e planeamento focado, pronto para fazer a mensagem correta chegar aos nossos consumidores!
  • Saiba mais sobre a área de gestão de marcas e branding, com o Curso de Gestão de Marcas e Publicidade!
como criar uma marca

Gestão de Marca

A gestão de uma marca ou “brand management” é o processo de criação de uma imagem que transmite os valores desejados para trazer consumidores do nosso público alvo.

Quando falamos de marca referimo-nos a um produto ou serviço que facilmente conseguimos identificar e diferenciar aquilo que nos oferece. No entanto, uma marca é complexa já que é composta por um símbolo, um posicionamento, uma identidade, uma história e características próprias tangíveis e não tangíveis.

O gestor de uma marca tem de compreender que o ADN da marca é aquilo que a define, ou seja, esta é única e tem um diferencial na sua génese.

No curso de Gestão de Marcas e Publicidade este é um dos temas que fazem parte da formação e hoje explicamos melhor em que consiste.

branding para criar uma marca

Como fazer uma gestão de marcas eficaz

Quando pretendemos realizar a gestão de uma marca, a forma mais correta será pensar na mesma como se fosse uma pessoa. Assim devemos perceber as necessidades do público-alvo, incutir sentimentos, pensamentos e uma personalidade. No fundo, é criar relacionamento.

Compreendemos que gerir uma marca é entendê-la, quais as suas ideias e o seu produto ou serviço. Quanto mais informação tivermos mais facilmente será possível posicionar a marca na cabeça do consumidor e este é o grande objetivo de um gestor. Desta forma, conseguimos que o consumidor se lembre da nossa marca quando necessita de ver preenchida uma necessidade, ou seja, quando pretende satisfazer essa mesma necessidade. 

Se o brand manager pensar sempre na marca de forma humana será mais simples de incutir um pensamento e um comportamento. Tendo em conta as necessidades do consumidor criamos uma ligação mais próxima e torna-se mais fácil conseguir um diferencial competitivo. Uma imagem coesa de uma marca potencia o seu sucesso. 

Com este pensamento estratégico será então mais simples de conseguirmos  aumentar o reconhecimento e notoriedade da marca, gerar empatia e diferenciação face à concorrência.

 

Como gerir uma marca: as questões essenciais

A gestão de uma marca passa por diferentes fases, tanto para empresas pequenas como para empresa de maior dimensão, estas fases fazem parte do planeamento estratégico. Vejamos quais são:
 

1. Reunir com a equipa e realizar um “brainstorming”, fazendo questões pertinentes sobre a marca


O que os meus consumidores pensam da minha marca? Qual o benefício do meu produto?  Será que compreendem a minha marca? A qualidade oferecida é igual a qualidade percecionada?
 

2. Divulgar a história da marca

 
Nem todas as pessoas sabem quem é a sua marca. Assim, é importante que se partilhe a razão pela qual a marca existe. Desta forma, estamos a transformar a marca mais humana, mais transparente, confiável e mais próxima dos seus públicos. Partilhar a história, o que somos, o que gostamos, o que representamos, o que defendemos e o que é realmente importante para a minha marca. 
 

3. A promessa da minha marca


Este ponto será o mais importante e pode ser também onde surgem mais dúvidas ao gestor. Será que aquilo que a minha marca promete consegue cumprir? Qual o valor associado à minha marca? Aqui teremos valores intangíveis e tangíveis, por norma os valores intangíveis são os mais importantes. Lembre-se que a promessa vive das expetativas que o público tem da sua marca.
 

4. Compromisso


Uma marca forte necessita de criar confiança no mercado onde atua, assim nunca devemos mentir e criar falsas expetativas sobre a mesma.
 

5. Experiência do consumidor


Perceba todos os contactos que o consumidor vai ter com a marca e trabalhe-os para que seja uma experiência única e agradável. A experiência não termina no momento de aquisição ela perdura no tempo, por isso é importante ser original e muito criativo na forma como o faz.
 

6. A marca deve ser humilde


As marcas sem o seu público não prosperam, por isso deve sempre agradecer e responder ao seu consumidor e assumir os erros quando os comete.
 

7. Definir e compreender o público alvo


Devemos criar uma segmentação do público-alvo, mas também criar “buyer personas”, ou seja, um perfil que representa o comportamento e as preferências do seu cliente-alvo, para criar ações que estejam em linha com a nossa estratégia e cumpram os objetivos propostos.

 

A gestão de marcas é um mundo complexo que exige a este profissional conhecer a sua marca profundamente, antes de criar qualquer tipo de ação no mercado. Devemos apostar numa coerência da marca em todos os canais onde comunicamos e, claro, compreender melhor o nosso público.

O marketing e publicidade são fascinantes para si e gostava de vir a trabalhar nesta área? Já tema alguns conhecimentos, mas procura aumentar as suas competências para crescer na empresa ou conseguir mais hipóteses de emprego? Conheça o novo curso de Gestão de Marcas da Master D e invista no seu futuro profissional.

Artigo escrito em parceria com Diana Martins, e-Tutora dos cursos na área da Comunicação e Relações Públicas da Master D.

2 respostas a Como criar uma marca de sucesso: 7 pontos essenciais para ser eficaz

10 de octubre del 2021

Estou interessada pra candidatar

responder
12 de Outubro de 2021

Olá, Emé



Agradecemos o seu contacto e o interesse demonstrado no Curso de Gestão de Marcas e Publicidade da Master D. Já lhe enviámos um email para mais informações e, se for do seu interesse, pode ainda saber mais aqui: https://bit.ly/3tU4Hxk 

Ficaremos a aguardar notícias suas!

Atenciosamente,

Master D


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