Aumenta o turismo, aumenta o emprego

Publicado em 2017-05-04

Cada vez mais turistas vêm visitar Portugal. Não são precisos grandes estudos para se notar este facto nas ruas das grandes cidades e regiões no país. Lisboa e o Algarve continuam a ser os destinos predilectos, mas agora têm o Porto e os Açores para os acompanhar.

Com o crescimento do turismo, crescem todas as áreas em volta dele e, com elas, mais postos de emprego são criados.

Se 2016 já foi um ano em grande para o turismo, 2017 não vai ficar nada atrás.  De acordo com as declarações do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, os 19 milhões de turistas que visitaram Portugal no ano passado “abrem perspectivas muito interessantes para 2017”.

Esta tendência de crescimento do turismo veio inverter o que se registava em anos anteriores: sazonalidade em certas zonas do país, como o Algarve, e a criação de postos de trabalho neste sector.

As áreas da hotelaria e da restauração são as que mais cresceram, mas também as agências de viagem e as empresas de animação turística procuram contratar cada vez mais trabalhadores. Só em 2016 foram criados cerca de 27 mil postos de trabalho e 2017 não parece ser diferente. As reservas que já estão feitas indicam que este ano pode bater novos recordes.

A restauração foi o sector que mais contribuiu para a criação de emprego, com mais de 19 mil postos criados. Já o alojamento, que tem cerca de 66 mil pessoas empregadas, representa 20% do sector turístico.

Este último sector tem crescido principalmente com o arrendamento de curta duração e com a construção de novos hotéis. Só em 2016 nasceram 4455 novas empresas no ramo da hotelaria e da restauração. Também as agências de viagens, apesar de ocuparem uma menor percentagem no sector do turismo, cresceram e criaram emprego.

A sazonalidade continua a ser um problema deste sector, pelo que os números de empregos criados podiam até ser melhores. No entanto, esta situação parece estar a transformar-se: só nos dois primeiros meses deste ano, que seriam os meses mais fracos, foram mais de dois milhões os turistas que visitaram Portugal.

O facto da época baixa se estar a alterar vai ter implicações directas na criação de emprego. Caso esta tendência se mantenha, o emprego sazonal pode deixar de existir e as contratações passam a ser para o ano inteiro.

O aumento da criação de postos de trabalho decorre essencialmente nas regiões de Lisboa, Porto, Algarve, mas também nos Açores. Lisboa continua a ser o destino preferido dos turistas, tendo registado um aumento de 17,4% relativamente ao ano anterior. Já o Porto e os Açores, regiões com “turismo menos acentuado, registaram subidas acima da média”.

2016 foi um ano de bater recordes no que é relativo ao turismo. As receitas do ano passado chegaram aos 12,7% mil milhões de euros, mais 10% do que em 2015.

Fonte: Diário de Notícias

2 comentários a “Aumenta o turismo, aumenta o emprego

  1. Isabel Carvalhal

    Bom dia,

    Vivo no centro do Porto e estou desempregada. A minha formação é de línguas e turismo, contudo não encontro emprego.
    Gostaria que me dessem algumas dicas, orientação para ser útil na área do Turismo.

    Melhores Cumprimentos

    Isabel Carvalhal

    Responder
    1. masterd Autor do artigo

      Olá Isabel,

      Encaminhámos o seu comentário para o centro formativo Master. D, no Porto. Em breve deverá ser contactada pelos técnicos de formação, sem quaisquer compromissos.

      Os melhores cumprimentos,
      Master.D

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *