Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

Assistente Administrativo – o que é, quais as funções e como trabalhar nesta profissão

Assistente Administrativo

O que é um Assistente Administrativo?

Um Assistente Administrativo é uma figura corporativa de alma e corpo bem presente nas organizações, não importa o tipo, dimensão, a finalidade, ou atividade económica. Não existe uma organização que não tenha um departamento administrativo, uma secção, um administrativo, um procedimento administrativo que seja.

 

O perfil do Assistente Administrativo

O Assistente Administrativo é o profissional que faz a ligação entre empresa física e a administração/gestão. Este profissional está para a empresa como o sistema operativo está para um computador, fazendo a ligação entre o hardware e o software. Sem ele, um computador não funciona, pois não existe forma de levar as indicações de funcionamento.

Nas empresas é igual, sem o profissional administrativo, não existe outra forma de levar as diretivas da empresa até aos restantes colaboradores. Se podemos considerar a gestão como o cérebro da empresa, os colaboradores como o coração, então os Assistentes Administrativos são o sangue que percorre todas as artérias da empresa.  

Conhece as Formações Master D

O que faz um Assistente Administrativo, quais as funções destes profissionais?

Hoje em dia, um Assistente Administrativo faz muito mais que atender telefones, encaminhar pessoas, servir cafés e redigir textos para o seu superior hierárquico. Um Assistente Administrativo hoje é o braço direito da gestão, e funciona em muitos casos como uma extensão dos cargos de chefia e direção das empresas. Compete ao Assistente Administrativo algumas tomadas de decisão de cariz administrativo e não só executar ordens e realizar tarefas pré-definidas pelo topo da hierarquia.

Um Assistente Administrativo para além de ter de ser assertivo, eficiente, eficaz e produtivo, também podemos encaixar a proatividade.

Nos dia de hoje é pedido que seja proativo, que tome a iniciativa de fazer e de decidir, tirando assim um peso de pequenas tarefas e pequenas decisões. Estas decisões menos urgentes na gestão da empresa, ao serem realizadas pelas chefias, retira-lhes tempo precioso que deve ser destinado a tomadas de decisão importantes e de relevo para a vida e funcionamento das empresas.

É por isso que tarefas como gestão do economato, gestão do arquivo ou gestão da correspondência estão entregues aos Assistentes Administrativos. Mas as suas funções vão muito mais além destas agora mencionadas:

  • Receber, fazer e encaminhar chamadas;
  • Fazer relatórios;
  • Preparar e organizar reuniões;
  • Preparar e organizar eventos corporativos;
  • Fazer a gestão de clientes e fornecedores de uma organização;
  • Receber e tratar reclamações;
  • Prestar apoio administrativo em todos os departamentos de uma organização: sejam eles financeiros, de recursos humanos, expediente, marketing, gabinetes de apoio, departamentos jurídicos, entre muitos outros.

curso de assistente administrativo

Como trabalhar como Assistente Administrativo?

Existe um fluxo crescente na procura por profissionais da área administrativa nos últimos anos em Portugal. Depois da crise económica e financeira, as empresas inverteram a tendência de queda e o crescimento do número de empresas em Portugal não tem parado de aumentar. Não só tem aumentado o número de empresas, como as já existentes tem aumentado de dimensão e de valores de faturação. Esta tendência de crescimento coloca as empresas no mercado de emprego à procura de profissionais especializados na área administrativa.

Esta busca destina-se a preencher as necessidades de funcionamento dos seus quadros de pessoal. Dada a grande procura de profissionais nesta área, obter uma especialização ou a melhoria das competências de cada profissional  é preponderante. No momento de encontrar um novo emprego ou na possibilidade de progressão na carreira, quem se destaca é quem tem formação. O mercado acaba por ter a possibilidade de escolher os mais qualificados e os mais capacitados para as funções administrativas pretendidas em cada empresa.

Quem não adquire novas competências ou melhora as atuais, acaba por “perder o barco” e ficar fora da corrida. Mas quem procura estes profissionais para os seus quadros de colaboradores?

Podemos dizer que basicamente todas as empresas ou organizações que tenham necessidade de realizar processos e tarefas administrativas. Desde a maior empresa nacional de telecomunicações, até ao supermercado de bairro, passando até por organizações como associações humanitárias. Todos elas têm necessidades administrativas e aqui, o profissional administrativo especializado, serve como uma luva feita à medida para incorporar as atividades destas organizações.

João Bernardino - Tutor das formações na Área Administrativa da Master D

  

Curso de Assistente Administrativo

Formação de Assistente Administrativo e Financeiro

Sem formação muito pouco acontece. Tal como já foi dito, para quem quer destacar-se e conseguir melhores oportunidades de emprego, este é caminho.

Especializar-se ou potenciar conhecimentos é fundamental para aumentar as hipóteses de empregabilidade. 

Para quem ambiciona trabalhar ou melhorar os seus conhecimentos na área dos serviços administrativos, a Master D tem disponíveis três formações que pode agora conhecer um pouco melhor: 

Curso de Assistente Administrativo e Rececionista

O Curso de Assistente Administrativo e Rececionista permite conhecer e gerir stocks, como fazer a gestão documental, como organizar viagens de reuniões e eventos de forma eficaz. Outras das temáticas fundamentais para quem pretende seguir a vertente administrativa e rececionista é saber como utilizar os softwares essenciais ao despenho das funções, bem como gerir reclamações.

Com este curso, poderão desenvolver a sua atividade profissional como Rececionista, Administrativo, Assistente Administrativo, Assessor de Direção ou Coordenador de equipa administrativa e/ou rececionista.

 

Curso de Assistente Administrativo e Financeiro

O Curso de Assistente Administrativo e Financeiro mais focado na vertente administrativa, permite trabalhar, por exemplo, como Assistente Administrativo, Assistente de Direção, Assistente Pessoal ou Gestor de Cobranças. A gestão de conflitos e reclamações, serviços bancários e noções jurídicas são algumas das valências. Contabilidade, finanças e recursos humanos são também vertentes incontornáveis para um profissional de excelência na área administrativa e financeira. Como realizar contactos telefónicos para recuperação de dívidas de clientes? Quem trabalha na vertente administrativa deverá conhecer quais a técnicas mais eficazes de negociação e como contornar as objeções de clientes.  

 

Agora que já conhece melhor estas vertentes na área administrativa, qual delas mais gosta? Identifica-se com a área administrativa e tem vocação para a mesma? Ambiciona trabalhar num setor com empregabilidade acima da média? Contacte-nos para mais informações e invista na sua formação.

Não perca a oportunidade de começar uma nova carreira com uma formação online!

Formação Master D

 

“Além das pessoas, dos preparadores, dos tutores, o próprio ambiente em si é muito bom. Os workshops permitem o contacto com outros formandos, a partilha de experiências”

Assistente Administrativo Financeiro - Banner

20 respostas a Assistente Administrativo – o que é, quais as funções e como trabalhar nesta profissão

29 de marzo del 2022

Recomendo o curso a quem tem interesse na área de administração mas ainda não tem conhecimentos básicos. Aprendi muito, sobretudo na área informática.

responder
29 de Março de 2022

Olá, João!



Muito obrigado pela confiança e recomendação.



Desejamos muitos sucessos!


Responder
04 de marzo del 2022

Olá. Gostava de receber todas as informações sobre o curso assistente administrativo,é possível se faz favor?
Obrigada.

responder
09 de Março de 2022

Olá, Ileana



Agradecemos o seu contacto e o interesse demonstrado nos cursos na área Administrativa da Master D. Já lhe enviámos um email para mais informações e, se for do seu interesse, pode ainda saber mais aqui: https://www.masterd.pt/cursos-servicos-administrativos.html

Ficaremos a aguardar notícias suas!

Atenciosamente,

Master D


Responder
07 de noviembre del 2020

Solicito informações referente ao curso de Assistente Administrativo,
nomeadamente, valores do curso, horários, tempo da formação e toda e qualquer informação referente a esta formação.
Obrigada

responder
17 de Novembro de 2020

Estimada Pamela,



Agradecemos o seu contacto e o interesse demonstrado no Curso de Assistente Administrativo e Financeiro da Master D. Já lhe enviámos um email para mais informações e, se for do seu interesse, pode ainda saber mais aqui: https://bit.ly/3ny4GMD

Ficaremos a aguardar notícias suas!

Atenciosamente,

Master D


Responder
14 de octubre del 2020

Boa tarde.
Quero muito tirar o curso de assistente administrativo com especialização em assessoria. Como faço a inscrição.
Obrigada.

responder
19 de Outubro de 2020

Estimada Angela, 

Agradecemos o seu contacto e o interesse demonstrado no Curso de Assistente Administrativo com Especialização em Assessoria. Já lhe enviámos um email para mais informações e, se for do seu interesse, pode ainda saber mais aqui: https://bit.ly/349rAmS

Ficaremos a aguardar notícias suas!

Atenciosamente,

Master D

Responder
19 de septiembre del 2020

Ola,quero fazer o curso de assistente administrativo recepcionista, mas antes queria saber de quanto varia o salario para quem trabalha neste ramo,com este curso

responder
22 de Setembro de 2020

Estimada Katia, 

Agradecemos o seu contacto e o interesse demonstrado no Curso de Assistente Administrativo e Rececionista. O salário irá sempre depender da categoria profissional e da empresa onde irá trabalhar. Nós podemos entrar em contacto e deixar todas as informações, sem compromisso. Já lhe enviámos um email para mais informações e, se for do seu interesse, pode ainda saber mais aqui: https://bit.ly/361sB1w

Ficaremos a aguardar notícias suas!

Atenciosamente,

Master D

Responder
23 de julio del 2020

Boa Tarde,

Estou numa empresa a 8 anos, desde sempre fui assistente administrativa de 2ª , quantos anos são necessários de experiência para ser assistente administrativa de 1ª? Obrigada

responder
27 de Julho de 2020

Estimada Adelina,



Apenas a função pública tem a definição de carreira legislada. Caso esteja inscrita no sindicato, deverá verificar junto do mesmo se existe algum acordo com as empresas para definir as carreiras. Caso não seja sindicalizada, sugerimos que verifique junto da sua chefia, dado que é a empresa que estabelece esses patamares. 



Este artigo é meramente informativo e procura ajudar a entender melhor a área dos serviços administrativos, para quem ambiciona nela trabalhar.  Sugerimos, assim, que contacte as entidades que poderão esclarecer melhor as suas questões. 



Atenciosamente,



Master D 


Responder
06 de julio del 2020

Bom dia, onde posso adquirir um Curso prático de Assistente administrativo 100% presencial ?

responder
07 de Julho de 2020

Estimada Cristina, 



Agradecemos o seu contacto e o interesse demonstrado nas nossas formações na área dos Serviços Administrativos. Os nossos cursos nesta área podem ser realizados nas modalidades e-learning (online) ou b-learning (semi-presencial). Se for do seu interesse, pode ainda saber mais aqui: https://bit.ly/31RE5CC ou ainda através do email cursos@masterd.pt

Ficaremos a aguardar notícias suas!



Atenciosamente,

Master D


Responder
05 de julio del 2020

ola como é que posso inscrever o meu filho

responder
07 de Julho de 2020

Estimado José,



Agradecemos o seu contato e o interesse demonstrado nas nossas formações. 



Temos cerca de 30 cursos nas mais diversas áreas nas modalidades distância (e-learning) e semi-presenciais (b-learning). Qual a formação do seu interesse? Clique aqui e veja todos os nossos cursos: https://bit.ly/3e6RpWp



Já lhe enviámos um email para mais informações. Ficaremos a aguardar notícias suas!



Atenciosamente,

Master D


Responder
20 de mayo del 2020

gosto muito de trabalhar no departamento administrativo

responder
20 de Maio de 2020

Que bom, José! Gostarmos da nossa profissão é fundamental para um bom desempenho.
Atenciosamente,
Master D

Responder
05 de febrero del 2020

Estou disponível para o emprego anunciado.

Disponibilidade Imediata para as funções de Assistente administrativo.

Jorge Chantre

responder
05 de Fevereiro de 2020

Olá, Jorge!
Este artigo é informativo acerca das funções e como trabalhar como Assistente Administrativo, não se trata de uma oferta de emprego. A Master D tem cursos disponíveis nesta área.
Jorge, quer deixar-nos alguns comentários acerca desta profissão? Há algo que nos tenhamos esquecido de referir?
Pode partilhar connosco!
Atenciosamente,
Master D

Responder
Deixe uma resposta

Partilhar esta página: