• Partilhar:
Afinal o que é impressão 3D e como trabalhar com esta tecnologia?

Próteses para pessoas com deficiência feitas em poucos minutos. Miniaturas de fósseis de dinossauros reconstruídas em três dimensões.

Se antes estas tarefas pareciam impossíveis, com a evolução das tecnologias tem-se tornado cada vez mais real e comum. Tudo isto graças à evolução das técnicas de impressão 3D.

Mas conhece bem o que é uma impressora 3D? Sabe como funciona?

Neste artigo, a Master D explica esta tecnologia e o motivo pelo qual deve escolher esta área para dar um novo passo no seu futuro profissional.

O que é a impressão 3D?

Também conhecida como prototipagem rápida, a impressão 3D é uma tecnologia de fabricação aditiva em que um modelo é recriado ao vivo e a cores, em três dimensões, através de camadas de material.

Nesse sentido, não são necessários moldes e pode-se reproduzir figuras das mais complexas de forma rápida e barata, com o fabrico de pequenas tiragens.

Criar materiais 3D de forma simplificada é uma possibilidade extremamente útil para as mais diversas áreas, tais como:

  • saúde: criação de próteses;
  • indústria: para desenhar e imprimir peças para as mais diversas utilizações;
  • logística: com a impressão de suportes que facilitem o transporte de materiais.

Design, engenharia e até a educação são também fortes apostas para a impressão 3D.

 

Sendo esta uma tecnologia recente, criada em 1984 na Califórnia, há ainda muito espaço para o seu desenvolvimento. E, claro, para se tornar cada vez mais popular entre os diversos setores empresariais.

Trabalhar com impressão 3D é uma ótima aposta para quem pretende encontrar amplas oportunidades de emprego. Mas antes de ingressar neste mercado especializado, é preciso aprender e compreender melhor o funcionamento de uma impressora 3D e as evoluções da sua tecnologia.

A Master D ajuda-o a encontrar as respostas para algumas das perguntas que cada vez mais pessoas fazem diariamente.

Onde trabalha um profissional de impressão 3D? 

Sendo a tecnologia de impressão 3D muito útil entre os mais diversos setores, este profissional pode trabalhar em áreas tão diferentes como a da medicina ou na indústria automobilística.

Pode ainda trabalhar em gráficas, com a impressão de pequenas peças para lembranças e brindes; em centros de pesquisa, para a impressão de protótipos de peças e miniaturas para estudo.

Sem falar da possibilidade de trabalhar na indústria criativa do cinema e da fotografia, com a impressão de bonecos e outros elementos para animação.

Na opinião da Master D e dos nossos formadores, a impressão 3D torna-se parte essencial de cada vez mais indústrias e empresas.

O que devo saber para trabalhar com impressão 3D?

Antes de trabalhar com impressão 3D, é preciso conhecer as ferramentas atualmente disponíveis, as possibilidades de evolução e reforçar a sua componente teórica. Afinal, isto serve de base para o trabalho quotidiano de um profissional de impressão 3D.

Durante uma formação em impressão 3D, os formandos devem aprender alguns tópicos como:

  • a origem das tecnologias 3D;
  • as técnicas FDM e FFF de fabrico 3D, bem como os materiais escolhidos para o mesmo;
  • os sistemas CAD e repositórios de modelos 3D;
  • o pós-processamento das próprias impressões e muito mais.

Sem falar nas sessões laboratoriais, de contacto com os equipamentos e de troca de conhecimentos com os formadores. Porque o conhecimento teórico deve ser complementado pela prática.

Por se tratar de uma tecnologia ainda nova, pode ser complicado encontrar centros formativos que ofereçam cursos de impressão 3D de qualidade e que incluam a possibilidade de estágio.

A Master D é um centro formativo que se destaca dos restantes, pois acompanha o ritmo de estudo dos formandos e apresenta-lhes possibilidades reais de conseguirem o primeiro emprego na área.

Por isso, recomendamos consultar os objetivos, saídas profissionais e a certificação do Curso de Desenho e Impressão 3D  da Master D Portugal e descobrir tudo o que está à sua espera nesta formação.

Através das nossas Bolsas de Estágio e de Emprego tem ainda a oportunidade de encontrar um estágio ou mesmo um emprego, que lhe irão possibilitar o primeiro contacto com a área da impressão 3D.

Permita-se crescer e alçar vôos mais altos na sua vida pessoal e profissional. Escolha a Master D e comece já hoje a mudar o seu futuro.

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes:

Categorias:

Conteúdos em Destaque:

Siga-nos:

Últimas notícias

Sobre a Master.D