• Partilhar:
A profissão de Auxiliar de Saúde
Ser Auxiliar de Saúde é uma escolha de carreira que exige não só disponibilidade e vocação, mas também grande dedicação e amor à profissão.

Sendo o braço direito de enfermeiros e de outros profissionais com formação superior dentro de diversas instituições de saúde, este profissional é de grande importância nas tarefas inerentes aos cuidados diários a ter com os pacientes.

Auxiliar de saúde num hospital

Como ser Auxiliar de Saúde


Não é uma profissão fácil, já que exige perseverança e aptidão para lidar com seres humanos fragilizados, bem como a capacidade de resolver situações inesperadas, às quais é necessário saber responder com habilidade e tacto.

É sem dúvida uma profissão que devemos louvar e valorizar. Senão, vejamos: sem o Auxiliar de Saúde, todo o funcionamento e logística de um hospital, centro de saúde, clínica, lar e afins ficariam prejudicados.

Os Auxiliares de Saúde têm na sua longa lista de responsabilidades aspectos fundamentais de limpeza dos espaços e materiais, higiene, alimentação e segurança dos utentes, bem como algumas questões administrativas.

É uma profissão multifacetada que envolve o desempenho de várias tarefas em simultâneo, daí que possa exigir muito de quem a pratica, tanto física como psicologicamente.

Em caso de internamento, os Auxiliares de Saúde ajudam a zelar pelo conforto dos pacientes, sendo muitas vezes a ponte entre estes e os médicos e enfermeiros.

Entre todos terá de haver harmonia e entendimento, para que tudo corra "sobre rodas" e os profissionais com formação superior possam também desempenhar com maior facilidade as suas tarefas, providenciando assim os melhores cuidados aos seus pacientes.

Outro aspecto importante, e uma qualidade essencial destes profissionais, é a simpatia e a capacidade de comunicar habilmente com os outros. Os utentes deste tipo de serviços são muito naturalmente pessoas debilitadas, sensíveis, por vezes mesmo até pouco sociáveis, pelo que necessitam de toda a atenção e carinho da parte de quem cuida e lida diariamente com eles.

Um sorriso, uma palavra amiga que demonstre compreensão para com a situação presente que enfrentam pode ser meio caminho andado para tornar a experiência de internamento menos desagradável, enquanto o paciente se encontra em recuperação longe da sua casa.

Sem os Auxiliares de Saúde, os pacientes sentir-se-iam, muito provavelmente, menos amparados.

Auxiliar de Saúde

Todas estas vertentes da profissão de Auxiliar de Saúde podem ser aprendidas, a distância (e-learning) ou semi-presencial (b-learning) através de uma formação adequada para o efeito. Os formandos deste nosso curso têm acesso a sessões complementares práticas que realizamos mensalmente nos nossos centros formativos.

Desta forma, os interessados em seguir uma carreira na área poderão vir a ter uma noção mais aprofundada dos vários aspectos inerentes às funções desta profissão tão imprescindível nos dias de hoje.

Artigos relacionados

Comentários

26 de Junho de 2020Helena Martins
Mais informaçoēs por favor
Responder
01 de Julho de 2020Master D - PT

Estimada Helena,



Agradecemos o seu contacto e o interesse demonstrado na nossa formação em Auxiliar de Saúde. Já lhe enviámos um email para mais informações e, se for do seu interesse, pode ainda saber mais aqui: https://bit.ly/2NIBvGL.



Ficaremos a aguardar notícias suas!



Atenciosamente,



Master D



 


Responder
22 de Junho de 2020Marli
Tenho curso de auxiliar do Brasil,gostaria de saber como validar,pois já pago coren no Brasil tenho carteirinha para exercer a função
Responder
01 de Julho de 2020Master D - PT

Estimada Marli,



Para realizar o reconhecimento do seu curso para outro país deverá contactar o Consulado do mesmo para se informar e saber quais os procedimentos para o efeito, pois existem diferenças de país para país.

Atenciosamente,

Master D


Responder
22 de Junho de 2020Edna
Quanto preço!
Responder
01 de Julho de 2020Master D - PT

Estimada Edna,



Agradecemos o seu contacto e o interesse demonstrado na nossa formação em Auxiliar de Saúde. Já lhe enviámos um email para mais informações e, se for do seu interesse, pode ainda saber mais aqui: https://bit.ly/3gdlXqS



Ficaremos a aguardar notícias suas!



Atenciosamente,



Master D


Responder
19 de Dezembro de 2019Humberto De Souza Soares
O certificado de tecnica em enfermagem pode validar em portugal?
Responder
02 de Janeiro de 2020Master D
Olá, Humberto!
Para realizar o reconhecimento do seu Certificado para outro país deverá contactar a embaixada do mesmo para se informar e saber quais os procedimentos para o efeito, pois existem diferenças de país para país.
Atenciosamente,
Master D
Responder
04 de Julho de 2019Victor Manuel da Silva Ferreira
Gostava de tirar este curso de formação técnico auxiliar de saúde, fui ao iefp mas parece não tenho sorte, porque estive noutra formação de não revalidei seis ufcd, mas gostava de fazer este curso.
Responder
08 de Julho de 2019masterd
Olá, Victor
Para mais informações acerca da formação de Auxiliar de Saúde pode preencher o formulário de contacto aqui: https://www.masterd.pt/curso-auxiliar-saude.html
Em alternativa pode enviar-nos os seus dados para cursos@masterd.pt e entraremos em contacto.
Obrigada!
Master D
Responder
18 de Janeiro de 2018Silene de Oliveira Barbosa da Silva
Fiquei muito interessada, em aprender técnicas especiais e específicas da profissão ?
Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes:

Categorias:

Conteúdos em Destaque:

Siga-nos:

Últimas notícias

Sobre a Master.D