• Partilhar:
A Master D explica: como a carga mental feminina pode trazer problemas para o seu curso online

O que é a carga mental feminina

Sabia que, sobretudo para as mulheres, concluir um curso online pode ser muito mais desafiante do que para um homem? Isso deve-se à carga mental feminina. 

Neste artigo a Master D explica o que é a carga mental feminina e como este problema pode desencorajar as formandas a concluírem o seu curso online.

Imagine que está sentada à frente do computador a concluir uma sessão do seu curso online quando sente um cheiro estranho - a comida no forno está a queimar! Quando se queixa ao marido ou ao filho, que estão a ver televisão, eles respondem-lhe:

“Mas não me disseste que era para desligar o forno!”. Se é mulher e/ou mãe, provavelmente já ouviu também as frases: “Então era só pedires e eu tinha ajudado!” ou “Precisas de alguma coisa?”

Assim, quando o marido ou os filhos esperam que seja a mulher ou a mãe a lembrá-los do que é necessário ser feito, é porque eles consideram-na a responsável. No entanto, se há algumas décadas a ocupação a tempo inteiro das mulheres era ser dona de casa, atualmente a realidade é outra.

Mulher a colocar o jantar na mesa

Segundo a PORDATA, em 1983, 43.3% das mulheres e 74.2% dos homens a partir dos 15 anos trabalhavam. Em 2019, os números mudaram para 50.8% e 60.5%, respetivamente. Ou seja, mais mulheres são mães, mulheres e profissionais, enquanto mais homens passam mais tempo em casa, estando desempregados. O que significam estes números? Que a mulher tem de equilibrar o peso das responsabilidades do trabalho e da casa. Ou seja, apesar de a carga mental feminina ser invisível, os efeitos são visíveis: a desistência do curso, os problemas no emprego, as discussões em família.  

Atenção: é natural que algumas mulheres queiram dedicar-se exclusivamente ao lar e à família. No entanto, se tem estabelecidos objetivos profissionais e está a enfrentar problemas em concluir o seu curso online, a Master D partilha algumas dicas.

A Master D propõe: contorne os problemas e conclua o seu curso online

 

Mulher no computador carga mental feminina Sem dúvida que, compreender o conceito de carga mental feminina, é o primeiro passo para analisar se esta realidade está presente no seu quotidiano.

Na Master D, muitas formandas enfrentam problemas para concluir os cursos online ou semi-presenciais, por terem de conciliar as tarefas do lar com as masterclasses, os workshops e as jobskills. Para evitar os problemas que surgem com carga mental feminina, a Master D recomenda que as formandas conversem com a família antes de começarem o curso.

Explique que o seu futuro profissional também é importante, que a organização da casa é responsabilidade de quem nela mora e que a educação dos filhos não é obrigação exclusiva da mãe. Por outro lado, é normal que as dificuldades surjam ao longo do seu percurso formativo, independentemente do seu género.

Assim, se a principal vantagem do curso online é estudar ao seu tempo, a grande vantagem da Master D é a assistência que os e-tutores e os preparadores proporcionam. Conte com a nossa equipa para muito mais do que aprender os conteúdos do seu curso online ou semi-presencial. A equipa da Master D está aqui para o ajudar a solucionar os problemas que a impedem de começar uma nova história profissional.

 

Artigos relacionados

Comentários

29 de Julho de 2020Ana Paula Duarte Carvalhosa
Realmente é uma grande verdade, eu sou um dos exemplos trabalho 9h por dia, saindo do trabalho tenho que ir buscar os filhos e ainda pensar no que fazer para comer, orientar as tarefas de casa como estender roupa, por outra máquina a lavar, por mesa. Depoi dar banho aos filhos colocá-los na cama, arrumar a cozinha, quando vou pegar para estudar um pouco acabo por adormecer em cima do computador.
Responder
30 de Julho de 2020Master D - PT

Olá, Ana Paula



Fale com a família e partilhe as tarefas. O seu futuro também é importante. E pense sempre que toda a dedicação ao seu curso compensará. Força! 



A equipa da Master D deseja tudo de bom!


Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes:

Categorias:

Conteúdos em Destaque:

Siga-nos:

Últimas notícias

Sobre a Master.D