• Partilhar:
A Master D explica: como a carga mental feminina pode trazer problemas para o seu curso online

O que é a carga mental feminina

Mulher no computador carga mental feminina Sabia que, sobretudo para as mulheres, concluir um curso online pode ser muito mais desafiante do que para um homem? Isso deve-se à carga mental feminina. 

Neste artigo a Master D explica o que é a carga mental feminina e como este problema pode desencorajar as formandas a concluírem o seu curso online.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagine que está sentada à frente do computador a concluir uma sessão do seu curso online quando sente um cheiro estranho - a comida no forno está a queimar! Quando se queixa ao marido ou ao filho, que estão a ver televisão, eles respondem-lhe:

“Mas não me disseste que era para desligar o forno!”. Se é mulher e/ou mãe, provavelmente já ouviu também as frases: “Então era só pedires e eu tinha ajudado!” ou “Precisas de alguma coisa?”

Assim, quando o marido ou os filhos esperam que seja a mulher ou a mãe a lembrá-los do que é necessário ser feito, é porque eles consideram-na a responsável. No entanto, se há algumas décadas a ocupação a tempo inteiro das mulheres era ser dona de casa, atualmente a realidade é outra.

Mulher a colocar o jantar na mesa

Segundo a PORDATA, em 1983, 43.3% das mulheres e 74.2% dos homens a partir dos 15 anos trabalhavam. Em 2019, os números mudaram para 50.8% e 60.5%, respetivamente. Ou seja, mais mulheres são mães, mulheres e profissionais, enquanto mais homens passam mais tempo em casa, estando desempregados. O que significam estes números? Que a mulher tem de equilibrar o peso das responsabilidades do trabalho e da casa. Ou seja, apesar de a carga mental feminina ser invisível, os efeitos são visíveis: a desistência do curso, os problemas no emprego, as discussões em família.  

Atenção: é natural que algumas mulheres queiram dedicar-se exclusivamente ao lar e à família. No entanto, se tem estabelecidos objetivos profissionais e está a enfrentar problemas em concluir o seu curso online, a Master D partilha algumas dicas.

A Master D propõe: contorne os problemas e conclua o seu curso online

mulher no computador em curso online

 

Sem dúvida que, compreender o conceito de carga mental feminina, é o primeiro passo para analisar se esta realidade está presente no seu quotidiano.

Na Master D, muitas formandas enfrentam problemas para concluir os cursos online ou semi-presenciais, por terem de conciliar as tarefas do lar com as masterclasses, os workshops e as jobskills. Para evitar os problemas que surgem com carga mental feminina, a Master D recomenda que as formandas conversem com a família antes de começarem o curso.

Explique que o seu futuro profissional também é importante, que a organização da casa é responsabilidade de quem nela mora e que a educação dos filhos não é obrigação exclusiva da mãe. Por outro lado, é normal que as dificuldades surjam ao longo do seu percurso formativo, independentemente do seu género.

Assim, se a principal vantagem do curso online é estudar ao seu tempo, a grande vantagem da Master D é a assistência que os e-tutores e os preparadores proporcionam. Conte com a nossa equipa para muito mais do que aprender os conteúdos do seu curso online ou semi-presencial. A equipa da Master D está aqui para o ajudar a solucionar os problemas que a impedem de começar uma nova história profissional.

 

Artigos relacionados

Comentários

29 de Julho de 2020Ana Paula Duarte Carvalhosa
Realmente é uma grande verdade, eu sou um dos exemplos trabalho 9h por dia, saindo do trabalho tenho que ir buscar os filhos e ainda pensar no que fazer para comer, orientar as tarefas de casa como estender roupa, por outra máquina a lavar, por mesa. Depoi dar banho aos filhos colocá-los na cama, arrumar a cozinha, quando vou pegar para estudar um pouco acabo por adormecer em cima do computador.
Responder
30 de Julho de 2020Master D - PT

Olá, Ana Paula



Fale com a família e partilhe as tarefas. O seu futuro também é importante. E pense sempre que toda a dedicação ao seu curso compensará. Força! 



A equipa da Master D deseja tudo de bom!


Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes:

Categorias:

Conteúdos em Destaque:

Siga-nos:

Sobre a Master.D