• Partilhar:
10 dicas para estudar durante as férias sem comprometer o descanso

As férias já chegaram mas o estudo continua

 

Uns dias de férias para descansar é o que todos procuramos. Ansiamos a chegada deste período do ano para colocar os sonos em dia, para ver aquela série que andamos a adiar ou que adormecemos quando nos sentamos à noite no sofá depois do dia de trabalho. Quem nunca! Mas há quem aproveite as férias para investir também em cursos online, por exemplo, para regressar ao trabalho com mais competências ou aumentar as possibilidades de emprego.

Está a estudar e não tem um destino de férias? Há várias formas de ser mais produtivo a estudar em casa e manter o foco. Vai de férias de verão fora da sua habitação? Há algumas dicas que não pode mesmo deixar de ter em conta para tirar o máximo partido do estudo sem deixar de relaxar e aproveitar.

 

As dicas essenciais para estudar nas férias

 

  1. Enumere o que precisa de levar consigo:  caso passe férias fora de casa opte por fazer uma lista de tudo o que precisa de levar para estudar: portátil, tablet, marcadores, anotações, mas leve apenas o essencial. Assegure-se que leva tudo para que, quando chegar ao destino, não falte alguma coisa e para não ter de voltar atrás.

 

 

  1. Garanta que tem Internet por wi-fi: se for para um hotel, hostel, alojamento local, ou similar, certifique-se que tem internet por wi-fi para poder aceder à plataforma de estudos ou para fazer as suas pesquisas, onde quer que esteja e sem limitações.

 

 

  1. Faça um plano de estudos: o planeamento e um mapa de tarefas a realizar é fundamental para que consiga ter tempo para tudo. Calendarize o que fazer e em que período fazer, para não perder o foco. Trace as suas metas. Na internet encontra vários calendários para imprimir e onde pode anotar, por dia ou semana, os afazeres a cumprir. Se é adepto dos calendários digitais, há várias aplicações onde pode calendarizar e organizar as suas rotinas e até receber os alertas e lembretes para que nada escape.  

 

 

  1. Equilibre as horas de estudo e as horas de descanso: certamente que já ouviu a expressão: “nem tanto ao mar, nem tanto à terra”. Encontre uma harmonia entre o tempo de estudo e o tempo de lazer e descanso. Não fique demasiados dias longe dos estudos para que não custe tanto o regresso às matérias a estudar. Experimente estudar apenas de segunda a quinta-feira e aproveite os outros dias.

 

 

  1. Varie o conteúdo a estudar: evite estudar a mesma matéria horas seguidas. A cada hora, por exemplo, mude de tema de estudo ou escolha temas complementares. Pode ainda optar por parar de memorizar e, em vez disso, ler sobre o tema. Vai ver que o estudo rende muito mais se alterar um pouco a rotina.  

 

 

  1. Mude de ambiente: experimente estudar na piscina, no jardim, ou num outro local diferente. Veja se resulta consigo. Opte inicialmente por matérias que não exijam tanta concentração e faça o teste.

 

 

 

  1. Relaxe: nos períodos que definiu para relaxar e aproveitar as férias, faça-o mesmo. Não pense no estudo quando deveria estar a usufruir do descanso, dos amigos ou da família. Estes momentos servirão para repor as energias e são muito importantes para que regresse ao estudo com vontade.

 

 

mulher deitada na piscina

 

 

  1. Recompense-se: defina metas e premeie o seu esforço. Por exemplo, por cada hora de estudo, vá dar um mergulho. Por cada tarefa concretizada, faça algo que gosta.

 

 

  1. Não procrastine, mas seja flexível: o famoso “empurrar com a barriga” não o leva a lado algum. Por isso, deixe de procrastinar.  Há dias que terá menos vontade, é verdade. Mas adiar o que planeou pode levar a que, mais tarde, se sinta frustrado e desanimado. No entanto, seja flexível consigo: avalie a situação e redefina o seu plano de estudos caso, nesse dia, não esteja mesmo com cabeça para estudar.

 

 

  1. Opte por estudar de manhã ou ao final da tarde: descubra em que horários o seu estudo é mais produtivo. De manhã estará mais desperto e está menos calor para o distrair. Por outro lado, ao final da tarde pode ser também uma boa opção porque pode aproveitar o dia e dedicar esse período ao estudo.

 

 

Estas dicas foram úteis? Tudo é possível com foco e metas bem estipuladas. Gostava de fazer uma formação com total liberdade de horários e totalmente ao seu ritmo? Contacte a Master D e potencie os seus conhecimentos até mesmo de férias.

Artigos relacionados

Comentários

29 de Agosto de 2020Sãozinha Costa
Eu adorei esta ideia
Responder
31 de Agosto de 2020Master D — PT

Que bom, Sãozinha!



São pequenas dicas que podem ajudar muito a conseguir um equilíbrio. :)


Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes:

Categorias:

Conteúdos em Destaque:

Siga-nos:

Últimas notícias

Sobre a Master.D