Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

Tratador de Zoológicos - Começar e Evoluir na Profissão

  • Ser tratador de zoológicos é uma profissão muito recompensadora para aqueles apaixonados pelo mundo animal.
  • Não perca a oportunidade de começar uma carreira na área com os Cursos de Cuidados Animais!

Tratador de Zoológico

O tratador de zoológico tem um papel fundamental na Saúde e Bem-estar de animais em Jardins Zoológicos, em Parques ou em Centros de recuperação e reabilitação de fauna selvagem – ele é responsável pela alimentação, higiene, monitorização do comportamento e por se certificar que o habitat é próprio, seguro e estimulante para o animal.

Este é um percurso profissional incrivelmente recompensador para aqueles que são apaixonados pelo mundo animal e que querem seguir uma carreira na área ao trabalhar com animais exóticos e espécies em vias de extinção.

E com o aumento do interesse na conservação da vida selvagem e no bem-estar animal, existem excelentes oportunidades para profissionais da área começarem a sua carreira e evoluírem profissionalmente.

Trabalhar com animais exóticos e em vias de extinção significa perceber as necessidades das diferentes espécies e as funções que cada uma desempenha no nosso ecossistema. Os parques zoológicos e os centros de conservação de vida selvagem desenvolvem um papel crucial na educação do público sobre a conservação animal e sobre a proteção da biodiversidade no nosso planeta.

Neste artigo apresentamos a profissão de tratador de zoológicos, a melhor forma de começar o seu percurso pessoal e como evoluir ao longo da carreira!

Quero ser tratador de zoológicos

O que estudar para ser Tratador de Zoológicos?

Ser tratador de zoológicos é uma posição que envolve competências técnicas e científicas, dotada de grande importância – é uma profissão onde a saúde e bem-estar dos animais que cuidamos está sob a nossa responsabilidade.

O Curso de Auxiliar de Veterinária de Animais Exóticos e Tratador de Zoológicos prepara os formandos para começarem a sua atividade profissional nesta área!

Esta formação tem o objetivo de preparar profissionais qualificados para:

  • Intervir nas áreas da prestação de cuidados de saúde e higiene a animais exóticos e selvagens;
  • Potenciar a educação e o enriquecimento ambiental;
  • Identificar as principais espécies de animais exóticos e em cativeiro;
  • Prestar assistência a médicos veterinários durante a sua atividade.

Durante o curso, os formandos terão acesso a Workshops, Webinares e Masterclasses com os tutores e com profissionais da área, onde procuramos desenvolver os conhecimentos e as competências técnicas que os irão diferenciar no mercado de trabalho.

Queremos criar conhecimentos base – isto é, conhecimentos fortes sobre os princípios da veterinária, que irão permitir que o formando comece a sua atividade profissional e que vá evoluindo ao longo da sua experiência de forma mais eficaz.

Terminado o curso, os formandos terão também acesso à Bolsa de Estágio e Bolsa de Emprego Master D que os poderá auxiliar na conquista de uma primeira oportunidade profissional! Contamos com mais de 500 empresas parceiras na área da veterinária.

o que estudar para ser tratador de zoológicos

Quais são as funções do Tratador de Zoológicos?

Os tratadores de zoológicos desempenham um papel crucial na saúde e bem-estar dos animais em cativeiro, assim como na educação do público sobre a sua importância para o ecossistema e para o bom funcionamento do nosso planeta.

Entre as suas funções estão:

Cuidados animais: Os tratadores de zoológicos são responsáveis por realizar as atividades do dia-a-dia que garantem o bem-estar e a saúde dos animais. Estas atividades incluem a alimentação, a limpeza e manutenção dos habitats, administração de medicação e monitorização da sua saúde.

Promover a Saúde: Para além dos cuidados básicos, os tratadores de zoológicos são responsáveis por criar atividades que promovam a saúde física e mental dos animais em cativeiro. Isto pode ser realizado através do enriquecimento ambiental, como brinquedos, puzzles e outros estimulantes que simulem o comportamento que os animais teriam nos seus habitats naturais.

Educação: O tratador de zoológicos pode também interagir com os visitantes e com o público em geral criando programas educacionais sobre os animais sobre o seu cuidado e sobre a sua importância para o ecossistema e para o planeta. Ao educar o público sobre a importância da conservação animal e a gestão sustentável e responsável de recursos naturais, os tratadores estão a promover o conhecimento e a proteção de habitats naturais. Este é um passo muito importante para a preservação de espécies em vias de extinção e a conservação dos habitats naturais para as gerações futuras.

Treino: Muitos animais em Jardins Zoológicos são treinados para fazerem apresentações públicas ou para participarem em atividades com os visitantes.

Registos: Os tratadores de zoológicos devem manter anotações pormenorizadas sobre os animais ao seu cuidado, sobre a sua saúde e comportamento.

Colaboração com Veterinários: Os tratadores trabalham junto dos veterinários para assegurar a saúde dos animais em cativeiro. As suas responsabilidades podem passar por administrar medicamentos, prestar assistência durante os cuidados médicos e monitorizar a saúde dos animais.

Segurança: É fundamental assegurar a saúde tanto dos animais, como da equipa de staff e dos visitantes que passam pelo Jardim Zoológico ou pelos centros de proteção animal.

Ser cuidador de animais é uma profissão tão desafiante como recompensadora e requer muito amor pela conservação e pelo bem-estar animal.

Funções do tratador de zoológicos

Já pensou em começar a sua carreira na área veterinária?

Enquanto profissionais de cuidados animais temos sentido uma mudança muito positiva na relação que o público em geral tem com os cuidados animais e com a conservação do ecossistema.

Os esforços que são feitos tanto pelas escolas primárias, que dão a conhecer o mundo animal e a importância da sustentabilidade às crianças, como pelos meios de comunicação que mostram um pouco do que se passa da atualidade, como pelos jardins zoológicos e centros de conservação que oferecem um contacto mais próximo com os animais selvagens, têm tido resultados.

Sentimos que a população está mais consciente da importância da conservação animal.

Desta forma, surgem mais oportunidades para os profissionais da área!

Com o Curso de Auxiliar de Veterinária de Animais Exóticos e Tratador de Zoológicos os formandos ficarão habilitados para começar a sua atividade profissional a trabalhar em:

  • Parques Zoológicos;
  • Centros de animais e fauna selvagens;
  • Parques naturais e zonas protegidas;
  • Centros de recuperação de fauna selvagem;
  • Clínicas ou hospitais veterinários de animais exóticos ou com serviço equivalente.

Não perca a oportunidade de começar uma nova carreira com os cursos de veterinária Master D!

 

Escola de Veterinária Master D

Esta notícia ainda não tem comentários

Deixe uma resposta

Partilhar esta página: