Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

Novas Tendências em Decoração de Interiores

  • A área da Decoração de Interiores está em constante evolução. As modas de hoje estarão desatualizadas amanhã, e por isso é necessário mantermo-nos sempre atualizados.
  • Não perca a oportunidade de começar uma carreira nesta área com o Curso de Decoração de Interiores Master D!
tendencias em decoração de interiores

Decoração de Interiores

A área da decoração de interiores está em constante evolução com novas modas e tendências a aparecerem e desaparecerem todos os anos – é necessário estar em constante aprendizagem e mantermo-nos atualizados para ir ao encontro das expetativas e desejos de cada cliente.

Hoje, os decoradores de interiores têm a oportunidade de trabalhar nos mais variados tipos de projetos, desde habitações pessoais a espaços comercias e de escritórios. Enquanto sociedade, estamos a dar cada vez mais importância ao espaço interior que nos rodeia:

  • A decoração de uma loja é fundamental para atrair novos clientes;
  • Cada vez mais, consideramos as nossas habitações como sendo uma extensão da nossa pessoa e da nossa personalidade;
  • Os espaços de escritório chamativos são uma forma de trazer melhor ambiente para o local de trabalho.

Neste artigo, apresentamos algumas das modas e tendências que estão a moldar o mercado de decoração de interiores!

Saiba Mais

1. Sustentailidade

Na área da decoração de interiores, sentimos uma preocupação crescente, por parte de clientes, com questões ambientais e questões de sustentabilidade.

Na prática, isto significa que iremos necessitar de adaptar os materiais e as nossas práticas para satisfazer estes cuidados – devemos de procurar materiais que minimizem os gastos, conservem recursos e minimizem o consumo energético.

Materiais – Uma decoração sustentável baseia-se na utilização de matérias e materiais amigos do ambiente – materiais biodegradáveis, reciclados ou reutilizáveis como a madeira, o bamboo ou fibras naturais.

Eficiência energética – Enquanto decoradores, temos a oportunidade de optar por luzes, eletrodomésticos e sistemas de climatização amigos do ambiente, que reduzam o consumo energético e as despesas. A ventilação e luz natural são uma excelente forma de diminuir a nossa pegada ecológica, maximizando os aspetos de sustentabilidade.

A decoração sustentável é uma tendência que prioriza a responsabilidade e consciencialização ambiental!

 

2. Design Biofílico

A decoração biofílica incorpora elementos naturais em espaços interiores.

A filosofia deste estilo refere o facto de que, enquanto humanos, temos uma conexão intrínseca com o meio natural. Uma conexão que necessita de ser mantida e reforçada.

Elementos naturais na nossa habitação e em espaços de comércio melhoram o bem-estar físico, mental e emocional, e ao mesmo tempo trazem mais calor e vida à decoração.

Plantas – As plantas são o elemento mais comum na decoração biofílica. Para além de trazer um toque de verde à decoração, elas ajudam na purificação do ambiente e na redução dos níveis de stress.

Luz Natural – Janelas grandes e altas, claraboias e saguões trazem luz natural para os espaços, criando um ambiente mais leve e vivo.

Água – O som da água a correr cria um ambiente calmo e descontraído. Este aspeto pode ser criado através de fontes ou peças de decoração.

Materiais Naturais – Materiais como a madeira e a pedra trazem um calor natural à decoração de um espaço.

O objetivo da decoração biofílica é trazer os elementos e as sensações do meio natural para o espaço interior – criar um ambiente mais caloroso, calmo e pacífico.

 

3. Cores e Padrões Ousados

Cores e padrões fortes trazem energia, vibração e personalidade ao espaço.

Esta nova tendência, procura criar sensações de forma inesperada.

  • Através de um tom forte, usado em parte da parede;
  • Uma peça de mobília diferente e arrojada;
  • Padrões ousados em tapetes e peças de decoração.

Neste estilo, é muito comum utilizar uma Peça de Declaração (“statement piece”) – um sofá azul fluorescente ou um tapete rosa choque. Estas peças criam um ponto de enfoque na divisão, o que cria uma sensação de drama e entusiasmo – um ponto que será relembrado por quem vir e que poderá ser tema de conversa.

Neste estilo, temos de ter atenção para balançar estas peças com outros tons e padrões mais suaves para criar contraste. O nosso objetivo é criar um ponto de enfoque na divisão.

 

4. Maximalismo

Maximalismo é a filosofia do “mais é melhor”.

Este estilo contrasta por completo com o minimalismo que foi muito usado em anos passados e ainda tem alguma tração.

O Maximalismo é a expressão completamente desinibida do individuo – o nosso objetivo é criar espaços únicos que nos encham os sentidos e cativem o interesse.

Neste estilo misturamos diferentes estilos, cores e texturas:

Cor – A decoração maximalista, muitas vezes incorpora cores fortes e vibrantes como o laranja e o rosa choque.

Padrões – A decoração maximalista mistura padrões ecléticos que podem incluir formas geométricas, padrões floridos e padrões animais.

Quando se pensa num estilo maximalista, é importante criar zonas ocupadas e zonas neutras – criar um balanço natural do espaço. Queremos evitar espaços demasiado ecléticos que criem uma sensação de opressão.

 

5. Integração da Tecnologia

A tecnologia tem se unido à decoração de interiores para criar espaços cómodos, simplistas e com um toque de curiosidade.

Com os avanços na tecnologia, nas suas funcionalidades e na forma em como elas podem ser integradas em diferentes espaços; temos sentido uma procura cada vez maior por conceitos de “smart home” (casa inteligente).

Esta tendência procura trazer comodidade para as nossas vidas, mas de uma forma estética. Alguns exemplos de como tem sido aplicada são:

  • Sistemas de luz inteligente, que podem emitir diferentes cores com diferentes graus de luminosidade e podem ser ajustados através dos nossos dispositivos móveis.
  • Sistemas de segurança modernos;
  • Sistemas de som integrados no espaço – na mobília ou nas paredes;
  • Pontos de carregadores para telemóveis e dispositivos sem fios.

Quando optamos por este estilo de decoração, devemos de procurar uma combinação entre estética e comodidade.

 

Curso de Decoração de Interiores

A área da decoração de interiores apresenta excelentes oportunidades para atuais e futuros profissionais! Oportunidades para conseguir emprego, para progredir na carreira e, com experiência, até abrir negócio próprio.

No entanto, esta é uma área com princípios fundamentais que devem ser aprendidos e desenvolvidos. Quando estamos à vontade com eles, teremos a oportunidade de evoluir na carreira e no conhecimento de forma mais rápida.

O Curso de Decoração de Interiores da Master D dá-lhe estes conhecimentos e prática.

Partimos de um levantamento sobre a história da disciplina e dos diferentes estilos e progredimos para atividades de desenho artístico e desenho técnico, técnicas de AutoCAD e técnicas de representação gráfica.

No final do curso estará pronto para começar a sua atividade profissional enquanto:

  • Decorador de interiores;
  • Consultor em decoração de interiores;
  • Assessor de espaços comerciais e de hotelaria/ restauração;
  • Vitrinista.

Não perca a oportunidade de começar uma nova carreira numa área com excelentes oportunidades e com salários bastante atrativos!

Curso de Decoração de Interiores

Esta notícia ainda não tem comentários

Deixe uma resposta

Partilhar esta página: