Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

'Sobreiro assobiador' vence Árvore Europeia do Ano

E Portugal voltou a receber mais um prémio. Não bastava o turismo arrebatar tudo o que é Óscar do sector, agora também as árvores portuguesas ganham prémios internacionais. O “sobreiro assobiador”, como é conhecido, venceu o prémio de Árvore Europeia do Ano. recepção do prémio Árvore Europeia do Ano Desde 1988 que este sobreiro já é conhecido por ser o mais velho e o maior sobreiro do mundo. Está no livro do Guinness e tem 30 anos de interesse público. Porquê o nome “sobreiro assobiador”? Na verdade, a árvore não assobia e nem é ela que, de alguma forma, poderia fazer um barulho semelhante. A questão reside no facto dos pássaros que, ao final do dia, chilreiam intensamente quando poisam nos seus ramos. O sobreiro está situado em Águas de Moura, relativamente ao lado de Setúbal. Se, há uns anos, esta árvore era apenas conhecida pela população local, desde o ano passado que tem vindo a ser mais e mais conhecido. O sobreiro assobiador tem 234 anos, 16 metros de altura e 29 metros de diâmetro O sobreiro assobiador tem 234 anos, 16 metros de altura e 29 metros de diâmetro João Branco, representante da Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente (CPADA), afirmou ao jornal Expresso que “ no ano passado começou a haver algumas notícias em jornais locais, que depois acabaram por ir parar ao Facebook.”

“Apelamos às pessoas para que comuniquem quando souberem da existência de árvores monumentais para que se possa proceder à sua classificação antes que sejam cortadas”


E acrescenta: “Apelamos às pessoas para que comuniquem quando souberem da existência de árvores monumentais para que se possa proceder à sua classificação antes que sejam cortadas”. João Branco declarou ainda que a protecção de árvores monumentais como o sobreiro assobiador é uma necessidade. Segundo o próprio, as árvores que não estão classificadas “não têm qualquer tipo de protecção legal”. Curso de Turismo Rural e Ambiental O concurso em que o sobreiro assobiador venceu o primeiro prémio foi uma iniciativa de Environmental Partnership Association e decorreu no Dia Internacional da Floresta, 21 de Março. A cerimónia para anunciar os vencedores decorreu em Bruxelas, no Parlamento Europeu. A União da Floresta Mediterrânica fez do sobreiro assobiador a árvore representante de Portugal. Um ulmeiro espanhol ficou em segundo lugar e, em terceiro lugar ficou “O Velho das Florestas”, um carvalho russo. Portugal ganhou com 26 mil votos, em 186.351.

Esta notícia ainda não tem comentários

Deixe uma resposta

Partilhar esta página: