Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

O que é a Robótica e para que serve?

  • A robótica acompanha-nos cada vez mais no dia-a-dia – está presente em pequenos robots que podemos ter por casa, na produção de bens materiais e em muitas outras áreas. Saiba tudo sobre a área no nosso artigo de Blog.

  • Não perca a oportunidade de entrar na área com o Curso de Robótica da Master D!

Robótica - O que é e para que serve?

Robótica

Os Robots já não são objetos do futuro; eles já chegaram e muitos deles estão presentes no nosso dia-a-dia, desenhados para facilitar as nossas tarefas domésticas, como o caso dos aspiradores automáticos.

Mas esta não é a única área onde os podemos encontrar.

A robótica está presente em indústrias desde a medicina à agricultura!

Esta evolução traz consigo a necessidade de novos profissionais qualificados, com os conhecimentos e a experiência necessária para auxiliar empresas das diversas industrias a conseguirem os seus objetivos de forma mais eficiente e menos dispendiosa.

O que é a Robótica?

A Robótica é a ciência que estuda robots, desde o seu desenho à sua produção e programação, para que desempenhem uma determinada tarefa de forma independente ou co-dependente.

A Robótica trata de construir uma máquina e programa-la para que se movimente sozinha e conclua uma ação.

Esta ação pode ser aspirar o chão e voltar ao local onde fica a carregar, ou soldar peças de carros. Esta ciência ou engenharia trata de todo o sistema que irá transformar uma máquina num Robot: os softwares, os controladores e manipuladores, sensores e todas as peças que irão fazer do Robot uma mais valia para a empresa ou sociedade.

Conheça os cursos Master D!

Para que serve a Robótica?

A Robótica tem aplicações nas mais diversas áreas – quando o Robot é criado, irá ter um objetivo específico, que podem ser:

  • Facilitar o dia-a-dia ao desempenhar tarefas domésticas;
  • Ajudar na realização de tarefas de pessoas com deficiências motoras;
  • Ajudar na recuperação de um paciente;
  • Prestar assistência numa cirurgia;
  • Aumentar a produtividade com menor espaço para erro, de forma a acompanhar a procura de um dado produto;
  • Realizar determinadas tarefas perigosas, ou em locais perigosas;
  • Controlar a qualidade de produtos.

A robótica no setor industrial

Pegando o exemplo do setor industrial; o desenvolvimento tecnológico e a procura tendencial por um dado produto fazem com que a indústria precise de robots que desempenhem tarefas de forma rápida, eficiente e com o mínimo de erros. Por esta razão, temos visto o investimento em robótica industrial a aumentar. 

É também por esta razão que a procura por mão de obra qualificada continua a aumentar. É necessária uma equipa com conhecimento e experiência; capaz de realizar a programação do robot industrial, a sua montagem, reparação e adaptação.

Com Robots a substituir cada vez mais humanos nas fábricas, a formação em Robótica é uma mais valia – a capacidade de controlar e trabalhar com as máquinas do futuro.

Curso de Robótica e os seus benefícios

Com as novas aplicações da robótica à nossa atividade, em especial no setor industrial, surgiu um aumento na procura de mão de obra qualificada, que consiga programar, reparar e controlar os robots. Tirar um curso certificado é, de facto, uma mais valia!

O Curso de Robótica da Master D foi pensado para ir ao encontro dos desafios reais que se sentem no mundo de trabalho – durante a formação irá realizar Workshops, Seminários, Masterclasses e Atividades práticas com os tutores e com profissionais da área que lhe darão todas as dicas para que se consiga destacar no mercado de trabalho.

Cada formando ficará com o conhecimento para desempenhar a programação, configuração, produção e manutenção de robots industriais como os robots colaborativos da Universal Robots e KUKA.

No final da formação terá acesso à bolsa de emprego e bolsa de estágio Master D que o poderão auxiliar na conquista de uma primeira oportunidade de trabalho! Ficará com o conhecimento e experiência necessários para realizar a sua atividade profissional em fábricas de manutenção e automação industrial.

Conheça o Curso de Robótica da Master D e prevaleça sobre as máquinas!

Conheça o curso de Robótica!

1 respostas a O que é a Robótica e para que serve?

20 de octubre del 2022

O que é a robótica? Excelente artigo!

responder
Deixe uma resposta

Partilhar esta página: