Portugal entre os 5 países com mais obesidade infantil
![](https://imgcom.masterd.es/31/wp-content/uploads/2017/05/obesidade-infantil-em-portugal-2.jpg)
Um estudo da Organização Mundial de Saúde pôs Portugal no top 5 de obesidade infantil, juntamente com Malta, Grécia, Itália e Espanha. O estudo revela que, em Portugal, um em cada dez rapazes de 11 anos tem obesidade. Os adolescentes portugueses estão a afastar-se cada vez mais da dieta mediterrânea, comendo menos vegetais e frutas. Segundo a responsável pela consulta da obesidade no Hospital Dona Estefânia, Júlia Galhardo, “ cada criança ingere 20 pacotes de açúcar por dia”.
Segundo o mesmo relatório, existe uma relação entre a obesidade infantil e a crise económica dos países do Sul. Este facto nota-se principalmente nos rapazes, quanto mais desfavorecidos, menor é o cuidado com a alimentação. Os maus comportamentos alimentares vão acompanhando o crescimento e passar para a vida adulta. As consequências dos comportamentos pouco saudáveis têm consequências reais: existem mais pessoas a realizarem cirurgias da obesidade. O sedentarismo é também um dos factores para que Portugal esteja entre os cinco países com maior obesidade infantil. Apesar de as crianças e adolescentes portugueses serem das que passam menos tempo a ver televisão, são das praticam menos exercício. Neste caso, a situação das raparigas é a mais preocupante: apenas 6% das raparigas com 15 anos fazem exercício físico.
![Criança a pôr a mão dentro de um pote de guloseimas, uma das causas da obesidade infantil](https://imgcom.masterd.es/31/wp-content/uploads/2017/05/obesidade-infantil-em-portugal-500x375.jpg)
![Rapariga em idade pré-adolescente com obesidade que segura um cão no colo](https://imgcom.masterd.es/31/wp-content/uploads/2017/05/obesidade-infantil-em-portugal-3-500x375.jpg)
O combate à obesidade infantil
A Direcção-Geral de Saúde (DGS) pretende reduzir a obesidade infantil através de uma série de estratégias. Algumas passam por campanhas de alerta e consciencialização, tanto junto das famílias como a nível social. É pretendido também facilitar as escolhas saudáveis nos locais onde frequentam crianças. O combate ao marketing agressivo é também umas das estratégias da DGS.Fonte: Diário de Notícias
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