Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

O que é ser assistente dentária?

assistente dentária

Segundo dados da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), em 2021, quase 70% da população portuguesa tinha falta de dentes naturais (à exceção dos dentes do siso) e 41% dos portugueses não visitavam o médico dentista há mais de um ano.

Para mudar este cenário, o governo tem investido nos chamados “cheques-dentista” tornando mais acessível o acompanhamento da saúde oral. Por outro lado, as clínicas privadas são cada vez mais populares, tornando os preços dos tratamentos mais competitivos.

Neste sentido, a atuação dos profissionais da saúde oral é cada vez mais necessária, como por exemplo o trabalho de assistente dentária. Mas sabes exatamente o que faz uma assistente dentária ou auxiliar de clínica dentária?

Receba Informações sem Compromissos

O que faz uma assistente dentária?                          

Ao contrário do que muitos pensam, as funções de auxiliar de clínica dentária não se limitam às marcações e à preparação do consultório.

Tal como o médico dentista, a assistente dentária deve cumprir o código deontológico da profissão e auxiliar o médico em procedimentos como a aspiração, a preparação do material e o acompanhamento do paciente.

É também da responsabilidade de uma assistente dentária a verificação dos trabalhos de prótese e a assepsia, ou seja, a desinfeção e esterilização de todo o material.

Também não nos podemos esquecer do seu papel no contato com o paciente: é a assistente dentária a responsável por fazer o primeiro e o último contato com o paciente, bem como lembrá-los da importância dos cuidados quotidianos com a saúde oral.

Sendo assim, o trabalho de uma assistente dentária exige diversos conhecimentos técnicos e de cunho interpessoal e é, portanto, essencial para o correto funcionamento de uma clínica dentária.

No entanto, antes de iniciar os trabalhos nesta área, o mais recomendado é investir numa formação de qualidade que lhe irá permitir destacar-se no mercado de trabalho e exercer esta profissão da melhor forma.

No catálogo de cursos da Master D, que contempla mais de 30 cursos de diversos setores, destacamos o Curso de Auxiliar de Clínica Dentária — Assistente Dentária.

Torna-te uma Assistente Dentária com o Curso Master D

Com o Curso de Auxiliar de Clínica Dentária — Assistente Dentária da Master D, os formandos podem estudar de forma totalmente online ou semi-presencial, ao participarem nas atividades que decorrem nos centros formativos de Lisboa, Porto, Coimbra e Faro.

São masterclasses, workshops, sessões com os formadores, práticas laboratoriais e muitas mais atividades que somam para o currículo dos formandos e permitem que esses conheçam outros formandos e profissionais com uma vasta experiência na área.

Entre os conhecimentos adquiridos ao longo desta formação, destacamos:

- Os conhecimentos de anatomia e patologia oral;

- Os procedimentos médicos específicos e material clínico associado;

- As melhores práticas de desinfeção e esterilização;

- As especificidades técnicas de assistência dentária nas diferentes vertentes da saúde oral, entre outros.

Com estes conhecimentos disponibilizados nas práticas presenciais e na comunidade online do Campus Virtual, os formandos ficam aptos a se candidatarem às vagas de estágio e emprego apresentadas pelo nosso Serviço de Inserção Laboral (SIL).

Porque sabemos que uma formação de qualidade é aquela que abre portas para a inserção no mercado, a Master D tem parcerias com clínicas dentárias que lhe poderão proporcionar o seu primeiro contato com esta profissão.

Não esperes mais. Começa ainda hoje a construir um novo futuro profissional com a Master D!

Os Formandos Master D

 

Curso de Auxiliar de Clínica Dentária

Esta notícia ainda não tem comentários

Deixe uma resposta

Partilhar esta página: