Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

O que é o grooming? Saiba tudo sobre estética animal

Quem nunca viu uma exposição canina e felina e achou que aqueles looks eram fantásticos? A aparência cuidada ao pormenor, os elásticos no pelo para destapar os olhos e toda a exuberância que os cães e gatos trazem com eles. Pode levar anos até se alcançar a pelagem perfeita! Só quem é um bom profissional de grooming é que o consegue fazer da melhor forma. Mas então, o que é o grooming?

Esta é a área que trata da estética canina e felina, mas sempre conjugando isso com o bem-estar dos pacientes. Todas as raças de cães e gatos têm um padrão estético standard e é para o atingir que alguns profissionais trabalham.

Mas nem tudo é embelezamento. A maior parte dos especialistas em grooming trabalha para proporcionar bem-estar e segurança aos animais. Aqueles que têm muito pelo, por exemplo, sofrem mais no tempo quente e podem ganhar nós muito difíceis de desembaraçar. Mesmo estes profissionais devem ter sempre em conta a raça do exemplar e tratar do animal de acordo com a mesma.

Raças diferentes e pelagens diferentes têm que ter cuidados diferentes.

Cão de raça poodle a ser avaliado numa exposição canina Os cães de raça poodle têm uma estética específica que os profissionais de grooming devem seguir.

Estes profissionais são, normalmente, muito dedicados e precisos. O cuidado com o animal é crucial para que tudo corra pelo melhor. Desde acalmar o cão ou gato, até ao mais ínfimo corte para acertar um pelo fora do sítio.

Uma das questões de bem-estar com que mais se preocupam estes profissionais são as funções anatómicas. Ou seja, os patudos devem sentir-se o mais confortáveis possível a usar aquele “penteado” (e quando está na marquesa, claro!).

Todos os cortes feitos na pelagem dos cães e gatos são estratégicos para que respeitem o animal em pleno.

 

Onde trabalham os profissionais de grooming?


Estes profissionais são cada vez mais fáceis de encontrar. Hoje em dia é possível encontrar serviços de tosquia e grooming em lojas de animais, nas clínicas veterinárias e até ambulantes. Nesta última, são os profissionais que vão a casa dos clientes e é uma boa hipótese quando os animais ficam nervosos por estar na marquesa.

No entanto, os serviços ao domicilio existem apenas de manutenção básica. Outros procedimentos que envolvem mais técnica terão de ser feitos em espaços com todas as condições necessárias.

Os técnicos de grooming são especializados na matéria e, normalmente qualificados para o fazer. Existem profissionais que só se especializam nesta área, mas também existem médicos veterinários que acabam por complementar a sua profissão com uma formação específica. Ambos são capazes de executar as técnicas mais utilizadas.

Gato de raça Maine Coon com o pelo saudável e cuidado. Gato de raça Maine Coon com o pelo saudável e cuidado.

 

Como pode ajudar a melhorar o pelo do seu animal?


O que foi já dito acima é relativo a tudo o que é o grooming. No entanto, não são apenas estes profissionais que podem cuidar do pelo dos cães e gatos.

Enquanto dono/ mentor esta deve também ser uma preocupação sua (até por uma questão de saúde e bem-estar). Uma boa alimentação, usar um bom champô e escovar o seu animal é importante para manter uma pelagem saudável.

Tosquias Grooming - Banner

2 respostas a O que é o grooming? Saiba tudo sobre estética animal

13 de julio del 2021

Next tópicos for me

responder
14 de Julho de 2021

Olá, Hipolito!




Fique atento ao nosso Blog e às nossas redes sociais: FacebookInstagramYoutubeTwitter ou LinkedIn. Caso pretenda saber mais acerca dos cursos da Master D, pode fazê-lo aqui: https://bit.ly/3pUQDms ou enviar-nos um email para cursos@masterd.pt e entraremos em contacto. 




Obrigada,




Master D


Responder
Deixe uma resposta

Partilhar esta página: