O que é o Design Gráfico
- O Design Gráfico tornou-se numa área essencial para grandes e pequenas empresas que querem se destacar no mercado, criar um grupo de consumidores leal e aumentar a sua faturação!
- Não perca a oportunidade de começar a sua carreira na área com o Curso de Design Gráfico Online!
Índice
O que é o Design Gráfico
O Design Gráfico é a área de conhecimento que trabalha na criação de conteúdo gráfico apelativo através da relação entre imagens, cores, tipografia e outros elementos.
É um processo de comunicar ideais e conceitos de forma visual – transformamos informação complexa num design visualmente estimulante.
A principal função do Designer Gráfico é transmitir uma mensagem de forma eficiente e eficaz recorrendo a um conjunto de elementos que visam garantir que chegue a um público-alvo específico. Elementos esses como o layout, utilizando equilíbrio e harmonia, o esquema de cores pensando num bom contraste, a tipografia sem esquecer a leiturabilidade e legibilidade, elementos gráficos e as imagens que são usadas para transmitir emoções, capturar a atenção e guiar os utilizadores a tomarem uma ação.
Desde os websites, às publicações nas redes sociais, aos cartazes que vemos na rua e às embalagens de produtos que consumimos; todos têm um design que nos transmite uma ideia ou mensagem e que nos leva a tomar uma ação.
Elementos do Design Gráfico
O Design Gráfico contemporâneo surgiu com a expansão do mundo digital!
Hoje, esta é uma disciplina que está muito associada a marcas e à comunicação empresarial, mas que pode ir muito mais além. Artistas criam composições visuais para transmitir uma mensagem ou ideia; cartazes podem dar uma informação ou um aviso; até os emails que enviamos contêm elementos de Design Gráfico.
Estes princípios, as chamadas leis de Gestalt, que compõem, o “bom design”, como o termo em si – Gestalt, vieram para perceber a perceção visual a partir de cada individuo e como o seu cérebro pode criar padrões a partir das mensagens que recebe, a associação.
Vários conceitos formam os fundamentos do Design Gráfico:
Tipografia
A função da tipografia no Design gráfico é definida pela composição visual estratégica em relacionar textos, cores e elementos gráficos.
Para além de enquadrar a fonte do texto, o designer gráfico tem de considerar o estilo, o tamanho, o espaçamento e a forma como a letra interage com o resto da composição. O objetivo do designer é tornar o texto legível, com impacto visual ideal de forma a atingir o público que pretende.
Dentro da tipografia tem de se ter atenção a elementos como:
- Características das fontes (remates nas pontas, tamanhos, estilos, etc.);
- Hierarquia e harmonia;
- Legibilidade e Leiturabilidade;
- Tracking, Kerning e Leading (espaçamentos entre palavras, letras e linhas);
- Destaque e contraste;
- Tipografia responsiva (apta para qualquer tela digital).
Cor
A cor é um dos elementos que mais está associado a emoções, pois é trabalhado através da teoria e psicologia das cores, como se o nosso cérebro conseguisse dar uma cor a cada sensação, emoção ou estado de espírito.
O branco é a cor da paz, o laranja é a cor da energia, o azul é a cor da calma…
A cor é usada como uma forma de expressão desde os tempos antigos porque tem o poder de influenciar a forma como sentimos e como interagimos com o conteúdo visual. Por exemplo, na criação das bandeiras nacionais, as cores foram pensadas para transmitirem os valores de uma nação.
Podemos visualizar o poder das cores nas marcas de hoje. Quando pensamos na Coca-Cola, pensamos no vermelho; quando pensamos na Pepsi, pensamos no azul. Um dos elementos mais reconhecidos das grandes marcas é a cor a que estão associadas.
Composição e Layout
A composição e o layout refere-se à organização e disposição dos elementos visuais numa peça.
Estes são elementos essenciais para transmitir a informação desejada – guiam o utilizador na forma de experienciar o projeto e criam harmonia visual.
O designer deve ter em atenção os vários elementos relacionados com a composição e o layout:
Hierarquia e organização visual – A hierarquia refere-se à forma como os elementos são organizados estrategicamente entre si para transmitirem a ideia de importância - por exemplo, por norma, os títulos têm uma letra maior do que o texto. Podemos também utilizar outros elementos como a cor, a posição dos elementos dentro do design e o tamanho de cada elemento para transmitir esta sensação de importância que leva o utilizador a focar no que pretendido.
Espaços negativos – O espaço negativo é o conceito em design que é deixado propositadamente em branco para destacar outros elementos. A utilização destes espaços vazios permite ao cérebro selecionar os espaços positivos em elementos com destaque.
Repetição e Proximidade – Dos conceitos que tencionam gerar memória visual com padrões e consistência de elementos, para que os consumidores e público-alvo saibam de que marca se trata sem precisar que a mesma seja apresentada. Como por exemplo nas embalagens da McDonalds, a persistência pelas cores e elementos gráficos ajudam o cérebro a relembrar.
Experiência do Utilizador – Cada peça visual tem um objetivo! Para o conseguir alcançar, o designer, procura criar um guia lógico que permita aos utilizadores navegarem o projeto da melhor forma. Isto pode ser conseguido através de vários métodos, como o uso de linhas guia, ou seguindo a forma natural de como o utilizador está habituado a interagir com peças semelhantes – por exemplo, em Portugal, estamos habituados a ler da esquerda para a direita e de cima para baixo.
Aprender Design Gráfico
O Design Gráfico é uma área em expansão!
Tomando o setor empresarial como exemplo: existe uma competição cada vez maior entre as marcas que lutam e gastam muitos recursos para se tentarem destacar dos restantes competidores. O Design Gráfico é um dos elementos centrais no branding de grandes e pequenas empresas, que utilizam a cor, o design dos seus produtos e o design da sua comunicação para transmitirem ideais e emoções aos seus consumidores ou potenciais consumidores.
Desta forma, surgem excelentes oportunidades para os profissionais da área, com os conhecimentos e as competências necessárias, começarem a sua carreira e evoluírem na sua profissão!
O Curso de Design Gráfico tem o objetivo de dotar os formandos com estes conhecimentos e competências – partimos de um levantamento sobre os princípios e as bases fundamentais do design, apresentamos as principais áreas de atuação do design gráfico e trabalhamos com os principais softwares da Adobe, utilizados por muitos profissionais da área:
- Adobe Photoshop;
- Adobe Illustrator;
- Adobe InDesign
- After Effects.
Não perca a oportunidade de começar a sua carreira numa área em expansão, com a possibilidade de receber salários bastante atrativos e com possibilidade de evolução.
Caso prefira focar a área do Design Digital, a Master D dispõe também do Curso de Web Design.
Conheça todos os cursos online com certificado Master D!
Esta notícia ainda não tem comentários