Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

O que é o Design Gráfico

  • O Design Gráfico tornou-se numa área essencial para grandes e pequenas empresas que querem se destacar no mercado, criar um grupo de consumidores leal e aumentar a sua faturação!
  • Não perca a oportunidade de começar a sua carreira na área com o Curso de Design Gráfico da Master D!
o que é o design gráfico

O que é o Design Gráfico

O Design Gráfico é a área de conhecimento que trabalha na criação de conteúdo gráfico apelativo através da relação entre imagens, cores, tipografia e outros elementos.

É um processo de comunicar ideais e conceitos de forma visual – transformamos informação complexa num design visualmente estimulante.

A principal função do Designer Gráfico é transmitir uma mensagem de forma eficiente e eficaz recorrendo a um conjunto de elementos que visam garantir que chegue a um público-alvo específico. Elementos esses como o layout, utilizando equilíbrio e harmonia, o esquema de cores pensando num bom contraste, a tipografia sem esquecer a leiturabilidade e legibilidade, elementos gráficos e as imagens que são usadas para transmitir emoções, capturar a atenção e guiar os utilizadores a tomarem uma ação.

Desde os websites, às publicações nas redes sociais, aos cartazes que vemos na rua e às embalagens de produtos que consumimos; todos têm um design que nos transmite uma ideia ou mensagem e que nos leva a tomar uma ação.

Quero ser designer gráfico

Elementos do Design Gráfico

O Design Gráfico contemporâneo surgiu com a expansão do mundo digital!

Hoje, esta é uma disciplina que está muito associada a marcas e à comunicação empresarial, mas que pode ir muito mais além. Artistas criam composições visuais para transmitir uma mensagem ou ideia; cartazes podem dar uma informação ou um aviso; até os emails que enviamos contêm elementos de Design Gráfico.

Estes princípios, as chamadas leis de Gestalt, que compõem, o “bom design”, como o termo em si – Gestalt, vieram para perceber a perceção visual a partir de cada individuo e como o seu cérebro pode criar padrões a partir das mensagens que recebe, a associação.

Vários conceitos formam os fundamentos do Design Gráfico:

 

Tipografia

A função da tipografia no Design gráfico é definida pela composição visual estratégica em relacionar textos, cores e elementos gráficos.

Para além de enquadrar a fonte do texto, o designer gráfico tem de considerar o estilo, o tamanho, o espaçamento e a forma como a letra interage com o resto da composição. O objetivo do designer é tornar o texto legível, com impacto visual ideal de forma a atingir o público que pretende.

Dentro da tipografia tem de se ter atenção a elementos como:

  • Características das fontes (remates nas pontas, tamanhos, estilos, etc.);
  • Hierarquia e harmonia;
  • Legibilidade e Leiturabilidade;
  • Tracking, Kerning e Leading (espaçamentos entre palavras, letras e linhas);
  • Destaque e contraste;
  • Tipografia responsiva (apta para qualquer tela digital).

 

Cor

A cor é um dos elementos que mais está associado a emoções, pois é trabalhado através da teoria e psicologia das cores, como se o nosso cérebro conseguisse dar uma cor a cada sensação, emoção ou estado de espírito.

O branco é a cor da paz, o laranja é a cor da energia, o azul é a cor da calma…

A cor é usada como uma forma de expressão desde os tempos antigos porque tem o poder de influenciar a forma como sentimos e como interagimos com o conteúdo visual. Por exemplo, na criação das bandeiras nacionais, as cores foram pensadas para transmitirem os valores de uma nação.

Podemos visualizar o poder das cores nas marcas de hoje. Quando pensamos na Coca-Cola, pensamos no vermelho; quando pensamos na Pepsi, pensamos no azul. Um dos elementos mais reconhecidos das grandes marcas é a cor a que estão associadas.

 

Composição e Layout

A composição e o layout refere-se à organização e disposição dos elementos visuais numa peça.

Estes são elementos essenciais para transmitir a informação desejada – guiam o utilizador na forma de experienciar o projeto e criam harmonia visual.

O designer deve ter em atenção os vários elementos relacionados com a composição e o layout:

Hierarquia e organização visual – A hierarquia refere-se à forma como os elementos são organizados estrategicamente entre si para transmitirem a ideia de importância - por exemplo, por norma, os títulos têm uma letra maior do que o texto. Podemos também utilizar outros elementos como a cor, a posição dos elementos dentro do design e o tamanho de cada elemento para transmitir esta sensação de importância que leva o utilizador a focar no que pretendido.

Espaços negativos – O espaço negativo é o conceito em design que é deixado propositadamente em branco para destacar outros elementos. A utilização destes espaços vazios permite ao cérebro selecionar os espaços positivos em elementos com destaque.

Repetição e Proximidade – Dos conceitos que tencionam gerar memória visual com padrões e consistência de elementos, para que os consumidores e público-alvo saibam de que marca se trata sem precisar que a mesma seja apresentada. Como por exemplo nas embalagens da McDonalds, a persistência pelas cores e elementos gráficos ajudam o cérebro a relembrar.

Experiência do Utilizador – Cada peça visual tem um objetivo! Para o conseguir alcançar, o designer, procura criar um guia lógico que permita aos utilizadores navegarem o projeto da melhor forma. Isto pode ser conseguido através de vários métodos, como o uso de linhas guia, ou seguindo a forma natural de como o utilizador está habituado a interagir com peças semelhantes – por exemplo, em Portugal, estamos habituados a ler da esquerda para a direita e de cima para baixo.

O que é o design gráfico

Aprender Design Gráfico

O Design Gráfico é uma área em expansão!

Tomando o setor empresarial como exemplo: existe uma competição cada vez maior entre as marcas que lutam e gastam muitos recursos para se tentarem destacar dos restantes competidores. O Design Gráfico é um dos elementos centrais no branding de grandes e pequenas empresas, que utilizam a cor, o design dos seus produtos e o design da sua comunicação para transmitirem ideais e emoções aos seus consumidores ou potenciais consumidores.

Desta forma, surgem excelentes oportunidades para os profissionais da área, com os conhecimentos e as competências necessárias, começarem a sua carreira e evoluírem na sua profissão!

O Curso de Design Gráfico tem o objetivo de dotar os formandos com estes conhecimentos e competências – partimos de um levantamento sobre os princípios e as bases fundamentais do design, apresentamos as principais áreas de atuação do design gráfico e trabalhamos com os principais softwares da Adobe, utilizados por muitos profissionais da área:

  • Adobe Photoshop;
  • Adobe Illustrator;
  • Adobe InDesign
  • After Effects.

Não perca a oportunidade de começar a sua carreira numa área em expansão, com a possibilidade de receber salários bastante atrativos e com possibilidade de evolução.

 

Caso prefira focar a área do Design Digital, a Master D dispõe também do Curso de Web Design.

Conheça todos os cursos online com certificado Master D!

Cursos Master D

Esta notícia ainda não tem comentários

Deixe uma resposta

Partilhar esta página: