Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

Nutrientes que devem ou não ser ingeridos juntos

Muitas vezes pensamos que um prato variado basta para se ter uma alimentação saudável. O que a maioria das pessoas não sabe é que certos nutrientes, quando ingeridos na mesma refeição, podem ter boas ou más consequências. Uma alimentação saudável passa pela ingestão variada de nutrientes que se encontram nos alimentos. Todos esses nutrientes interagem entre si durante a sua ingestão e influenciam, positiva ou negativamente, a absorção dos mesmos no organismo.

E como é que isso acontece? Os nutrientes ficam dissolvidos no suco gástrico e vão descendo até ao intestino, onde serão absorvidos. É lá que estes competem entre si pelo local da absorção e/ou pela célula que os irá transportar para cumprirem a sua função. Quando certos nutrientes são ingeridos juntos, um pode beneficiar ou desfavorecer a absorção e/ou o transporte de outro.

Benéficas:

Cálcio + Vitamina D

É a vitamina D que ajuda a que o cálcio seja absorvido no intestino Delgado. Pode encontrar-se o cálcio em produtos lácteos, mas também no tofu e na aveia. Já a vitamina D é mais difícil de encontrar. O sol é dos melhores portadores desta vitamina, sendo que 15 minutos de exposição já chegam para ter uma boa absorção. No entanto, também o óleo de fígado, o peixe e a gema de ovo. Um truque para se ingerir vitamina D: os cogumelos, pela sua capacidade de absorção, conseguem encher-se desta vitamina apenas com umas horas de exposição solar.

Ferro + Vitamina A

Estes dois são inseparáveis: a vitamina A liga-se ao ferro e transformam-se num só complexo. Assim, o ferro é impedido de se ligar a outro nutriente que o desfavoreça. A vitamina A pode ser encontrada nos alimentos de cor alaranjada, como a laranja, a abóbora, o pêssego, mas também nos verde-escuros, como o agrião, a couve e a rúcula. Para ingerir o ferro pode consumir-se alimentos como beterraba, salsa e leguminosas, e também nas carnes vermelhas. Os espinafres são a melhor forma de se consumir ambos os nutrientes, já que os têm aos dois.

Gorduras + Vitamina K

Nem todas as gorduras fazem mal à saúde. As mono e polinsaturadas só nos fazem bem. São estas mesmas gorduras, como o azeite, que permitem uma maior absorção de vitamina K. A vitamina K, essencial para a coagulação do sangue, pode ser encontrada nos vegetais verdes, como alface, couve, brócolos, repolho e nabo.

Ferro + Vitamina C

Esta é das combinações das quais mais se ouve falar, até porque é recomendada a pessoas com anemia. É a vitamina C que permite a absorção do ferro, especialmente aquele que vem dos vegetais. Para além das tradicionais laranjas, pode consumir-se pimento vermelho, kiwi, brócolos, couve-flor e couve-de-bruxelas, assim como papaia e morangos para ingerir a Vitamina C.

Vitamina A + Vitamina E

Se uma vitamina já ajuda muita gente, duas ajudam muito mais. A vitamina E tem um efeito antioxidante nos lípidos que transportam a vitamina A, fazendo com que seja melhor absorvida. Os alimentos que têm mais vitamina E são: soja, arroz, milho, girassol, assim como as amêndoas e as nozes.

 

A evitar:

Cálcio + Ferro

Estes dois vão competir pelo mesmo local de absorção e, normalmente, o ferro fica sempre a perder. O melhor é tentar não consumir cálcio durante as refeições principais, de modo a quês os dois não se juntem.

Cobre + Zinco

Quando se ingere excesso de zinco, este vai impedir que o cobre seja absorvido pela mucosa intestinal. O zinco encontra-se nas carnes bovinas e produtos lácteos, e o cobre nos frutos secos e cereais.

Ferro + Oxalato

Os espinafres, a beterraba e a batata-doce são ricos em Oxalato, que impede a absorção de ferro proveniente de uma fonte animal. O ferro de origem vegetal pode ser impedido pela ingestão de taninos presentes no chá preto, por exemplo.

Cálcio + Vitamina C

Desta vez, parece que a vitamina C é mesmo a má da fita. É esta que impede a absorção do cálcio, importante para impedir o aparecimento de osteoporose, por exemplo.

 

Se gosta da área da nutrição e dietética e quer saber mais, conheça melhor o curso de Parafarmácia, Dietética e Nutrição da Master D. 

 

Curso de Parafarmacia Dietetica Nutricao - Banner

 

6 respostas a Nutrientes que devem ou não ser ingeridos juntos

09 de octubre del 2021

Boa noite!
A minha dúvida é a seguinte: pretendo comprar um multivitaminico e acontece que de todas as vitaminas que ele tem encontram-se combinações descritas a cima que se devem evitar.
Essa regra aplica-se no caso de multivitaminicos ou é apenas ligado aos alimentos numa refeição?

responder
11 de Outubro de 2021

Olá, Soraia



Este artigo refere-se apenas aos alimentos. No entanto, para que tenha um acompanhamento personalizado e ajustado ao seu caso específico, sugerimos que consulte um especialista na área da suplementação. Por outro lado, esta é uma das áreas que está em constante atualização com novos estudos. Quando for adquirir o suplemento, aconselhe-se com o profissional que a acompanhar. É sempre a melhor opção!



Se gosta da área da nutrição e dietética e quer aprofundar estas temáticas, poderá saber mais sobre o nosso curso de Parafarmácia, Dietética e Nutrição neste link: https://bit.ly/3luYbvZ ou sobre o Curso de Especialização em Dietética, Nutrição e Suplementação Desportiva neste link: https://bit.ly/3iZ5Py2



Atenciosamente,



Master D


Responder
22 de septiembre del 2020

Amei, venho por essa expressar meus sinceros agradecimentos.

responder
22 de Setembro de 2020

Olá, Jerusa!



Agradecemos o seu feedback e que bom que foi útil para si. Continue a acompanhar os nossos artigos.



Atenciosamente,



Master D


Responder
21 de julio del 2020

Bom dia.

Qual o valor do curso de Dietética e Nutrição?

responder
22 de Julho de 2020

Estimada Adriane,



Agradecemos o seu contacto e o interesse demonstrado na nossa formação.



Para mais informações, pedimos que nos envie um email para cursos@masterd.pt e teremos todo o gosto em encaminhar o seu pedido para os nossos técnicos de estudos que irão esclarecer todas as suas questões.



Ficaremos a aguardar notícias suas!



Atenciosamente,



Master D


Responder
Deixe uma resposta

Partilhar esta página: