Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

Nutrição desportiva – Por onde começar e evoluir

O futuro profissional especializado em nutrição desportiva estará apto a prestar aconselhamento técnico no que diz respeito à nutrição e suplementação desportiva, potenciando a evolução e resultados dos atletas profissionais e recreativos.

Fazer este caminho compreende um conjunto de passos a percorrer. Como sempre, para chegarmos a um resultado é necessário traçar um plano bem pensado e que seja ao mesmo tempo exequível.

Para saber por onde começar e como implementar uma melhoria na saúde sugerimos os passos seguintes:                                      

Diagnóstico

Antes de avançar com qualquer plano ou ação é importante que este profissional faça o diagnóstico do atleta ou desportista que tem pela frente.

Qual a sua situação atual física e qual a situação futura desejada. Quais são as suas dificuldades? Qual a alimentação que pratica? Que cuidados tem de saúde? Quantas horas dorme? Como é a sua rotina?

Estas são algumas das perguntas chave para compreender a situação atual e planear uma ação futura.

Objetivos

Feito o levantamento inicial é necessário definir objetivos.

 importante ter em conta os objetivos do atleta ou desportista que se acompanha, mas é também importante que este profissional identifique os fatores críticos de sucesso para cada caso.

Para construir algo sólido é necessário identificar o estado das bases e só depois acrescentar outros objetivos secundários. É preciso definir os objetivos em termos de saúde, os objetivos de performance o os objetivos da nutrição desportiva.

Plano

Definidos os objetivos passamos para o desenho de um plano.

Este plano compreende, em detalhe, as várias atividades que se vão pôr em prática, como a frequência e duração. Um plano deve ser abrangente e remeter para uma abordagem que contemple uma resposta para os temas tratados na fase de diagnóstico.

Assim, é importante ter em conta os tempos de treino e os tempos dedicados a outras atividades necessárias para os bons resultados do atleta. É essencial planear os tempos de descanso e repouso, tal como pensar na alimentação e respetiva nutrição associada.

Ação

A ação é materializar em atividades o que é necessário fazer e como para atingir os objetivos acima definidos.

Tão importante como ter as ações definidas é também assumir o compromisso de pôr as mesmas em prática de forma regular. A repetição e o compromisso são essenciais para obter resultados.

Avaliação

O ponto de partida para a avaliação é definir como vai quantificar os resultados do trabalho feito.

Nomeadamente, o progresso que fez e consequentes observações. Deverá também definir os marcos temporais que vai considerar e cumprir a análise nesses momentos. Poderá analisar quais foram as vantagens da nutrição desportiva, relembrar o objetivo da mesma e apurar qual o seu impacto nos resultados. Deverá manter o que foi definido ou fazer algumas alterações para melhorar resultados.

E para o bom desempenho final, lembrar sempre os três princípios da nutrição desportiva:

  • Alimentar – dar ao corpo alimentos que aumentem a resistência, força e clareza. Otimizar o desempenho implica ter uma dieta equilibrada que irá incluir entre 45% a 65% de hidratos de carbono, 10% a 30% de proteína e 25% a 35% de gordura.
  • Hidratar – evitar a desidratação e cansaço ao mesmo tempo que otimiza o desempenho muscular.
  • Recuperar – para ajudar no restabelecimento após o exercício.

 

Para criar todo este trabalho e identificar quais os suplementos que deverá acrescentar à sua dieta, considere o aconselhamento de um profissional que poderá responder de forma mais completa às suas questões e necessidades. Ajuda também a identificar os suplementos adequados ao seu caso e pode explicar o papel de cada um para o desempenho desportivo e manutenção da saúde física.

Conheça o curso de dietética,
nutrição e suplementação desportiva

2 respostas a Nutrição desportiva – Por onde começar e evoluir

13 de octubre del 2022

Bom artigo sobre nutrição desportiva!

responder
13 de octubre del 2022

Pretendo inscrever para os cursos da formação

responder
Deixe uma resposta

Partilhar esta página: