Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

Novo Curso: Agricultura Biológica e Sustentável

Gostava de trabalhar rodeado de natureza? Conheça o novo Curso de Agricultura Biológica e Sustentável da Master D que tem muitas vantagens para quem ambiciona fazer da agricultura o seu modo de vida. 
Curso Agricultura Biologica

Como dizia Hipócrates: “Que o alimento seja o seu remédio e o remédio seja o seu alimento”. Uma citação antiga, mas sempre válida e atual. A alimentação, e o grau da sua qualidade, pode desempenhar um papel fundamental no estado de saúde do ser humano.

Se a isso aliarmos exercício físico e algum tempo na natureza a desfrutar desse bem-estar e do sol, teremos um sistema imunitário preparado para fazer o seu trabalho com um elevado nível de eficácia.

A agricultura biológica é uma das ferramentas importantes para a qualidade da alimentação. Não se trata apenas de alimentos mais saborosos, mas também de alimentos mais ricos em termos dos seus nutrientes e que cresceram de forma mais harmoniosa com a natureza onde se inserem.

Os ciclos da natureza, e os alimentos disponíveis em cada estação, são aqueles que precisamos nesse momento. Para os amantes da natureza e da agricultura, o modo de produção agrícola biológico respeita esses os ciclos e a harmonia natural.

Trabalhar nesta área é, simultaneamente, gratificante e desafiante já que a natureza é soberana. Mas não há nada mais recompensador do que, por exemplo, plantar um morangueiro e depois colher os morangos, já que este fruto é igualmente mais amigo da natureza e do homem.

Agricultura biológica o que é

A agricultura biológica é uma abordagem holística de gestão da produção que promove e melhora a saúde do ecossistema, incluindo a biodiversidade, os ciclos biológicos e a atividade biológica do solo.

A agricultura biológica tem em conta os potenciais impactos ambientais e sociais que advém da produção agrícola. Desta forma elimina da sua operação fertilizantes e pesticidas sintéticos, medicamentos veterinários, sementes geneticamente modificadas, conservantes, aditivos e irradiação. Em alternativa utiliza práticas específicas e mais benéficas para manter e aumentar a fertilidade do solo a longo prazo e que ajudam a prevenir pragas e doenças.

 

Agricultura em Portugal

A agricultura representa quase três por cento do PIB nacional. É um sector que tem tido um grande crescimento nas exportações e também um papel significativo na criação de empregos.

A produção agrícola em Portugal goza de importantes fatores que resultam em produtos alimentares de elevada qualidade. O clima, o solo e os recursos hídricos contribuem para um produto final de qualidade e que são, também, a imagem de marca do país como o azeite, vinho, fruta e legumes, entre outros.

Converter a produção para o modo biológico é um processo demorado – geralmente leva de um a três anos, dependendo dos tipos de culturas. É um investimento a longo prazo que vai trazer produtos de elevada qualidade e que, cada vez mais, têm lugar nas mesas (inter)nacionais dos consumidores.

Aprender a gerir estas explorações agrícolas é um saber especializado e profissional que requer uma formação de qualidade voltada para as melhores práticas, sem descurar o resultado da produção que se pretende e a qualidade nutricional dos bens cultivados.

curso agricultura biologica sustentavel

Curso Agricultura Biológica online

 

Trabalhar a agricultura biológica pode estar à distância da frequência do novo curso de Agricultura Biológica e Sustentável online. Esta formação é indicada para agricultores ou trabalhadores que queiram iniciar ou desenvolver um projeto de agricultura biológica, profissionais que já trabalham no ramo e pretendam melhorar as suas competências ou futuros profissionais, com ou sem experiência, que desejem aprender ou desenvolver os seus conhecimentos para trabalhar em explorações de agricultura biológica.

Objetivos do curso

Os formandos deste curso ficam aptos a fazer a gestão agrícola de uma exploração, nomeadamente:

  • Gerir uma exploração agrícola produzindo em modo biológico;
  • Conceber um plano e gerir as atividades diárias de uma exploração.
  • Produzir diversas culturas agrícolas utilizando técnicas de cultivo adequadas a cada região do país;
  • Aprender a gestão dos efetivos pecuários segundo as regras em vigor;
  • Potencializar o rendimento dos produtos cultivados, comercializando-os frescos ou os seus subprodutos.
  • Conceber projetos tendo em consideração as políticas agrícolas existentes.

Saídas profissionais

Após a frequência deste curso o futuro profissional poderá desempenhar as seguintes funções:

  • Agricultor em modo de produção biológico;
  • Responsável de negócio no modo de produção biológico;
  • Responsável de produção e/ou aprovisionamento de uma exploração agrícola em modo de produção biológico;
  • Empreendedor na área da agricultura biológica

Para uma formação mais abrangente, poderá optar pelo Curso Avançado de Gestão Agrícola e Sustentável. Aqui irá obter conhecimentos que permitem ao futuro profissional trabalhar tanto no âmbito da gestão agrícola como da agricultura biológica e sustentável.

A agricultura biológica tem sido adotada para melhorar a segurança alimentar dos consumidores enquanto contribui para a redução da utilização e consumo de produtos que crescem com quantidades consideráveis de pesticidas. A agricultura convencional é insustentável e os modos alternativos de produção permitem também uma melhoria na saúde, qualidade nutricional e sabor dos alimentos.

Em Portugal encontra produções agrícolas dedicadas à agricultura biológica de norte a sul do país. Muita desta produção é também destinada aos mercados internacionais.

Esta é uma carreira profissional com potencial de crescimento e desenvolvimento para outras áreas da gestão agrícola. Um bom profissional faz sempre a diferença e a formação é o ponto de partida para se valorizar ou até mudar de área profissional.

Gosta da vida no campo e de trabalhar na natureza? Contacte os centros formativos Master D porque esta pode ser a oportunidade perfeita para dar o primeiro passo em direção à sua futura profissão.

Conheça também o curso de Gestão Agrícola e adquira os conhecimentos para começar a sua carreira enquanto gestor agrícola, responsável de exploração agrícola, responsável de produção de uma exploração agrícola, ou empreendedor na área agrícola.

 

 

3 respostas a Novo Curso: Agricultura Biológica e Sustentável

13 de noviembre del 2022

Gosto

responder
09 de junio del 2022

Preciso saber o preço e horario do curso

responder
15 de Junho de 2022

Olá, Cristina!



Obrigado pelo contacto.



Preencha o formulário de contacto aqui: https://www.masterd.pt/curso-agricultura-biologica-sustentavel ou envie-nos email para cursos@masterd.pt com os seus dados e entramos em contacto para mais informações.



Ficamos à espera de notícias suas :) 



Master D


Responder
Deixe uma resposta

Partilhar esta página: