Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

O que é o Marketing de Moda

marketing de moda

O que é o Marketing de Moda?

O Marketing de Moda representa todas as atividades que são feitas para adicionar valor a uma marca ou produto de moda, para perceber o que os potenciais compradores procuram e como fazer o nosso produto chegar até eles, com o intuito final de vender.

Esta é uma área que continua a ganhar relevância numa época em que vemos marcas de moda a surgirem todos os dias – pequenas lojas e negócios que competem com as grandes marcas através da criação de uma marca e uma imagem única!

Como Phillip Kotler mencionou – Conseguir um novo consumidor pode ser sete vezes mais caro do que vender a um consumidor que já comprou da marca. O trabalho do marketeer de moda passa por criar esta lealdade – criar uma marca única, com uma mensagem que ressoe com os consumidores que passe a fazer parte da sua identidade, criando lealdade!

No Marketing de Moda existem três grandes eixos que têm de ser trabalhados:

  • Realizar a análise do mercado e do consumidor;
  • Criação de Valor;
  • Fazer o produto chegar ao consumidor.

Trabalhando estas três áreas, grandes e pequenas empresas criam uma identidade única que vai de encontro às necessidades do seu público alvo e criam uma estratégia para fazer este público alvo conhecer a marca.

Conheça as formações Master D

Análise do mercado de moda e do consumidor

A primeira fase na criação de um plano de Marketing de Moda é a análise do mercado e do consumidor.

Em que segmento é que a nossa marca encaixa? Quem é o consumidor deste segmento? O que eles estão à procura?

Os meios de diferenciação mais comuns são a idade, o estilo e o intervalo de preços. O nosso objetivo é perceber onde queremos posicionar a nossa Marca – quais são os grupos de consumidores que melhor se vão identificar com os nossos produtos e com a imagem da nossa marca?

Este é um passo fundamental na estratégia de marketing.

Criamos uma persona do consumidor e direcionamos as nossas ações de marketing para irem de encontro às suas necessidades. Criamos campanhas de acordo com o que procuram, desenhamos produtos de acordo com as suas expetativas e criamos um branding próprio.

Um dos grandes erros que novas marcas fazem é terem produtos “all-over” – produtos para jovens e para adultos; produtos de estilo moderno e alternativo. Sem foco num nicho de mercado específico criamos um branding confuso, difícil de criar lealdade entre os consumidores que não percebem o que representamos.

trabalhar em marketing de moda

Criação de Valor

Tendo uma persona alvo, podemos começar a trabalhar as campanhas de branding!

 Começamos com o logo da marca – um design clássico é totalmente diferente de um design infantil. Não quer dizer que um logo é melhor do que o outro, mas vai haver um que vai mais ao encontro do estilo que queremos representar.

A partir daqui todos os fatores e todas as nossas atividades vão criar uma imagem mais concreta sobre o que a marca representa na mente do consumidor. É uma fase muito interessante do marketing de moda. O display da nossa loja física ou do nosso website criam um sentimento nos consumidores. A nossa publicidade cria um sentimento nos consumidores. As ações que apoiamos criam uma imagem no consumidor. As cores que usamos criam uma imagem no consumidor.

É aqui que criamos a ligação com o nosso público alvo. Fazendo a nossa marca chegar continuamente ao consumidor certo, com uma mensagem/ sentimento que ele aprova e procura, é o processo que leva à criação de “amor de marca” e lealdade.

Fazer o produto chegar ao consumidor

Esta é a fase que mais associamos ao Marketing.

Tendo uma persona ideal, e o branding a ser trabalhado para ir de encontro aos seus ideais, o Marketing de Moda tem de fazer o produto chegar até aos consumidores certos – fazer com que a pessoa certa veja o nosso produto.

Tradicionalmente esta fase era feita predominantemente através de anúncios de televisão e ilustrações de rua, como cartazes. Hoje os meios digitais estão a ganhar cada vez mais aderência – as redes sociais, motores de busca e websites são cada vez mais usados como fatores diferenciadores e de branding.

Esta fase é o culminar de todo o planeamento – é a fase que os possíveis consumidores vão ver e que vai definir as associações que criam com a marca.

carreira em Marketing de Moda

Começar uma Carreira em Marketing de Moda

O Marketing de Moda é uma área com excelentes oportunidades de emprego e de progressão de carreira, mas também é uma área bastante competitiva. Cada vez mais jovens querem entrar na profissão e marcar a sua diferença.

A melhor forma de nos diferenciarmos da competição é com uma formação certificada como o Curso de Marketing e Comunicação de Moda da Master D!

Esta formação foi desenhada para dar o conhecimento e a experiência que vão ao encontro dos desafios que presenciamos no mercado atual – irá conhecer as técnicas de marketing digital para o retalho, desenvolver estratégias de comunicação para a área da moda e medir os seus resultados, irá dominar os conceitos de reputação online, entre outros.

Saiba como tomar partido dos conceitos de Marketing para diferenciar uma marca!

Com o curso de Marketing e Comunicação de Moda os formandos vão ficar preparados para começar a sua carreira enquanto:

  • Fashion Content Managers;
  • Gestores de Redes Sociais;
  • Gestores de Marketing Digital;
  • Especialistas em publicidade de moda online;
  • Coolhunters;
  • Gestores de comunidade de Moda;
  • Organizadores e Coordenadores de editoriais de moda.

No final do curso os formandos terão acesso à bolsa de emprego e à bolsa de estágios da Master D que os pode auxiliar na conquista de uma primeira oportunidade de trabalho.

Não perca a sua oportunidade de entrar numa profissão de excelência com procura de emprego e possibilidades de progressão de carreira!

Increva-se no curso de marketing
e comunicação de moda!

Esta notícia ainda não tem comentários

Deixe uma resposta

Partilhar esta página: