Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

Indústria 4.0 - as alterações no sector industrial que vieram para ficar

Índice

A revolução tecnológica já invadiu a grande maioria das empresas e, depois de estar bem assente, não há nenhuma que a dispense. O sector industrial não ficou de fora – eis que chegou o tempo da indústria 4.0. Não há empresa, em qualquer que seja o sector, que renuncie aos benefícios que da tecnologia e do digital para o seu negócio. Com estes aliados, todo o processo de produção e distribuição tornou-se mais rápido, mais eficiente e com menos custos. Estes são factores que fazem crescer as empresas e dos quais estas não vão despender. a robótica tomou conta do sector industrialm,fazendo parte de uma das alterações na indústria 4.0 A robótica ganhou espaço no sector industrial, fazendo parte de uma das alterações na indústria 4.0     Nesta revolução, existem pontos já bem estabelecidos, mas aquele que é essencial é que o panorama empresarial está dependente da tecnologia e do digital para obter bons resultados. Há medida que a revolução tecnológica avança o esforço nas empresas para a acompanhar é cada vez mais notável. Um dos sectores no qual mais se tem notado esta propagação é no sector industrial. A expressão de ordem: indústria 4.0.  

O que é a Indústria 4.0?


De forma muito resumida, pode dizer-se que a indústria 4.0 é a “digitalização da indústria”. Mas mais que modernizar a os processos de produção e distribuição, a indústria 4.0 trata de levar um programa de educação tecnológica para as empresas e colaboradores. Em 2016, a revista Forbes quis inquietar as mentes dos empresários ao anunciar que “a indústria 4.0 estava a chegar”, mas o que era realmente importante salientar era “quão rápida estava a vir”. Hoje, 2018, começa a entender-se a importância da digitalização das empresas e, principalmente, da indústria. Técnicos de manutenção industrial numa linha de montagem Num mundo que já não vive sem o digital, quem se nega a fazer uso deste acaba por ficar de parte. E, é claro, terá consequências para os seus negócios. No caso deste sector, a robótica apoderou-se da produção industrial rentabilizando o tempo e os recursos necessários dessa mesma produção. E este facto nota-se, principalmente na adaptação dos recursos humanos a uma industria digitalizada.  

E o emprego na Indústria 4.0?


Há quem acredite que o emprego nesta indústria não vai desaparecer, mas sim alterar-se. Com toda a mudança dentro destas produções, as competências dos trabalhadores dificilmente se manterão as mesmas. Hoje, são necessárias mais competências a nível da programação de autómatos, por exemplo. A Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal (AIMMAP) alertou, no passado mês de Outubro, para a falta de mão-de-obra qualificada no sector industrial em Portugal. Só a indústria metalúrgica necessita de 10 mil trabalhadores qualificados. técnicos de manutenção industrial Este sector é dos que, desde 2010, mais tem crescido incessantemente. Em 2017, a indústria metalomecânica e metalúrgica tinha-se já tornado o sector mais exportador da economia portuguesa”, com exportações na ordem dos 40%. No entanto, esta pode vir a abrandar se não se encontrarem estes profissionais qualificados.  

A qualificação no sector industrial


Profissionais qualificados têm mais facilidade em acompanhar todas as alterações que a indústria 4.0 está a impor. As competências tecnológicas, seja na área da automação seja na área da manutenção industrial, são cruciais para que os trabalhadores se adaptem a todas as mudanças. A consultora independente do Fórum Económico Mundial, Yoko Ishikura, afirmou que “a tecnologia não é um inimigo, mas pode ser um aliado, se aprendermos a colaborar com ela”. Yoko considera que uma das formas dos colaboradores se manterem empregados é “desenvolvendo novas competências e tendo uma resposta rápida a estas mutações no sector industrial." A indústria 4.0 veio para ficar e, por isso, uma adaptação rápida a estas mudanças tornam-se decisivas para se estar alinhado com o que estas alterações pedem aos colaboradores.  

Conheça o nosso Curso de Manutenção Industrial e ganhe competências de automação, sistemas eléctricos e instalações de baixa tensão.


2 respostas a Indústria 4.0 - as alterações no sector industrial que vieram para ficar

24 de enero del 2018

interessada.

responder
24 de Janeiro de 2018

Olá Margarida,

Para receber mais informações sobre o curso de Manutenção Industrial, pedimos-lhe que preencha o formulário que se encontra nesta página: https://www.masterd.pt/curso-manutencao-industrial.html

Atentamente,
Master D

Responder
Deixe uma resposta

Partilhar esta página: