Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

Fotografia mobile - O que é?

O que é fotografia mobile - Curso de fotografia Master D Estamos na era da fotografia mobile. Hoje qualquer um de nós com um smartphone pode tirar uma boa foto. Quem tem um telemóvel sem câmara? Ninguém se acusa! Mas para quem quer ser um profissional na área da fotografia, isto não chega. Para quem quer ser fotojornalista, trabalhar em fotografia de moda ou publicidade tem mesmo de colocar de parte o smartphone. O tutor do Curso de Fotografia da Master D e fotógrafo, Diogo Cruz, explica melhor este que é o tema do momento: a fotografia mobile.

O que é afinal a fotografia mobile?

Sabemos de antemão que a tecnologia se encontra em evolução exponencial e constante e, quando pensamos que nada mais nos poderá surpreender, levamos uma "chapada de luva branca" e o avanço tecnológico volta a surpreender-nos. As redes sociais são fruto dessa evolução, permitindo-nos que vivamos numa espécie de realidade virtual. O Instagram, sendo uma das redes sociais com mais utilização em território português, é uma plataforma que permite a partilha de conteúdo audiovisual, otimizado para dispositivos móveis. Por isso mesmo, uma fotografia captada através de um smartphone que seja partilhada no Instagram, tem a mesma ou uma qualidade muito próxima à de uma máquina profissional. O importante é saber como fotografar. Perceber que, existem diferenças entre a utilização externa de uma fonte de luz e a do flash interno do telemóvel, por exemplo. É verdade que a qualidade que conseguimos obter numa fotografia captada através do telemóvel é estonteante, para um aparelho que tem tantas outras funcionalidades, aproximando-se da qualidade de uma máquina profissional, dependendo, claro está, da plataforma onde se irá partilhar a fotografia em questão. O trabalho não acaba quando já sabemos realizar uma fotografia. Acaba sim, quando percebemos que temos de agir como um “ser pensante” antes de fotografar. Arnold Newman era um fotógrafo americano que defendia o “ser pensante”, ou seja, neste caso, o importante não é o material com que fazemos mas sim, a forma como pensamos em fazer.
“A máquina fotográfica é um espelho dotado de memória, porém incapaz de pensar.”

Arnold Newman

 

Como ser fotógrafo - Curso de fotografia Master D

Como ser fotógrafo profissional?

Já esclarecemos o que é a fotografia mobile mas será que um bom fotógrafo mobile é o mesmo que ser um fotógrafo profissional?  Tal como já referimos, ser fotógrafo profissional requer conhecer algumas técnicas nomeadamente de iluminação, enquadramento, manipulação de imagem e pós-produção. Vejamos alguns dos pontos importantes  que um fotógrafo profissional deve ter em conta:
  • Conhecer a evolução e a história da fotografia;
  • Dominar os géneros e técnicas de fotografia e as diferenças entre eles;
  • Saber manusear máquinas analógicas e digitais;
  • Saber dominar a luz, um elemento fundamental na fotografia;
  • Perceber a composição fotográfica;
  • Entender as técnicas de revelação e ampliação;
  • Saber trabalhar com programas de tratamento de imagens para aperfeiçoar e finalizar a fotografia.
Quer saber como trabalhar com o Adobe Photoshop, Adobe Bridge e Adobe Lightroom? Não procure mais! Com esta formação aprenderá tudo o que precisa de saber para dominar estas ferramentas de edição. Com o curso de fotografia da Master D, estes pontos são levados em consideração e ainda terá a hipótese de se candidatar a um estágio, junto das empresas parceiras, para complementar a formação. Outra das mais-valias do SIL - Serviço de Inserção Laboral é a possibilidade de candidatar-se às ofertas de emprego exclusivas para formandos Master D. Prefere ter o seu negócio próprio? Ao longo da formação, vai trabalhando o seu empreendedorismo e marca pessoal para que a sua entrada no mercado de trabalho seja um sucesso com o módulo de Desenvolvimento Pessoal e Profissional. Quer mais motivos para não deixar escapar esta oportunidade? Não tenha problemas em contactar a Master D. Conquiste a sua profissão de sonho!

Artigo escrito em colaboração com Diogo Cruz, fotógrafo e Tutor do Curso de Fotografia da Master D

Esta notícia ainda não tem comentários

Deixe uma resposta

Partilhar esta página: