Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

Formação e-learning e b-learning: Diferenças principais

formanda a estudar através de e-learning

Formação e-learning e b-learning: Diferenças principais 

As evoluções na tecnologia trouxeram consigo a alteração dos métodos de trabalho e o aparecimento de novas profissões!

Torna-se cada vez mais importante manter-nos atualizados para potenciar as nossas competências técnicas. Neste sentido, as formações e cursos são uma excelente opção para mantermos-mos competitivos no mercado de trabalho, para aumentar as nossas hipóteses de sermos contratados e para potenciarmos evoluções na carreira.

Apesar de todos termos uma vida exigente, os centros formativos apresentam cada vez mais soluções de formação online certificada, que vão ao encontro das necessidades de cada um.

Conheça os cursos Master D

Diferenças entre e-learning e b-learning 

Apesar de existirem várias modalidades de cursos de formação profissional, há duas que são as mais recorrentes e para as quais surgem perguntas frequentes: o e-learning (cursos online) e o b-learning (cursos semipresenciais). Mas quais as diferenças e em que consiste cada uma das modalidades? Reunimos algumas das principais questões que nos chegam e esclarecemos todas.

Fale Conosco 21 040 2440

Formações em e-learning

O que significa e-learning?

E-learning é um termo anglo-saxónico que significa electronic learning, ou ensino eletrónico. Esta modalidade de ensino, por vezes também é chamada de formação a distância ou formação online.

Porque se chama e-learning a este tipo de ensino?

Esta modalidade de aprendizagem, caracteriza-se essencialmente pelo uso das novas tecnologias, nomeadamente a internet, onde a aprendizagem permite mais autonomia e requer mais disciplina, mas tem a grande vantagem de cada um poder ajustar o tempo que tem disponível para o estudo com as restantes atividades do dia a dia.

Nos cursos a distância, a aprendizagem é feita apenas através da plataforma de estudos?

Uma formação à distância não significa que o estudo é feito sem qualquer acompanhamento. No caso da Master D, o Campus Virtual da Master D é a plataforma de estudo que permite aos formandos terem acesso aos conteúdos da formação, entrarem em contacto direto com a equipa docente para esclarecimentos de dúvidas, marcarem sessões, assistirem a workshops, webinares ou definir um plano de estudos personalizado, em consonância com o Orientador de Estudos, adequado às suas necessidades formativas. 

Que tipos de cursos podem ser feitos em e-learning?

É possível fazer vários cursos certificados a distância mas é importante escolher os melhores cursos online que permitam prepará-lo para a profissão escolhida. Cursos ligados ao Turismo, Cuidados Animais, Agricultura, Saúde e Bem-Estar, Comunicação, Serviços Administrativos, Decoração ou Marketing Digital são excelentes apostas para este tipo de modalidade de formação.

Quais as reais vantagens de fazer uma formação a distância?

São muitas as vantagens dos cursos online. Nesta modalidade tem maior liberdade e flexibilidade podendo fazer os seus próprios horários, pode estudar onde quiser permitindo uma maior concentração e o ritmo de estudo é decidido por si. Por outro lado, devido ao facto de não ter de se deslocar ao centro de formação economiza tempo e custos. Para quem reside em locais que não têm acesso a centros formativos, esta é uma excelente opção.

estudar e-learning

Formações em b-learning

O que significa b-learning?

O termo b-learning signfica blended learning, ou seja, aprendizagem mista ou combinada. Formação semipresencial é outra das formas para designar este tipo de formação.

De que forma é feita a aprendizagem nos cursos semi-presenciais/ b-learning?

Nesta modalidade, maior parte do estudo é feito a distância, mas inclui sessões presenciais. Os formandos frequentam o centro formativo para sessões de acompanhamento presencial, masterclasses ou sessões práticas inerentes à formação.

Que tipo de cursos são realizados na modalidade b-learning?

Os cursos de áreas técnicas e que exigem sessões práticas, devem ser feitos nesta modalidade. Formações ligadas às energias renováveis, indústria, automação, eletrotécnica, informática ou fotografia, são alguns dos exemplos de cursos onde as sessões práticas são elemento fundamental para a avaliação do formando.

Cursos E-Learning e B-Learning

Quais as vantagens da formação semipresencial?

Para além de ter vantagens semelhantes às formações online, os cursos realizados em b-learning permitem complementar os conteúdos estudados através da plataforma de estudos com sessões presenciais. No entanto, terá sempre que ver com escolha de cada um.

De forma resumida, ambas as modalidades de estudo são as mais privilegiadas para quem pretende conciliar a sua atividade profissional, ou quaisquer outras atividades do seu dia a dia, com o estudo.  Não sabe por qual delas optar? São diferentes e não há uma fórmula certa. O importante é perceber qual a forma que mais se adequa a si e quais são os seus objetivos. Ainda não sabe?  Entre em contacto, a Master D pode ajudar. 

estudar em b-learning

Cursos Master D para si!

Marketing Digital

O Marketing Digital continua a ser uma das tendências no mercado! Com cada vez mais empresas a migrarem os seus projetos para o digital, os profissionais desta área têm visto novas oportunidades de emprego e progressão de carreira!

Trabalhe enquanto Gestor de marketing digital, Account, Gestor de redes sociais, Especialista em SEO/SEM, entre outros.

Nesta área pode optar pelos cursos de:

 

Energias Renováveis

As energias renováveis estão a transformar o nosso mundo, e com cada vez mais políticas nacionais e internacionais a dirigirem-se para esta área; esta é a melhor altura para entrar no mercado.

Trabalhe enquanto Operador de sistemas solares térmicos, sistemas solares fotovoltaicos e sistemas eólicos, enquanto Colaborador na manutenção de sistemas, ou enquanto Comercial de sistemas energéticos.

Nesta área pode optar pelos cursos de:

 

Cursos de Informática e Programação

Num mundo cada vez mais digital, os cursos de informática e os cursos de programação podem ser uma excelente oportunidade para começar a sua carreira! Estas formações preparam os formandos para os desafios atuais no mercado de trabalho oferecendo bases de conhecimento sólidas, onde podemos construir uma carreira de sucesso.

Trabalhe enquanto Técnico comercial de informática, Técnico de software em cibersegurança, Web developer, entre outros.

Nesta área pode optar pelos cursos de:

 

Cursos de Videojogos

A área de videojogos está em evolução. Pequenas e médias empresas continuam a ganhar mercado com conceitos de videojogos novos e modernos, criando novas oportunidades de emprego e de progressão de carreira.

Trabalhe enquanto Animador, Concept Artist, Game Developer, entre outros.

Na área dos videojogos pode optar pelos cursos de:

 

Formação à Distância com a Master D

 

Conheça todos os cursos Master D

Esta notícia ainda não tem comentários

Deixe uma resposta

Partilhar esta página: