Medo de falar em público? Conheça 8 dicas imperdíveis


Conhecer o local da apresentação
Esta é uma boa ajuda para controlar a ansiedade. Se conhecer o espaço onde vai falar sentir-se-á mais confiante e descontraído. Aproveite para verificar se os equipamentos a utilizar se encontram operacionais.
Preparar a apresentação
Ajuste os conteúdos ao tempo que terá disponível, bem como à plateia em causa. Adequar o discurso é fundamental para que consiga "prender" a sua audiência. Não decore o texto, entenda-o e ensaie o que vai dizer.
Conheça o seu público
Cada público tem as suas características, por isso é fundamental saber muito bem para que pessoas irá falar. Por exemplo, se a apresentação for para um determinado tipo de pessoas da mesma área pode abordar os temas técnicos sem se preocupar se os conhecem ou não. Por outro lado, se a plateia for composta por elementos de áreas distintas, deverá ter em conta que alguns conceitos poderão ter de ser desconstruídos para que os entendam.
Prefira a naturalidade
Fuja da artificialidade, pode fazer com que duvidem da mensagem. Quanto mais dominar o tema que vai falar mais natural tenderá a ser.
Seja positivo
Pense que vai conseguir! O pensamento positivo é meio caminho andando para que sinta também mais seguro.
Prepare-se para o pior
Imagine o pior que poderá acontecer. Como resolveria? Estar preparado para o pior, ajuda a controlar a ansiedade.
Aposte na linguagem corporal

Os elementos não verbais são particularmente importantes para comunicar sentimentos e atitudes, especialmente quando são incongruentes: se as palavras e a linguagem corporal divergem, a pessoa tende a acreditar na linguagem corporal.
Peça um feedbak
Saber o que correu bem e menos bem é fundamental para que aprimore as seguintes apresentações. Peça a alguém da sua confiança para assistir e depois dizer-lhe onde podia melhorar. Quanto melhor preparado for e conseguir antecipar qualquer imprevisto, mais descontraído estará no dia em causa. Mas pode tornar-se um especialista. A Master D tem 4 centros formativos onde pode frequentar a formação em Eventos, Relações Públicas e Marketing.
Esta notícia ainda não tem comentários