Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

Deixar de procrastinar ou como trabalhar ou estudar sem rodeios



A arte de procrastinar...


Procrastinar é quase uma arte. Muitas vezes existe mais criatividade para não trabalhar do que para não perder tempo. Contudo, deixar de procrastinar não é fácil. Existem tarefas que são mais chatas ou complicadas de resolver, o dia não está a correr bem ou em que se sente mais sonolento. Ir adiando o trabalho pode vir de múltiplos factores e, para evitar que a sua performance diminua, há que os identificar e ter estratégias para ser mais produtivo.  

Deixe de procrastinar


O primeiro passo para resolver um problema é admitir que ele existe. Se se passa muito tempo a “inventar” coisas para fazer, então o melhor é parar e organizar. O que é mais comum é que se tente arranjar um ambiente com pompa e circunstância antes de se começar efectivamente a trabalhar. Desde arrumar a secretária a escolher a música mais motivadora, não faltam modos de se adiar as tarefas. A técnica de “só mais cinco minutinhos e começo” não resulta para ninguém, eles transformam-se em meia hora de trabalho perdido. Para parar com isto, há que assumir uma ordem de trabalhos e comprometer-se com ela. E sim, esta fase necessita de uma grande força mental para ultrapassar. Se existe uma tarefa, o melhor é que seja feita de imediato.  

Dê uma palmadinha nas costas a si próprio


Esta é das dicas mais motivadoras e divertidas. Ninguém vai agradecer que um colega faça o trabalho que lhe estava destinado. Porém, essa pessoa pode agradecer a si mesma. Pensar sobre uma recompensa pode motivar que faça o seu trabalho. O seu trabalho é reconhecido, só falta que se recompense a si próprio por deixar de procrastinar. Mulher feliz deitada numa pilha de sapatos  

Só cinco minutos!


Não, esta técnica não é para descansar cinco minutos antes de começar a trabalhar, mas sim para trabalhar. Defina cinco minutos para fazer o seu trabalho e pausar. Normalmente, aquilo que acontece é que se fica envolvido na tarefa de tal maneira que os cinco minutos passam.  

Nem tudo tem de ser o cabo dos trabalhos


Quando é designada uma tarefa muito grande e que vai demorar umas boas horas a completar, a primeira reacção é…procrastinar! Quase todas as tarefas podem ser divididas em tarefas mais pequenas. Se se fizer parte a parte, existe maior organização e não permite que se distraia tanto. Na verdade isto é, nada mais, nada menos, do que descomplicar uma tarefa que parece o demónio. Homem irritado com trabalho  

Desligue-se!


Esta é a dica mais importante para deixar de procrastinar. Hoje em dia o que não faltam é coisas que motivam perdas de tempo. Os smartphones, as redes sociais, os vídeos engraçados, entre muitos outros. Na hora de começar uma tarefa, desligue o wi-fi do smartphone, feche as janelas “fun” e concentre-se no trabalho. Adicione algo de divertido ao seu trabalho e que motive a sua concentração, como cores, frases engraçadas, o que funcionar.  

O trabalho de equipa que não ajuda


Normalmente o trabalho em equipa é um bom motivador para se completar uma tarefa. O problema é se o resto da equipa são outros procrastinadores. Nada melhor para motivar não fazer nada do que trabalhar com pessoas que são procrastinadoras natas. Não querendo que deixe de ter amigos, afaste-se dessas pessoas nas horas de trabalhar, junte-se de novo nas horas de almoço e pausas a meio do dia. Há que resistir à tentação!  

Organização é a palavra de ordem


Como já foi dito acima, guardar um tempo no início do dia para organizar as suas tarefas e secretária é essencial. Desta forma não irá inventar coisas para organizar quando estiver a meio de uma tarefa. Deixar de procrastinar passa por não sair muito tempo do seu lugar. Leve tudo o que precisa para o local de trabalho. Documentos, cadernos e canetas, lanche e água, tudo!   Para quem estuda ou trabalha em casa, é ainda mais difícil livrar-se da procrastinação. Mas nada é impossível. Com estas dicas, empenho e dedicação consegue vencer esta batalha! Na Master D, muitos dos formandos optam por frequentar os cursos na modalidade e-learning e consideram que há muitas vantagens na formação a distância.

Esta notícia ainda não tem comentários

Deixe uma resposta

Partilhar esta página: